Igreja

De olho no Vaticano

Acompanhe aqui as notícias e as informações sobre as atividades e os compromissos cotidianos do Papa Francisco!!

Escrito por Paulo Teixeira

15 MAR 2023 - 09H15 (Atualizada em 17 MAR 2023 - 16H02)

PixaBay

PARA ONDE VAI O PAPA FRANCISCO?

No final e abril o Papa vai à Hungria. No país, o Papa Francisco se encontrará com crianças cegas de uma instituição católica e também com migrantes que são impedidos na Hungria de entrar nos outros países.

O Papa já esteve na Hungria há dois anos para a conclusão do Congresso eucarístico Internacional. Mas foi somente uma passagem em direção à Eslováquia.

Desta vez o papa sai de Roma na manhã do dia 28 de abril, uma sexta-feira. No sábado tem os encontros principais; e no domingo, presidirá a Missa na praça do Parlamento, na Capital Budapest.

O Papa se encontrará também com as autoridades do país, com os jovens, com universitários e religiosos jesuítas.

O PAPA NA ÁSIA

O Papa Francisco revelou que está planejando uma viagem à Mongólia, em setembro.

O Pontífice criou, no ano passado, o primeiro cardeal do país que conta com uma comunidade de 1400 católicos.

O Papa disse que se a saúde permitir visitará a Mongólia em setembro, antes dos sínodo dos bispos e logo após o encontro do bispos do mediterrâneo.

Autoridades do Vaticano já estão visitando a Mongólia para organizar a possível viagem.

NICARÁGUA PEDE AO VATICANO FECHAMENTO DAS EMBAIXADAS

A ação vem em seguida a uma declaração do Papa Francisco em uma entrevista que qualificou o governo de Daniel Ortega como uma “ditadura grosseira”.

O fechamento das embaixadas não significa ruptura das relações diplomáticas, mas é uma grave deterioração da relação entre os dois estados.

Ano passado o Núncio apostólico, uma espécie de embaixador do Vaticano, já havia sido expulso da Nicarágua. O país que persegue adversários políticos, membros de organizações sociais e religiosos.

O Bispo Auxiliar de Managua, Silvio José Baez, perdeu sua nacionalidade nicaraguense e teve seus bens confiscados como mais de 200 cidadãos da Nicarágua.

No mês passado 1801 pessoas foram expulsas da Nicarágua em um avião que o governo do país fretou para levar seus desafetos até os Estados Unidos.

O Bispo Rolando Alvarez, se recusou a embarcar e cumpre pena de 26 anos de prisão pelo crime de traição.

A Nicarágua tem quase sete milhões de habitantes, a maior parte católicos, e, desde o fim da pandemia, não podem celebrar procissões religiosas porque o governo que aí está desde 2006 tem receio de que as cerimonias se transformem em manifestações.

24 HORAS PARA O SENHOR

Há uma década o Papa sugeriu para o período da quaresma a iniciativa 24 horas para o Senhor, que consiste em uma vigília de oração.

Na próxima semana, entre sexta e sábado, dias 17 e 18, igrejas de todo o mundo permanecerão abertas por um dia e uma noite inteira para acolher os fiéis em diversos momentos de oração.

O Papa Francisco participará também dessa iniciativa. Ele estará na paróquia de Santa Maria das Graças, em Roma.

As portas abertas das Igrejas, a possibilidade dos fieis de celebrar o sacramento da reconciliação e de rezar, são um símbolo do amor misericordioso de Deus.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Paulo Teixeira, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.