Na manhã desta quinta-feira (10), foi apresentada oficialmente a iniciativa do Posto de Saúde na Praça São Pedro que está de volta após uma parada de dois anos por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Na ocasião estava presente dom Rino Fisichella, do Dicastério para a Evangelização e quem está organizando as iniciativas em vista do VI Dia Mundial dos Pobres que acontece no próximo domingo, 13 de novembro. Segundo ele, o número de pessoas em situação de pobreza só aumenta e "as condições de guerra e de violência colocam sempre as vítimas no centro, que são as pessoas mais inocentes: das crianças às mulheres e aos jovens":
“Devemos tentar fazer de tudo para que o mundo, mas sobretudo as comunidades cristãs, não se cansem de continuar a atuar naquelas obras de bem, de solidariedade e proximidade que até agora caracterizaram as nossas comunidades.”
Uma das consequências da pobreza acaba sendo a dificuldade ou até mesmo a impossibilidade de ter acesso à assistência médica. Por isso o Posto de Saúde na Praça São Pedro está de volta para garantir a possibilidade de fazer consultas e adquirir medicamentos mesmo pelas camadas mais desfavorecidas da população.
A estrutura, com verdadeiras clínicas móveis, desde o início da semana já está disponibilizando - gratuitamente - aos interessados a possibilidade de fazer consultas médicas gerais, exames como o da Covid, de sangue e eletrocardiogramas, e de se vacinar contra a gripe. Uma unidade equipada para realizar testes de vírus como o HCV (hepatite C), HIV e tuberculose também estará presente. Os serviços ficam disponíveis aos pobres todos os dias das 8h às 19h.
O Papa Francisco, através do Dicastério para a Evangelização, também quis expressar concretamente a sua proximidade às famílias necessitadas, apoiando as paróquias no serviço de distribuição de toneladas de alimentos. No total, são 5 mil os pacotes que serão entregues aos párocos de toda cidade de Roma que fizeram a solicitação para atender quem mais precisa. Entre os produtos arrecadados para a doação: 10 toneladas de massa, 5 toneladas de arroz, farinha, açúcar, sal e café, além de 5 mil litros de óleo e leite. Cada pacote inclui um rico suprimento de todos os alimentos básicos para as famílias.
A crise energética e o consequente aumento dos preços das contas na Itália estão pesando muito sobre as condições econômicas das famílias, agravando as condições de miséria já existentes. Além do apoio através da distribuição de alimentos, aqueles que vivem em dificuldade financeira e muitas vezes recorrem a centros de caridade também serão beneficiados com o pagamento de contas de gás e luz. Não é, de fato, conclui o comunicado do Dicastério para a Evangelização sobre as iniciativas pelo VI Dia Mundial dos Pobres, "uma questão de se fazer uma atitude assistencialista em relação aos pobres", como disse o Papa Francisco, mas "é necessário, em vez disso, comprometer-se para que não falte a ninguém o que é necessário".
Fonte: Vatican News
Dilexit nos: A nova Encíclica do Papa Francisco
“Amou-nos”, a nova encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus. O quarto documento de Francisco percorre a tradição e a atualidade do pensamento sobre o amor humano e divino do coração de Jesus Cristo.
Ação Social Franciscana: 650 mil atendimentos por ano
Neste mês de setembro, o Sefras — Ação Social Franciscana, celebra 24 anos de dedicação à luta contra a fome, violação de direitos e à inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis.
As doenças mais comuns na primavera
Acompanhe a edição do Imaculada Notícias desta quinta-feira, 12!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.