Por Espiritualidade Em Santos

São Francisco de Sales

Foi declarado pelo Papa Pio XI, em 1923, padroeiro dos jornalistas e escritores católicos. Mestre de espiritualidade, é celebrado no dia 24 de janeiro, relembrando a transladação de suas relíquias




Frei Diogo Luis Fuitem
Franciscano Menor Conventual 

Primeiro filho de uma família nobre, nasceu na França, em 1567, na região de Savoia, onde teve formação literária e religiosa aprimorada. Ordenado sacerdote, dedicou-se à atividade pastoral com muito entusiasmo. Foi por isso nomeado Bispo de Genebra, cidade que estava influenciada pelos calvinistas; por essa razão, passou a morar na cidade de Annnecy, em 1602.

Dedicou-se, primeiramente, ao cuidado para com os diocesanos. Realizava constantes visitas às paróquias e, mediante suas pregações, incentivava a catequese e a reforma dos costumes da população. Fundou, com a ajuda de Santa Joana de Chantal, a Ordem da Visitação destinada ao aperfeiçoamento das religiosas e ao ensino cristão da juventude. Pelo seu intenso vigor apostólico, conseguiu reconduzir ao catolicismo muitos calvinistas.

São Francisco de Sales cultivou a direção espiritual das pessoas, escrevendo nada mais, nada menos do que 21.000 cartas de orientação. Preparou, também, obras de conteúdo doutrinal, fazendo da pena seu apostolado que o transformou em autor importante da literatura espiritual. Escreveu “Introdução à vida devota” e “ Tratado do amor de Deus”, textos que visam incutir nos fiéis a “verdadeira devoção” tendo em conta a oração, os sacramentos e o exercício das virtudes.

Conta-se que, de tanto escrever, quebrou a pena, na ponta. O que ele fez? Encostou a pena ao coração e ela voltou ao funcionamento normal. Sem dúvida, esse episódio representa como são os escritos do santo: a partir do coração! É bastante conhecida aquela frase que ele costumava repetir: “Mais abelhas se apanham com uma gota de mel do que com um barril de vinagre”.

Faleceu no dia 28 de dezembro de 1622, aos 57 anos. É considerado o santo da bondade: protótipo de bispo e cristão voltado ao amor. Trata-se, pois, de grande exemplo para os pastores e os pais que nele se inspiram para ensinar o caminho do bem com palavras, ações concretas e orientações escritas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Santos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.