Institucional

Igreja em saída: Milícia da Imaculada visita Instituto em São Paulo

Instituto Cristóvão Colombo é uma das instituições mais antigas do estado, e acolheu uma equipe da Rede Imaculada de Comunicação nesta terça-feira, 26 de setembro

Escrito por Angelica Lima

27 SET 2023 - 08H35 (Atualizada em 27 SET 2023 - 08H58)

Ao fundar a Milícia da Imaculada em 1917, São Maximiliano Kolbe tinha no coração o ideal de ganhar o mundo inteiro a Cristo, pela intercessão da Imaculada. Hoje, vivendo ainda este sonho de seu fundador, os herdeiros desta missão trabalham para levar a Palavra de Deus a toda criatura. Neste sentido, muitas são as iniciativas para que a Milícia da Imaculada esteja cada vez mais próxima das pessoas, uma vez que evangelizar está muito além de apenas pregar o Evangelho, mas consiste em ir ao encontro do outro, como nos exorta o Papa Francisco em sua mensagem para o LV Dia Mundial das Comunicações Sociais: “Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.

Na busca de ser uma “Igreja em Saída”, nesta terça-feira, 26 de setembro, a Milícia da Imaculada visitou o Instituto Cristóvão Colombo, ICC, uma das instituições mais antigas do estado de São Paulo, que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O diretor do ICC, padre Edvaldo Pereira C.S participou, ao vivo, do Programa “Bom dia Amigos”, que foi transmitido do local. O padre Scalabriniano contou a história do instituto, que iniciou os seus trabalhos em 1895, como Orfanato Cristóvão Colombo. Atualmente a instituição acolhe mais de 200 crianças com serviço de assistência social, convivência e fortalecimento de vínculos. Pe. Edvaldo falou também sobre a vida e a trajetória de São João Scalabrini, fundador da Congregação dos Missionários de São Carlos, os "Scalabrinianos", que assumiram este carisma do trabalho com os migrantes na Igreja, tornando-se especialistas, preparados para fazerem a leitura da realidade migratória, bem como para auxiliar na implantação de modelos pastorais adequados para a atenção dos migrantes.

Confira a participação do Padre Edvaldo Pereira no programa "Bom dia Amigos" desta terça-feira, 26 de setembro:

O jornalístico “Imaculada Notícias” também cedeu lugar ao Instituto Cristóvão Colombo, com edição especial transmitida ao vivo do local, que fica no Ipiranga, tradicional bairro da Capital Paulista. Padre Edvaldo Pereira falou sobre a situação dos migrantes no mundo. O assistente social Ubiratan Dias falou sobre todo o trabalho social realizado pelo ICC.


Equipe do Imaculada Notícias com o Pe. Edvaldo e Ubiratan Dias, ao vivo, para a Rede Imaculada

O Instituto Cristóvão Colombo

Fundado pelo padre scalabriniano José Marchetti. O ICC é uma das Instituições mais antigas do Estado de São Paulo a trabalhar com crianças e adolescentes migrantes, tendo iniciado os trabalhos em 1895 como Orfanato Cristóvão Colombo. Hoje, o instituto atua em consonância com a Tipificação Nacional dos Serviços Sócio Assistenciais, ofertando Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos a crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 11 meses, atendendo os critérios de baixa renda, prestando serviços da Política de Assistência Social e propiciando a ação humana integral.

Atualmente acolhe mais de 200 crianças, com direito a alimentação, educação escolar, uniforme, material pedagógico, atendimento odontológico preventivo, apoio psicológico, assistencial, além de participar de oficinas que visam a convivência e fortalecimento de vínculos. Clique aqui e conheça o Instituto Cristóvão Colombo.

Seja padrinho ou madrinha de uma criança migrante

As crianças e adolescentes migrantes fazem parte de uma parcela da sociedade que fica a margem dos direitos sociais. Muitas, estão fora da rede de ensino, não possuindo condições sociais e materiais para usufruir desse direito básico! O ICC busca mediar a inclusão de crianças e adolescentes migrantes aos serviços assistenciais, de educação e saúde! Ainda assim, elas carecem do básico, como roupas, alimentos, material escolar e lazer, nisso sua doação fará toda a diferença! Caso queira, você poderá inclusive, levar pessoalmente as doações no ICC, enviar uma carta, mandar uma mensagem de áudio ou vídeo, ou mesmo conhecê-la pessoalmente, neste caso nossa equipe psicossocial irá organizar esse momento!


Pe. Edvaldo Pereira colhendo manjericão na horta do instituto

Como ser padrinho ou madrinha?

Você não precisa necessariamente contribuir com dinheiro. Além dessa opção você também pode:

– Ajudar na aquisição de material escolar;

– Doar roupas e calçados;

– Doar alimentos;

– Ajudar os pais da criança a encontrar um trabalho;

– Incentivar a família a empreender;

– Contribuir com a integração da criança e da família na comunidade, apresentar a cidade, os serviços públicos disponíveis, as opções de cultura;

– Ensinar nosso idioma;

– Aprender com o migrante: Trocar experiências, conhecer um pouco a cultura do país de origem da criança e de sua família, descobrir novas músicas, pratos típicos, etc. Propiciar a interculturalidade e assim ajudar, mas também receber. Receber carinho, gratidão, aprendizados…

Quem pode apadrinhar?

Qualquer pessoa física ou jurídica, empresas, grupo de amigos, associações, enfim, qualquer pessoa/empresa que tenha vontade de contribuir para um mundo menos desigual, mais justo e humano.

Acompanhe, na íntegra, a participação de Pe. Edvaldo Pereira e Ubiratan Dias no Imaculada Notícias:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto