Por Espiritualidade Em São José Atualizada em 19 MAR 2024 - 09H23

São José: o guardião da Igreja

Sobre São José, Angelica Lima conversou com Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo de Santo André, em São Paulo

Divulgação
Divulgação
Dom Pedro Carlos Cipollini é bispo da diocese de Santo André, em São Paulo


Dom Pedro, o que se sabe sobre São José?

A Bíblia fala pouco de São José, mas fala o suficiente. Basta pensarmos que na Bíblia só tem duas pessoas que não dizem uma palavra: o Espírito Santo e São José. São José não diz nada na Bíblia, porém, a Bíblia fala o suficiente dele no sentido de que ele sempre cumpre a vontade de Deus. Um homem justo. A Bíblia chama poucos personagens de justo, porque é um atributo que se aplica a Deus.

A gente pode constatar que José deu a descendência de Davi para Jesus, é verdade?

Na tradição judaica era muito importante aquela questão da família, da descendência. A promessa era que o Messias nasceria na família de Davi e José era descendente de Davi. Embora não fosse o pai biológico de Jesus, ele era o pai diante da sociedade, pois assumiu aquela criança. Jesus recebe de José o nome e um lugar na sociedade. De forma que São José é reconhecido na sociedade do tempo de Jesus como pai. Tanto é que certo dia disseram: “Ele não é Jesus, o filho do carpinteiro?”. 

Deus quis realmente que o Seu filho nascesse no seio de uma família. Podemos dizer que muito do que Jesus foi, enquanto homem, foi característica herdada de José?

Certamente. Quando pensamos na importância da figura do pai para uma criança, nós podemos avaliar a importância de São José na psicologia de Jesus que era o Filho de Deus que se fez homem. Então essa humanidade de Jesus precisou do pai, como nós precisamos quando somos pequenos. Naquela época, o filho obrigatoriamente tinha que exercer a profissão do pai. São José era carpinteiro, na época fazia de tudo um pouco nas casas. Ele convivia com o pai e, na sociedade hebraica, a figura do pai muito poderosa. Jesus viu nesse homem a autoridade e nós podemos perceber muitos traços em Jesus, que certamente ele aprendeu com José, da sua parte humana. Vemos, por exemplo, quando Jesus ensina a rezar chamando Deus de Pai: “Abbá”, paizinho, Pai nosso que estais no céu. Onde Jesus descobriu que Deus é “Abba”, é o paizinho? No exemplo do pai terreno!



O que nós podemos aprender com São José?

Nós podemos aprender o valor daquelas pessoas simples e humildes que às vezes não falam nada e passam despercebidos, mas que são os amigos mais valiosos de Deus. Estive em missão na Diocese de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, e admirei como o povo de lá é devoto de São José. Valei-me São José!, repetiam sempre. Todo nordeste do Brasil tem uma grande tradição de devoção a São José. A questão do clima, da chuva, da colheita, toda aquela dinâmica de sustento. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em São José

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.