A Espanha promove, de 14 a 16 de fevereiro de 2020, o Congresso Nacional de Leigos. A intenção do evento é ressaltar a importância da presença da Igreja naquele país.
Outro objetivo é dar mais visibilidade à realidade dos leigos e seu papel dentro da Igreja, fortalecendo a comunhão eclesial e potencializando as delegações de Apostolado Secular, bem como atualizar o documento da Conferência Episcopal Espanhola 'Os cristãos leigos, Igreja no mundo', de novembro de 1991.
"Estamos diante de uma oportunidade única e histórica e, portanto, desejamos, com este congresso mostrar a importância que tem a Igreja na Espanha e ressaltar a presença, necessidade e protagonismo dos leigos. O fazemos a partir do convencimento de que o presente, e não só o futuro da Igreja, depende dos leigos", disse o Padre Luis Manuel Romero Sánchez, Diretor do Secretariado da Comissão Episcopal de Apostolado Secular.
As Dioceses espanholas começaram um caminho de difusão e preparação para o evento por meio de grupos de trabalho em paróquias. Neles, são feitas reflexões sobre os leigos e seu papel na Igreja, tendo como ponto de partida a exortação 'Gaudete et Exsultate', do Papa Francisco sobre o chamado à santidade no mundo atual.
"A Conferência Episcopal havia pensado em realizar um Congresso sobre Evangelização, mas acabou se centrando nos leigos, algo com o qual estou muito de acordo, uma vez que falar sobre evangelização sem contar com a realidade dos leigos seria algo anacrônico, não é possível uma coisa sem a outra", declarou Carmen Alonso, delegada do Apostolado Secular de Asturias.
A preparação para o Congresso é espiritual e consiste em refletir sobre a vocação universal à santidade, a partir da aproximação da vida cristã com o método da Lectio Divina e à luz da exortação apostólica.
Uma série de outros encontros acontecerão durante o ano, e as conclusões de cada um serão apresentadas no congresso, oferecendo contribuições para o documento de trabalho que guiará o Congresso Nacional de Leigos.
Com informações da Gaudium Press.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.