Bem-Estar

O Exercício da Saúde Eterna

A natureza está sempre em movimento, com diferentes ritmos e vibrações, bem como um ser humano. O que eles têm em comum? A vida, o cuidado, a saúde e o movimento.

Alex Souza (Arquivo pessoal)

Escrito por Alex Souza

14 MAI 2020 - 00H00 (Atualizada em 17 AGO 2021 - 09H24)

A natureza é muita sábia e pode ensinar o tempo todo, basta começar a prestar verdadeiramente atenção. Tudo que o ser humano precisa para ser saudável é fornecido de alguma forma especial por ela.

Observe a natureza. Ela não pula etapas e nem ciclos e respeita a proximidade, a similaridade e a integridade de cada evento, de cada fato, de cada acontecimento

Ao direcionarmos o olhar para o essencial da vida, vamos ser convidados para entender a simplicidade das coisas, e que as mais importantes, não possuem um preço, mas sim um valor.

Existe um caráter filosófico e científico (1) dentro dos ciclos naturais sendo possível contemplá-los em dois grandes exemplos: o primeiro é o saber (3) no sentido de superar qualquer tipo de superficialidade e ausência de propósito, e o segundo é que eles são capazes de desenvolver o bálsamo correto na dose adequada para a pessoa certa (2) quando compreendidos e respeitados.

Além desse repertório todo, que é também sagrado, a natureza está sempre em movimento, com diferentes ritmos e vibrações, bem como um ser humano. O que eles têm em comum? A vida, o cuidado, a saúde e o movimento.

A vida está intimamente relacionada a história. Essa, por sua vez, mostra que membros de um mesmo bando se conhecem intimamente e são cercados por amigos e parentes durante a vida inteira, onde a solidão e a privacidade são raras (5). Os animais vivem sempre em bandos.

O cuidado deve começar por quem está mais próximo, que são as pessoas que podem estar em nossos braços (1). Observe a natureza. Ela não pula etapas e nem ciclos e respeita a proximidade, a similaridade e a integridade de cada evento, de cada fato, de cada acontecimento.

A saúde deve ser entendida para transpor as bases da genética, pois não é porque você carrega um gene específico capaz de conferir um risco de doença que você vai desenvolvê-la de fato (2). Recursos naturais já mostraram a sua importância quando usados sobre qualquer dano à saúde. Entenda que existe apenas saúde na natureza, e, portanto, passível de doação para as pessoas.

Ao pensarmos em movimento, vamos nos deparar com os músculos, sem tal sistema nada pode sair da inércia. Eles, por sua vez, são as máquinas que movimentam e sacodem o corpo e permitem que façamos tudo e estão sempre agrupados (4) como em uma árvore que é composta do movimento de suas folhas, de seus galhos, de suas raízes e de seus frutos. Nada fica fora de ordem. Todo movimento tem a ordem de saúde.

Para conquistar a saúde eterna será preciso aprender a pensar por si mesmo, ser conhecedor de seu interior, gerir seus próprios pensamentos e sentimentos e ser agente de seu destino, fazendo o uso do movimento e dos recursos naturais para gerar vida e qualidade de vida no exercício de ser você por inteiro.

Referências

1. CURY, A. O homem mais inteligente da história. Sextante, 2016.
2. COLLINS, F. C. A linguagem da vida: o DNA e a revolução na sua saúde. Gente, 2010.
3. CORDERO, N. L. A invenção da Filosofia: uma introdução a filosofia antiga. Odysseus, 2011.
4. MACDONALD, M. Segredos do seu corpo. Universo dos Livros, 2010.
5. HARARI, Y. N. Sapiens – Uma breve história da humanidade. L&PM, 2018.
Escrito por
Alex Souza (Arquivo pessoal)
Alex Souza

Alex Souza é bacharel e licenciado em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido, personal trainer, especialista em envelhecimento, mentor do "Grupo do Exercício e Fé", palestrante e escritor.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alex Souza, em Bem-Estar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.