Minha História de Fé

Nas ondas da Rádio pela intercessão da Imaculada

O locutor Alex Ricardo fala de sua missão no microfone da Rádio imaculada

Vladimir Ribeiro

Escrito por Vladimir Ribeiro

20 JAN 2023 - 11H10 (Atualizada em 09 FEV 2023 - 15H21)

Divulgação

“Acredito que foi Nossa Senhora que me chamou para este trabalho. Não tem outra explicação”. É com essa afirmação que o radialista Alex da Silva Ricardo explica como começou a atuar na Rádio Imaculada Conceição há 27 anos.

Porém, antes dele chegar à emissora muita coisa aconteceu, como a paixão pelo rádio e a comunicação que tiveram início na infância. Durante muitas noites Alex, ficava na companhia do pai escutando os jogos do Campeonato Brasileiro dos anos 1980.

Já na adolescência e atuando em rádio comunitárias que Alex aproveitou para aprender tudo o que pudesse para colocar uma emissora no ar. “Na segunda metade dos anos 1990 trabalhei em rádios de curto alcance, que foram verdadeiras escolas para mim. Desde fazer locução, operar a mesa de som, até arrumar o transmissor, que dava problemas”, relembra.

O primeiro trabalho profissional foi na Rádio América, de São Paulo, onde atuou como repórter de campo, durante jogos de futebol do campeonato estadual. Porém, com o corte de verbas, veio a demissão e a necessidade de atuar em outras áreas para ajudar a manter o sustento da casa.

Pelas mãos da Imaculada

Era mais um dia comum, em que Alex chegou do trabalho e recebeu o recado de sua mãe que uma pessoa da Rádio Imaculada havia telefonado procurando por ele. Era o convite para um teste de locução para uma vaga temporária de um mês.

O teste foi feito e Alex foi aprovado e do único mês que atuaria na emissora lá se vão 27 anos. “Um dia questionei quem me indicou, pois não enviei currículo. Me responderam que uma mulher havia visitado a rádio e me indicado para uma vaga. Não sei quem é essa pessoa. Acredito que foi Nossa Senhora, pois era um período muito difícil da minha vida e hoje, relembrando, noto que precisava de todo o apoio que recebi daqui”, diz.

Renovação da fé do outro lado do microfone

Naquele início de jornada na Rádio Imaculada a relação do locutor com sua fé era diferente. Ele recorda que estava saindo da adolescência e se preocupava apenas com música, sua segunda paixão, apesar de ter uma criação católica.

Foi na convivência com os colegas de trabalho e, principalmente, em contato com os milites, que sempre traziam relatos especiais, que foi mudando a relação de Alex com Deus.

“Eu era muito jovem quando comecei na emissora e não me preocupava com a questão da espiritualidade. Foram os testemunhos dos ouvintes e minha vivência que me mudou. Hoje a fé é um ponto central da minha vida”, relata.

Já o período difícil de vida que Alex se refere eram problemas de saúde que acometeram seus pais e, em determinado momento, ele mesmo. “Quando perdi meus pais recebi muito apoio dos colegas de trabalho e dos ouvintes. Aquilo me fortaleceu muito para que eu pudesse enfrentar aquela fase”, enfatiza.

Essa mesma força vinda dos ouvintes, ele sentiu quando passou por uma internação hospitalar e acompanhava a programação da Rádio Imaculada da cama de um hospital. “Acho que foi ali que me dei conta da força das orações, pois ouvir que alguém rezava pela minha melhora me ajudou muito”, pontua.

A missão

Alex ressalta que trabalhar na Rádio Imaculada é diferente de atuar em qualquer outra emissora, pois aqui é uma missão. “Temos que ter em mente que a rádio é uma companhia para todo os ouvintes e que levamos espiritualidade pelo dial. Essa é nossa missão! Levar a palavra de Deus para todos”, enfatiza.

Essa missão, que deveria ser de apenas um mês, já dura 27 anos e não tem data para acabar, pois como o próprio locutor diz: “enquanto tiver forças, estarei aqui levando a Imaculada pelas ondas do rádio”, finaliza.

Escrito por
Vladimir Ribeiro
Vladimir Ribeiro

Vladimir Ribeiro é graduado em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e pós-graduado em Gestão de Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Atua há 17 anos na área de comunicação e atualmente é jornalista na Rádio Imaculada.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Minha História de Fé, em Minha História de Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.