Por Angelica Lima Em Brasil Atualizada em 01 NOV 2022 - 14H02

Com pequeno avanço, aumenta número de mulheres eleitas

Das quinhentas e treze cadeiras em disputa, 91 mulheres foram eleitas deputadas federais e vão ocupar 17,7% das vagas

Divulgação
Divulgação
Apesar do pequeno avanço, a participação feminina ainda está longe de ser representativa


Duas candidatas mulheres foram eleitas governadoras dentre os 27 cargos em disputa nos estados e no Distrito Federal, nas eleições deste ano. O número é o dobro do registrado em 2018, quando apenas Fátima Bezerra, do PT, foi eleita governadora do Rio Grande do Norte. Neste ano, além da reeleição de Fátima, a candidata Raquel Lyra, do PSDB, foi a primeira mulher da história eleita para governar o estado de Pernambuco.

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral, quatro candidatas foram eleitas para o Senado — 14,8% das 27 vagas que estavam em disputa em todo o país. Esse índice é levemente superior aos 13% que haviam sido registrados nas eleições de 2018.

Na Câmara dos Deputados, as mulheres eram quase 35% do total de candidaturas que concorreram em todo o país — pouco mais do que os 30% da cota exigida pela lei eleitoral.

Das quinhentas e treze cadeiras em disputa, 91 mulheres foram eleitas deputadas federais e vão ocupar 17,7% das vagas. Esse número também é levemente superior do que em 2018, quando elas ocuparam 15% das cadeiras na Câmara dos Deputados.

Apesar do pequeno avanço, a participação feminina ainda está longe de ser representativa em relação às mulheres, que são mais da metade da população brasileira. Quem explica é Antônio Queiroz, consultor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.

Ainda nas eleições deste ano, quatro mulheres concorreram ao cargo de presidente da República. Esse número representa 26,6% do total de 15 candidaturas que disputaram a vaga ao Palácio do Planalto.


Fonte: Agência Brasil

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.