Espiritualidade

Precisamos de conversão

A conversão é mudança de atitude e rumo; é mensagem central do Evangelho. Confira o artigo de Dom Pedro Carlos Cipollini em que recorda: Precisamos de conversão.

Paulo Teixeira

Escrito por Paulo Teixeira

21 MAR 2020 - 10H00 (Atualizada em 17 AGO 2021 - 10H22)

Por Dom Pedro Cipollini, Bispo de Santo André 

Nossa sociedade tem muitas religiões e religiosidades, mas a fé capaz de mudar vidas, escasseia. O individualismo dominante rejeita a fé comunitária e cada vez mais as pessoas vivem a religião da maneira que lhes convêm. A fé se tornou assunto privado. Na maioria dos casos, não se nega a existência de Deus, vive-se como se Ele não existisse: sicut Deus non daretur. Lembro-me de Millôr Fernandes que traduz de maneira irônica esta situação: “O ateu tem um deus no qual nem ele mesmo acredita”.

A Bíblia contém a Palavra de Deus revelada, ela alerta para a necessidade de conversão: “Se não vos converterdes, perecereis” (Lc 13,1-9). Jesus narra a parábola da figueira estéril que não dava frutos. O dono do pomar vai buscar frutos todo ano e não encontra. Então, diz ao empregado para cortar o pé de figo. O empregado pede uma chance, diz que cuidaria melhor, iria colocar adubo e quem sabe, no próximo ano, os frutos apareceriam. O senhor concordou: mais um ano, depois será cortada.

“Se não vos converterdes, perecereis” (Lc 13,1-9)

Esta parábola da figueira revela um Deus paciente, mas que espera que nossa fé se traduza em atos concretos: fraternidade, partilha, luta contra as injustiças, desprendimento das riquezas, superação dos nossos vícios, serviço aos pobres. Se assim não for, seremos cortados, ou seja, não nos realizaremos como pessoas. Desligados de Deus nossa vida não tem futuro nem aqui e nem na eternidade. Estaremos condenados à autodestruição.

A Quaresma, com seu chamado à conversão e penitência, não teria sentido se não tivéssemos consciência de que somos pecadores: não damos frutos para Deus! O pecado é esterilidade, não fica sem consequências. Ou nos convertemos de nossos pecados, e damos frutos de justiça e caridade, ou sofreremos a justiça de Deus. Por mais misericordioso e paciente que Deus seja, a justiça também faz parte de Sua bondade. Não seria bom se não fosse justo.

A conversão é mudança de atitude e rumo; é mensagem central do Evangelho. Jesus ensina que as catástrofes, desastres e violências existentes ao nosso redor, não são castigos de Deus. Muitas vezes são provocadas pelo homem, além de serem em outros casos reações da própria matéria que não compreendemos bem. São, no entanto, do ponto de vista da fé, advertências, avisos de Deus para que nos convertamos. Se não tomarmos a iniciativa de nos purificar de nossas maldades, Deus tomará a inciativa de oferecer-nos, mais concretamente, estas oportunidades de purificar-nos.

Tanto a nível pessoal como social, precisa-se de conversão. “Se não vos converterdes, perecereis”, alerta Jesus. Sem andar pelos caminhos de Deus, o homem se destrói. A conversão é purificação dos pecados ou penitência (aspecto negativo), é também dar bons frutos de compromisso cristão, boas obras, ética e altruísmo (aspecto positivo). A penitência faz parte da vida: se queres alcançar um objetivo tens que lutar. Veja o caso de quem quer ter um corpo “sarado”, vai à academia e faz a maior penitência, digo, malhação. Na vida espiritual, pode-se fazer a mesma coisa.

Leia MaisRezar o cotidianoRoteiro para a oração diáriaPecado existe?Ano novo, feliz?

A idolatria do dinheiro e a corrupção geram injustiça e opressão com seus frutos de desemprego, falta de escolas, moradia e o pior: falta de perspectiva de vida. Conversão para Deus é conversão para o Amor e a caridade, sem isto é a autoanulação nível pessoal e social.

Escrito por
Paulo Teixeira
Paulo Teixeira

Jornalista formado na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), atua como editor responsável das revistas O Mílite e Jovem Mílite há mais de quatro anos. É autor do livro "A comunicação na América Latina".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Paulo Teixeira, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.