São José

São José: um grande homem

São José, o pai de Jesus, guia da Sagrada Família, padroeiro dos trabalhadores, dos pais e protetor da Santa Igreja Católica

Escrito por Espiritualidade

19 MAR 2022 - 00H00 (Atualizada em 21 MAR 2022 - 15H51)

Divulgação

O grande São José era carpinteiro de profissão, um pequeno empresário, que usava a maior parte de seus ganhos na carpintaria para ajudar os pobres de sua aldeia. São José escolheu ser pobre das coisas do mundo, e foi abençoado por Deus recebendo o maior de todos os tesouros: foi escolhido para ser pai de Jesus.

São José entendeu o chamado de Deus e de coração o atendeu. Com toda humildade e pobreza acolheu Maria, a Virgem de Nazaré. Casou-se com ela e, com o suor do próprio rosto, proveu o sustento daquele que sustenta o mundo. São José vivia em Nazaré, era descendente do rei Davi, aquele que compôs os Salmos, teve de passar pelo recenseamento em Belém e levou Maria que estava grávida, pois não sabia quanto tempo demoraria para voltar, e não quis deixar em mãos estranhas os valiosos tesouros que Deus lhe confiou: Jesus e Maria.

Algum tempo depois do nascimento de Jesus, foram morar na casa onde Nossa Senhora recebeu o Anúncio do Anjo Gabriel, e essa casa onde passaram parte do tempo juntos tem uma história muito especial: essa casa milagrosamente foi transportada por anjos, no século Xlll, de Nazaré para a cidade italiana de Loreto. Sim, inteira, de forma milagrosa, e está até hoje nesta cidade onde é reverenciada por cristãos. Mas o que quero frisar neste milagre da santa casa da Sagrada Família é a humildade dessas paredes.




Sendo São José um pequeno profissional autônomo, poderia ter tido um pequeno palácio, empregados e até escravos para cuidarem de Jesus e de Nossa Senhora, mas eles entenderam que os maiores tesouros não são os deste mundo, por isso viveram totalmente desapegados, em uma casa que, comparada com as casas dos dias de hoje, faze a mais humilde moradia de uma favela parecer um palácio.

Nas Sagradas Escrituras, São José é silencioso, as passagens que falam dele se resumem ao período do nascimento de Jesus. Mas ele não fala nada, só é citado. Ele também é invocado como patrono da boa morte, pois teve a mais privilegiada de toda humanidade, tendo de um lado Nossa Senhora e do outro Jesus.

Quando estivermos passando por tentações contra a pureza, ataques espirituais, falta de humildade e de fé invoquemos São José para que alcancemos as graças que este grande santo nos reserva.

Oremos

A vós, São José, recorremos na nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio da vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança, solicitamos o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes para com o Menino Jesus, ardentemente suplicamos que lanceis um olhar benigno à herança que Jesus Cristo conquistou com o Seu sangue, e nos assistais, nas nossas necessidades, com o vosso auxílio e poder. Amém.

Fonte: Jovem Mílite

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em São José

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.