A nova presidência eleita durante a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, se encontrou com os jornalistas na manhã desta sexta-feira, 28 de abril, na última coletiva de imprensa do evento. A cerimônia de posse aconteceu também na manhã desta sexta-feira, na plenária do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.
Estiveram na Coletiva o novo presidente da CNBB, o arcebispo de Porto Alegre RS, Dom Jaime Spengler; Dom João Justino, arcebispo de Goiânia GO, novo primeiro vice-presidente da CNBB; Dom Paulo Jackson, arcebispo de Garanhuns PE, novo segundo vice-presidente da CNBB e Dom Ricardo Hoepers, novo secretário-geral da Conferência.
Na noite de quinta-feira, 27 de abril, aconteceu a missa de posse da nova presidência. A celebração foi presidida por Dom Jaime Spengler. Os integrantes da nova presidência e os presidentes das doze Comissões da CNBB, eleitos na 60ª Assembleia Geral da Conferência entraram em procissão na missa em gesto de comunhão e pedido de bênçãos da Mãe Aparecida para a nova gestão.
O maior encontro do episcopado brasileiro teve início no dia 19 de abril e seguiu até esta sexta-feira, dia 28. Foram 10 dias de intenso trabalho onde os 326 bispos ativos e parte dos 157 bispos eméritos se dedicaram a resolver questões relacionadas às ações da Igreja no Brasil com a temática central voltada à avaliação global da caminhada da CNBB.
Com a característica de ser também eletiva, neste ano, o episcopado brasileiro elegeu para o próximo quadriênio 2023-2027, os novos quatro membros para compor a presidência da CNBB; a presidência de cada uma de suas 12 comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e delegados para o Sínodo 2023. Além da presidência da CNBB e os presidentes das Comissões Episcopais, os bispos também elegeram dois representantes da conferência no Conselho Episcopal Latino-Americano, Celam, além de delegados para o Sínodo 2023. No entanto, os nomes não foram divulgados, pois estes precisam da aprovação da Santa Sé.
Além das votações, discussões e decisões importantes também fizeram parte da rotina do episcopado brasileiro reunido em Aparecida. O plenário da 60ª Assembleia Geral, depois de avaliar as emendas apresentadas, aprovou o Estatuto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil com ampla maioria. O número de votos requeridos para aprovação do regimento era de 206, o texto aprovado recebeu 297 votos favoráveis.
Durante a Assembleia, todos os dias, às 15h, um grupo de bispos se encontravam com os jornalistas para a tradicional coletiva de imprensa, onde eram tratados assuntos que fizeram parte da pauta do encontro do Episcopado brasileiro.
Decisões importantes que definem os rumos da Igreja no Brasil demandam comunhão e oração. E isso também faz parte do encontro do episcopado brasileiro. Diariamente, os bispos se reuniam no Santuário Nacional de Aparecida sempre às 18h para a oração do Santo Terço, seguida pela celebração da Santa Missa.
A Igreja de Cristo no Brasil unida pela oração e comunhão entre os pastores que levam a responsabilidade de guiar o povo de Deus por um caminho sinodal.
Um lugar para espairecer e rezar
A jornalista Angelica Lima esteve no Santuário das aparições de Nossa Senhora da Natividade e veio compartilhar tudo com a gente.
TV Imaculada em BH
A partir desta segunda-feira, dia 6, a TV Imaculada chega em Belo Horizonte, Minas Gerais, no canal 15! Você vai poder rezar o Rosário com a nossa família consagrada, acompanhar a Missa diária, crescer na espiritualidade kolbiana e muito mais! Este é, verdadeiramente, um presente da Mãe Imaculada para o nosso Brasil, pois permitirá que o Evangelho de Jesus Cristo chegue a mais famílias e conquiste mais corações.
Solenidade da Imaculada Conceição é celebrada na MI
A Milícia da Imaculada em São Bernardo do Campo abriu seus portões para receber durante este domingo, dia da Imaculada Conceição, os mílites que vieram participar das missas celebradas ao longo do dia.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.