A nova presidência eleita durante a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, se encontrou com os jornalistas na manhã desta sexta-feira, 28 de abril, na última coletiva de imprensa do evento. A cerimônia de posse aconteceu também na manhã desta sexta-feira, na plenária do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.
Estiveram na Coletiva o novo presidente da CNBB, o arcebispo de Porto Alegre RS, Dom Jaime Spengler; Dom João Justino, arcebispo de Goiânia GO, novo primeiro vice-presidente da CNBB; Dom Paulo Jackson, arcebispo de Garanhuns PE, novo segundo vice-presidente da CNBB e Dom Ricardo Hoepers, novo secretário-geral da Conferência.
Na noite de quinta-feira, 27 de abril, aconteceu a missa de posse da nova presidência. A celebração foi presidida por Dom Jaime Spengler. Os integrantes da nova presidência e os presidentes das doze Comissões da CNBB, eleitos na 60ª Assembleia Geral da Conferência entraram em procissão na missa em gesto de comunhão e pedido de bênçãos da Mãe Aparecida para a nova gestão.
O maior encontro do episcopado brasileiro teve início no dia 19 de abril e seguiu até esta sexta-feira, dia 28. Foram 10 dias de intenso trabalho onde os 326 bispos ativos e parte dos 157 bispos eméritos se dedicaram a resolver questões relacionadas às ações da Igreja no Brasil com a temática central voltada à avaliação global da caminhada da CNBB.
Com a característica de ser também eletiva, neste ano, o episcopado brasileiro elegeu para o próximo quadriênio 2023-2027, os novos quatro membros para compor a presidência da CNBB; a presidência de cada uma de suas 12 comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e delegados para o Sínodo 2023. Além da presidência da CNBB e os presidentes das Comissões Episcopais, os bispos também elegeram dois representantes da conferência no Conselho Episcopal Latino-Americano, Celam, além de delegados para o Sínodo 2023. No entanto, os nomes não foram divulgados, pois estes precisam da aprovação da Santa Sé.
Além das votações, discussões e decisões importantes também fizeram parte da rotina do episcopado brasileiro reunido em Aparecida. O plenário da 60ª Assembleia Geral, depois de avaliar as emendas apresentadas, aprovou o Estatuto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil com ampla maioria. O número de votos requeridos para aprovação do regimento era de 206, o texto aprovado recebeu 297 votos favoráveis.
Durante a Assembleia, todos os dias, às 15h, um grupo de bispos se encontravam com os jornalistas para a tradicional coletiva de imprensa, onde eram tratados assuntos que fizeram parte da pauta do encontro do Episcopado brasileiro.
Decisões importantes que definem os rumos da Igreja no Brasil demandam comunhão e oração. E isso também faz parte do encontro do episcopado brasileiro. Diariamente, os bispos se reuniam no Santuário Nacional de Aparecida sempre às 18h para a oração do Santo Terço, seguida pela celebração da Santa Missa.
A Igreja de Cristo no Brasil unida pela oração e comunhão entre os pastores que levam a responsabilidade de guiar o povo de Deus por um caminho sinodal.
Regional Sul 1 da CNBB promove encontro com a imprensa em São Paulo
O encontro teve início às 9h e reuniu profissionais de Dioceses e arquidioceses pertencentes ao Regional Sul 1, além de profissionais de grandes veículos de comunicação de inspiração católica como Rede Vida, Canção Nova, Rede Aparecida, TV Século 21 e Rede Imaculada de Comunicação.
Rede Imaculada participa de pré-estreia de filme em São Paulo
O filme, que trata sobre o drama do tráfico infantil, traz para a reflexão os sofrimentos causados por esta prática que tornou-se uma chaga na nossa sociedade.
Milícia da Imaculada participa de Seminário Nacional de Campanhas na CNBB
Buscando trazer reflexões sobre as campanhas na Igreja do Brasil, o evento reúne lideranças responsáveis pela dinamização da Campanha da Fraternidade nos regionais da CNBB, jornalistas e comunicadores, além de lideranças da Pastoral da Comunicação no Brasil, canais de televisão católicas e da SIGNIS Brasil.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.