Imaculada Notícias

Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual

No Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data que estimula a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime, o IN recebeu psicóloga Priscilla Souza, formada pela UNESP!!

Escrito por Núria Coelho

25 MAI 2023 - 15H14

Divulgação

O abuso sexual é qualquer ato que envolve o contato, toque ou conduta sexual, sem o consentimento da outra pessoa, como no caso de estupro, tentativa de estupro, carícias sexuais, relações sexuais utilizando meios emocionais e/ou agressões físicas, ou quando o agressor expõe seu órgão sexual ou realiza masturbação em frente à vítima, sem que exista consentimento.

Outras características de um abuso sexual são quando a vítima ou não tem a capacidade de perceber o ato como uma agressão, por ser criança e não ter idade para compreender o que está acontecendo ou por possuir alguma deficiência física ou doença mental, ou a pessoa está alcoolizada ou sob o uso de drogas que fazem com que a vítima não se encontre em seu perfeito juízo e possa dizer para parar.

As principais vítimas destes abusos são as mulheres mas homossexuais, adolescentes, crianças e idosos também são vítimas frequentes deste tipo de crime.

Vamos falar sobre o Maio Laranja e a importância do movimento e do debate que ele traz. O dia 18 de maio foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a fim de mobilizar a sociedade sobre o tema cada vez mais necessário de ser discutido.

A a psicóloga Priscilla Souza, formada pela UNESP Bauru e pós-graduada em psicologia comportamental pela UFSCAR e TCR Campinas em terapia comportamental, participou do Imaculada Notícias desta terça-feira (23). Acompanhe!!

Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10

Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Imaculada Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.