Por Karina Fonseca Em Você no Coração da Mãe Atualizada em 29 MAI 2020 - 15H58

Jesus e Seus discípulos

O Senhor aparece para os Seus e pede que creiam em Sua presença por meio do amor




No programa desta sexta-feira, 29 de maio, Frei Sebastião Benito Quaglio, OFM Conv., falou sobre as escrituras do Evangelho de São João, o qual contextualiza a aparição de Jesus aos Seus discípulos após a ressurreição. “São João concluiu seus escritos dizendo que, se tivesse que contar tudo sobre os passos de Jesus, não seria capaz de conter os textos nas bibliotecas do mundo todo”, comenta o frade.

O primeiro texto narrado por São João - no capítulo 21, versículo 1 a 14 -, conhecido como “Jesus e a pesca milagrosa”, conta como Jesus apareceu aos discípulos. Jesus estava na praia, mas os discípulos não O reconheceram. A partir de então, o Mestre realiza o milagre dos peixes, visto que os discípulos não haviam pescado nada.

Uma das figuras principais deste Evangelho, além de Jesus, é o Seu discípulo amado, João, que acredita ter visto o Seu Senhor e se volta para Pedro, dizendo: “Pedro, é o Senhor”. A partir disso, acreditaram em Sua presença.

O segundo texto narrado por São João – no capítulo 21, versículo 15 a 19 –, em que se destaca a figura do discípulo Pedro, conta que o mesmo é restaurado, após ser questionado três vezes por Jesus: “Pedro, tu Me amas?”; Pedro responde: “Tu sabes que Te amo”, mas Jesus ainda o instiga e pede para que ele apascente Seus cordeiros.

Frei Sebastião diz que os cordeiros significavam os apóstolos de Jesus, e pensou neste Evangelho como um sinônimo de plena autoridade e amor. “Hoje pensei nisso, a autoridade que Jesus dá é condicionada pelo amor que uma pessoa tem. Portanto, a autoridade vem do amor (...), por exemplo, a autoridade de uma mãe para com o filho. A mãe quer o melhor para o seu filho, porque ama (...), o amor só pode querer coisas boas para as pessoas”.

Complementando o comentário do Evangelho em relação ao discípulo Pedro, Frei Sebastião diz que: “Jesus nos amou até dar a vida, pois quer o bem de cada um de nós. Mas quando Jesus fala: 'Me amas tu, mais do que a eles?', o Senhor queria ter certeza que Pedro O acolhesse de uma forma única e estivessem em sintonia recebendo de Jesus todos os Seus poderes para cuidar da Igreja”. E o frade guardião do carisma da MI conclui: “O amor autêntico e profundo não decepciona, nossa Igreja nasceu sobre o amor”.

Acompanhe a reflexão completa de Frei Sebastião no Programa Você no Coração da Mãe desta Sexta-feira da Sétima Semana da Páscoa:

Milícia da Imaculada · Você no Coração da Mãe 29 05 2020

Leia MaisSó quem ama tem autoridadeO Amor de Jesus CristoPerseverantes na oraçãoFinal de semana festivo na MISimão, tu me amas?O programa Você no Coração da Mãe vai ao ar, de segunda-feira a sábado, das 9h às 10h (horário de Brasília; às 8h, no horário de Campo Grande - MS), pelas emissoras da Fundação Padre Kolbe (Rádio Imaculada 1490 AM, na Grande São Paulo; 107,1 FM, em Atibaia - SP, 97,3 FM, em Maceió - AL e 580 AM, em Campo Grande - MS). Está acessível também no aplicativo Milícia da Imaculada e em Radio On-line.

Comece bem o seu dia renovando sua consagração pessoal a Nossa Senhora! Seja Mílite e evangelize conosco pelos meios de comunicação!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Karina Fonseca, em Você no Coração da Mãe

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.