Moradores de 13 estados e mais o Distrito Federal vão enfrentar a onda de calor pelo menos durante toda esta semana. É que o Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, aumentou para até sexta-feira o aviso de perigo por causa das altas temperaturas.
O alerta vermelho aumentou, também, a abrangência do calorão, passando de cinco para 13 estados. E as maiores concentrações de calor estão nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, alcançando, ainda, estados do Norte e do Sul do país.
Nesse domingo, a expressão um sol pra cada um caiu muito bem na cidade do Rio de Janeiro, onde os termômetros marcaram 42,5 ºC, a maior temperatura do ano registrada nas estações do Sistema Alerta Rio e, também entre todas as capitais brasileiras. A sensação térmica chegou a 50,5ºC, mas perdeu para os 58,3ºC registrados no dia 17 de fevereiro também deste ano.
Especialistas do Inmet explicam que a onda de calor que atinge o país é consequência da falta de chuva, justamente neste período do ano em que elas são esperadas.
O refresco, segundo os meteorologistas, pode começar pelo sul.
O Inmet emitiu um alerta onde admitiu que outras ondas de calor podem atingir o país durante a estação chuvosa, ou seja, até 2024. Isso porque estamos em ano de El Ninho e a irregularidade na estação chuvosa é uma característica desse fenômeno.
A Organização Meteorológica Mundial emitiu alerta de que as temperaturas devem continuar altas. A previsão é que o próximo ano vai ser ainda mais quente em todo planeta.
Ninguém está imune aos efeitos prejudiciais do calor extremo, mas idosos, crianças, obesos e pessoas com doenças pré-existentes correm maior risco. Nós vamos saber o porque com o pneumologista Dr. Fernando Santella. Ele foi o convidado do IN de hoje. Este foi apenas um dos destaques do Imaculada Notícias desta segunda-feira (13). Acompanhe o jornal na íntegra:
Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10
Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira
Hidrate-se!!
Acompanhe a edição desta sexta-feira (24), do Imaculada Notícias!!
Diabetes é a quarta causa de morte no Brasil
Acompanhe a edição desta terça-feira (21), do Imaculada Notícias!!
Turismo religioso cresce no Brasil
Acompanhe a edição desta quarta-feira (08), do Imaculada Notícias!!
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.