Por Vladimir Ribeiro Em Brasil

INSS atrasa liberação de benefícios, em média, 74 dias

Dos mais de 2 milhões de pedidos de benefícios, 1,4 milhão já estouraram o prazo

Divulgação
Divulgação
Atraso se deve a mudança no sistema e falta de funcionários no órgão


O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) está demorando 74 dias para responder sobre pedidos de benefícios, como a aposentadoria e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Esse foi o prazo médio de 2019, o mais alto dos últimos cinco anos. Por lei, o cidadão não pode esperar mais de 45 dias pra ter uma resposta.

Ao todo, cerca de dois milhões de brasileiros esperam uma posição do INSS. Desse total, 1,4 milhão de pedidos já estouraram o prazo. Os dados sobre a demora estão em um documento que o próprio INSS enviou ao Tribunal de Contas da União.

A ideia é reafirmar a necessidade de contratar cerca de 9 mil funcionários, pra tentar zerar a fila de espera por benefícios até o ano que vem.

Uma das causas do atraso seria a redução do quadro de profissionais do INSS exatamente em nove mil pessoas, entre 2017 e 2019, além das mudanças no sistema de requerimento de benefícios.

Os pedidos de BPC, pago, por exemplo, a portadores de deficiência, e de aposentadoria por tempo de contribuição respondem pela maior parte da fila de espera.

Da Rádio 2

Fonte: Rádio 2

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.