A sede das Pontifícias Obras Missionárias em Brasília recebeu na quinta-feira (11), o Encontro dos Bispos Referenciais da Missão. Os participantes são os responsáveis pela animação missionária nas dioceses de cada regional que compõem a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Ao longo do dia, participaram 15 bispos, do total de 19 regionais, sendo que quatro bispos referenciais não puderam se fazer presentes por motivos de saúde.
Na parte da manhã, foi realizada a partilha da vida missionária nos Regionais, apresentando informações sobre a articulação, o fortalecimento dos concelhos missionários, partilha do projeto Igrejas Irmãs, entre outros temas. Ao longo do dia, o Programa Missionário Nacional teve um espaço especial na programação, avaliando sua implantação nos regionais do Brasil e pensando possíveis passos para os próximos anos.
Dom Odelir José Magri, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, destacou a importância deste encontro:
“Esse dia precede a Assembleia do Conselho Missionário Nacional (COMINA), que há quase 3 anos estava sem encontros presenciais devido à pandemia. Esse dia com os bispos referenciais da missão tem como objetivo partilhar a realidade vivida em cada regional, buscando reconhecer as dificuldades bem como os aspectos de novas realidades surgidas a partir deste período desafiador para a Igreja com relação à animação missionária. O despertar para a solidariedade neste contexto de sofrimento e a conexão com a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, o Sínodo para a Amazônia e o Sínodo sobre Sinodalidade foram destaques nas partilhas ouvidas. Temos percebido que, mesmo sem os encontros mais presenciais nas dioceses, a realidade da missão tem ganhado lugar privilegiado nesses espaços mais amplos da Igreja”, destacou o presidente.
Fonte: Vatican News
Pedro não é um super-herói
Pedro então não é um super-homem, afirmou o Papa: é um homem como nós, que diz "sim" a Jesus com generosidade em sua imperfeição. E é com essa humanidade verdadeira que o Espírito forma a Igreja. “Pedro e Paulo eram pessoas verdadeiras, e nós, hoje mais do que nunca, precisamos de pessoas verdadeiras.”
Entenda a dinâmica da 60ª Assembleia Geral da CNBB
Com a característica de ser também eletiva, neste ano, o episcopado brasileiro vai eleger, para o próximo quadriênio 2023-2026, os novos quatro membros para compor a presidência da CNBB; a presidência de cada uma de suas 12 comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023.
Tem início a 60ª Assembleia Geral da CNBB
A abertura aconteceu na manhã desta quarta-feira com a fala do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco no Brasil.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.