Por Túlia Savela Em Campanha Atualizada em 20 ABR 2020 - 16H56

Caminho da Luz

Neste tempo em que a MI lança a Campanha Você ilumina, vamos abraçar essa missão de anunciar Jesus Ressuscitado, Luz do mundo e de nossas famílias, com a oração da Via Sacra da Ressurreição, o Caminho da Luz




A Milícia da Imaculada envia, neste tempo pascal, à casa de mais de 40 mil mílites, a Campanha Você Ilumina, vamos caminhar com a Igreja que nos oferece a possibilidade de rezar durante o tempo pascal a Via Lucis, ou Caminho da Luz, como uma Via-Sacra da Ressurreição.

“É uma excelente forma de catequese pascal. Vamos experimentar a beleza dessa forma de rezar o mistério pascal” Dom João Justino, Arcebispo de Montes Claros

O texto que publicaremos a seguir foi-nos enviado por Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo de Montes Claros - MG, pois foi preparado para as comunidades e famílias da Arquidiocese de Monte Claros, que se prepara para a IV Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.

"É uma excelente forma de catequese pascal. Vamos experimentar a beleza dessa forma de rezar o mistério pascal", indica Dom João Justino. Você pode rezar as 14 estações da Via Lucis sozinho(a) ou com a sua família ou em reuniões virtuais neste tempo de quarentena.

Caminho da Luz ou Via Lucis 

Prepare o ambiente se possível: Acenda uma vela e utilize uma cruz com um pano branco sobre ela. Você pode utilizar a vela enviada na Campanha Você ilumina ou a que foi abençoada no Sábado Santo ou ainda outra que possua em casa.

Acolhida: Se mais de uma pessoa irá participar, é interessante que acolha os demais e comece pela invocação do Espírito Santo para que conduza Ele mesmo esse momento de abertura à Luz do Ressuscitado na vida de cada um.

Animação: O animador do dia inicia com a Abertura da Via Lucis:

O mistério pascal é descrito nos Evangelhos como o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. É muito comum acentuarmos a paixão e morte de Nosso Senhor, especialmente nas estações da Via-Sacra. Todavia. é importante meditar também o mistério da ressurreição, pois se Cristo não ressuscitou vã é a nossa fé, dizia o apóstolo Paulo (cf. 1Cor 15,14). A Via Lucis nos ajuda a compreender o caminho de Jesus: pela Cruz para a Luz. Iniciemos, pois, o caminho da luz, o caminho da ressurreição:

Todos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Canto:

Cristo ressuscitou, Aleluia.

Venceu a morte com amor!

Cristo ressuscitou, Aleluia.

Venceu a morte com amor! Aleluia!


Primeira estação: Jesus ressuscitou!

Animador: Nós vos adoramos, ó Jesus Ressuscitado.

Todos: Porque nos destes uma Vida Nova.

Leitor 1: "Mas o anjo dirigindo-se às mulheres, disse-lhes: 'Não temais! Sei que estais procurando Jesus, o crucificado. Ele não está aqui, pois ressuscitou como havia dito. Vinde ver o lugar onde ele jazia'." (Mt 28,5-6). 

Leitor 2: "A fé cristão é fé na encarnação do Verbo e na ressurreição na carne; é fé num Deus que Se fez tão próximo que entrou na nossa história. A fé no Filho de Deus feito homem em Jesus de Nazaré não nos separa da realidade; antes permite-nos individuar o seu significado mais profundo, descobrir quanto Deus ama este mundo e o orienta sem cessar para Si; e isso leva o cristão a comprometer-se, a viver de modo ainda mais intenso o seu caminho sobre a terra" (Papa Francisco, Lumen fidei 18).

Todos: "A fé não só olha para Jesus, mas olha também a partir da perspectiva de Jesus e com os Seus olhos: é uma participação no Seu modo de ver" (Idem).

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória-ao-Pai...

Canto

Meu coração me diz: "O amor me amou,

e se entregou por mim". Jesus ressuscitou. Jesus ressuscitou.

Passou a escuridão, o sol nasceu.

A vida triunfou: Jesus ressuscitou.


Segunda estação: As mulheres encontram o sepulcro vazio

Animador: Nós vos adoramos, ó Jesus Ressuscitado.

Todos: Porque nos destes uma Vida Nova.

Leitor 1: "No primeiro dia da semana, muito cedo ainda, elas foram à tumba, levando os aromas que tinha preparado. Encontraram a pedra do túmulo removida, mas, ao entrar, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. E aconteceu que estando perplexas com isso, dois homens se postaram, diante delas, com veste fulgurante. Cheias de medo, inclinaram o rosto para o chão; eles, porém, disseram: 'Por que procurais Aquele que está vivo dentre os mortos? Ele não está aqui; ressuscitou. Lembrai-vos de como vos falou, quando ainda estava na Galileia: 'É preciso que o Filho do Homem seja entregue às mãos dos pecadores, seja crucificado, e ressuscite ao terceiro dia'. E elas se lembraram de suas palavras" (Lc 24,1-8).

Leitor 2: As mulheres vão ao túmulo levando os aromas, mas temem que a viagem seja inútil, porque uma grande pedra bloqueia a entrada do sepulcro. O caminho daquelas mulheres é também o nosso caminho; lembra o caminho da salvação que voltamos a percorrer (Papa Francisco, Vigília Pascal 2019).

Todos: "Cada um é chamado a encontrar, no Vivente, Aquele que remove do coração as pedras mais pesadas. Perguntemo-nos: Qual é a minha pedra a ser removida, como se chama esta pedra?" (Idem).

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória-ao-Pai...

Canto:

Cristo ressuscitou, Aleluia.

Venceu a morte com amor!

Cristo ressuscitou, Aleluia.

Venceu a morte com amor! Aleluia!


Terceira estação: Jesus aparece a Maria Madalena

Animador: Nós vos adoramos, ó Jesus Ressuscitado.

Todos: Porque nos destes uma Vida Nova.

Leitor 1: "Dizendo isso, Maria voltou-se e viu Jesus de pé. Mas não sabia que era Jesus. Jesus lhe disse: 'Mulher, por que choras? A quem procuras?'. Pensando ser o jardineiro, ela disse: 'Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o irei buscar'. Diz-lhe Jesus: 'Maria!'. Voltando-se, ela lhe diz em hebraico: 'Rabbuni!', que quer dizer 'Mestre'. Jesus lhe disse: 'Não me retenhas, pois ainda não subi ao Pai. Vai, porém, aos meus irmãos e dize-lhes: 'Subo a meu Pai e vosso Pai, a meu Deus e vosso Deus'. Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: 'Vi o Senhor!', e as coisas que ele disse (Jo 20,14-18).

Leitor 2: "A Páscoa ensina-nos que o crente se detém pouco no cemitério, porque é chamado a caminhar ao encontro do Vivente. Perguntemo-nos: na minha vida, para onde caminho? Sucede às vezes que o nosso pensamento se dirija continua e exclusivamente para os nossos problemas, que nunca faltam, e vamos ter com o Senhor apenas para nos ajudar. Mas, deste modo, são as nossas necessidades que nos orientam, não Jesus. E continuamos a buscar o Vivente entre os mortos. E quantas vezes, mesmo depois de ter encontrado o Senhor, voltamos entre os mortos, repassando intimamente saudades, remorsos, feridas e insatisfações, sem deixar que o Ressuscitado nos transforme!" (Papa Francisco, Vigília Pascal 2019).

Todos: No fundo, viver a santidade é viver em comunhão com Ele os mistérios da vida, consiste em associar-se de uma maneira única e pessoal à morte e ressurreição do Senhor, em morrer e ressuscitar continuamente com Ele (Papa Francisco, Gaudete et exsultate 20).

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória-ao-Pai...

Canto:

Prova de amor maior não há, 

que doar a vida pelo irmão.

Prova de amor maior não há,

que doar a vida pelo irmão.


Quarta estação: Jesus ressuscitado caminha com os discípulos de Emaús

Animador: Nós vos adoramos, ó Jesus Ressuscitado.

Todos: Porque nos destes uma Vida Nova.

Leitor 1: "Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Os discípulos, porém, estavam como que cegos e não o reconheceram. Então Jesus perguntou: 'O que ides conversando pelo caminho?' Eles pararam, com o rosto triste, e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: 'Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?'. Ele perguntou: 'O que foi?'. Os discípulos responderam: 'O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu'. Então Jesus lhes disse: 'Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! Será que Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar em sua glória?'. E, começando por Moisés e passando pelos profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele" (Lc 24,13-27).

Leitor 2: "Cristo desceu à terra e ressuscitou dos mortos: com a sua encarnação e ressurreição, o Filho de Deus abraçou o percurso inteiro do homem e habita nos nossos corações por meio do Espírito Santo. A fé sabe que Deus Se tornou muito próximo de nós, que Cristo nos foi oferecido como grande dom que nos transforma interiormente, que habita em nós, e assim nos dá a luz que ilumina a origem e o fim da vida, o arco inteiro do percurso humano" (Papa Francisco, Lumen fidei 20).

Todos: "Como precisamos que a nossa fé seja renovada, que os nossos horizontes míopes sejam questionados e renovados por este anúncio! Jesus ressuscitou e, com Ele, ressurge a nossa esperança criativa para enfrentar os problemas atuais, porque sabemos que não estamos sozinhos" (Papa Francisco, Vigília Pascal 2018).

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória-ao-Pai...

Canto:

Por onde formos também nós, que brilhe a tua luz.

Fala, Senhor, em nossa voz, em nossa vida.

Nosso caminho então conduz, queremos ser assim, 

que o Pão da Vida nos revigore no nosso sim.


Quinta estação: Jesus ressuscitado reparte o pão

Animador: Nós vos adoramos, ó Jesus Ressuscitado.

Todos: Porque nos destes uma Vida Nova.

Leitor 1: "Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: 'Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!'. Jesus entrou para fica com eles. Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o e partiu-o e lhes distribuía. Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. Então um disse ao outro: 'Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as escrituras?' Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze reunidos com os outros. E estes confirmaram: 'Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!'. Então, os dois contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão" (Lc 24,28-35).

Leitor 2: "O próprio Jesus Se repartiu, e reparte, por nós. E pede que façamos dom de nós mesmos, que nos repartamos pelos outros. Foi precisamente este 'partir o pão' que se tornou ícone, sinal de reconhecimento de Cristo e dos cristãos. Lembremo-nos de Emaús: reconheceram-No 'ao partir o pão' (Lc 24,35). Recordemos a primeira comunidade de Jerusalém: 'Eram assíduos (…) à fração do pão' (At 2,42). É a Eucaristia que se torna, desde o início, o centro e a forma da vida da Igreja. Mas pensemos também em todos os santos e santas – famosos ou anônimos – que se 'repartiram' a si mesmos, a própria vida, para 'dar de comer' aos irmãos. Quantas mães, quantos pais, juntamente com o pão cotidiano cortado sobre a mesa de casa, repartiram o seu coração para fazer crescer os filhos, e fazê-los crescer bem! Quantos cristãos, como cidadãos responsáveis, repartiram a própria vida para defender a dignidade de todos, especialmente dos mais pobres, marginalizados e discriminados!" (Papa Francisco, Corpus Christi 2016).

Todos: "Onde encontram eles a força para fazer tudo isto? Precisamente na Eucaristia: na força do amor do Senhor ressuscitado, que também hoje parte o pão para nós e repete: 'Fazei isto em memória de Mim'" (Idem).

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória-ao-Pai...

Canto:

E quando amanhecer

o dia eterno, a plena visão

ressurgiremos por crer

nesta vida escondida no pão.


Sexta estação: Jesus aparece aos discípulos em Jerusalém

Animador: Nós vos adoramos, ó Jesus Ressuscitado.

Todos: Porque nos destes uma Vida Nova.

Leitor 1: "Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”. Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés" (Lc 24,36-40).

Leitor 2: "Irmãos e irmãs, não nos fechemos à novidade que Deus quer trazer à nossa vida! Muitas vezes sucede que nos sentimos cansados, desiludidos, tristes, sentimos o peso dos nossos pecados, pensamos que não conseguimos? Não nos fechemos em nós mesmos, não percamos a confiança, não nos demos jamais por vencidos: não há situações que Deus não possa mudar; não há pecado que não possa perdoar, se nos abrirmos a Ele" (Papa Francisco, Vigília Pascal 2013).

Todos: "O Senhor está vivo e quer ser procurado entre os vivos. Depois de O ter encontrado, cada um é enviado por Ele para levar o anúncio da Páscoa, para suscitar e ressuscitar a esperança nos corações pesados de tristeza, em quem sente dificuldade para encontrar a luz da vida" (Papa Francisco, Vigília Pascal 2016).

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória-ao-Pai...

Canto:

Eu creio num mundo novo,

pois Cristo ressuscitou.

Eu vejo Sua luz no povo,

por isso alegre sou. (2x)


Sétima estação: Jesus dá o poder de perdoar os pecados

Animador: Nós vos adoramos, ó Jesus Ressuscitado.

Todos: Porque nos destes uma Vida Nova.

Leitor 1: "Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e pondo-se no meio deles, disse: 'A paz esteja convosco!'. Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. Novamente Jesus disse: 'A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio'. E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: 'Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos'" (Jo 20,19-23).

Leitor 2: "Deus nunca Se cansa de perdoar, somos nós que nos cansamos de pedir a sua misericórdia. Aquele que nos convidou a perdoar setenta vezes sete (Mt 18,22) dá-nos o exemplo: Ele perdoa setenta vezes sete. Volta uma vez e outra a carregar-nos aos Seus ombros. Ninguém nos pode tirar a dignidade que este amor infinito e inabalável nos confere. Ele permite-nos levantar a cabeça e recomeçar, com uma ternura que nunca nos defrauda e sempre nos pode restituir a alegria. Não fujamos da ressurreição de Jesus, nunca nos demos por mortos, suceda o que suceder. Que nada possa mais do que a sua vida que nos impele para diante!"(Papa Francisco, Evangelii gaudium 3).

Todos: "Não tenhas medo de apontar para mais alto, de te deixares amar e libertar por Deus. Não tenhas medo de se deixares guiar pelo Espírito Santo. A santidade não te torna menos humano, porque é o encontro da tua fragilidade com a força da graça" (Papa Francisco, Gaudete et exsultate 34).

 Pai-nosso... Ave-Maria... Glória-ao-Pai.

Canto:

Eis, que faço novas todas as coisas,

que faço novas todos as coisas,

que faço novas todas as coisas. (2x)


Oitava estação: Jesus vai ao encontro de Tomé

Animador: Nos vos adoramos, ó Jesus ressuscitado.

Todos: Porque nos destes uma Vida Nova.

Leitor 1: "Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe depois: 'Vimos O Senhor'. Mas Tomé disse-lhes: 'Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei!'. Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: 'A paz esteja convosco'. Depois disse a Tomé: Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel'. Tomé respondeu: 'Meu Senhor e meu Deus!'. Jesus lhe disse: 'Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!'" (Jo 20,24-29).

Leitor 2: "0 Pastor ressuscitado vai à procura de quem se extraviou nos labirintos da solidão e da marginalização; vai ao seu encontro através de irmãos e irmãs que sabem aproximar-se com respeito e ternura e fazer sentir àquelas pessoas a voz d'Ele, uma voz nunca esquecida, que as chama à amizade com Deus" (Papa Francisco, Páscoa de 2017).

Todos: Jesus ressuscitado não se cansa de nos procurar.

 Pai-nosso... Ave-Maria... Glória-ao-Pai

Canto:

O Senhor ressurgiu, aleluia, aleluia!

É o Cordeiro Pascal, aleluia, aleluia.

Imolado por nós, aleluia, aleluia.

É o Cristo Senhor, Ele vive e venceu, aleluia.


Nona estação: Jesus aparece aos discípulos no mar de Tiberíades

Animador: Nós vos adoramos, ó Jesus ressuscitado.

Todos: Porque nos destes uma Vida Nova.

Leitor 1: Naquele tempo, "Jesus apareceu de novo aos discípulos, a beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros discípulos de Jesus. Simão Pedro disse a eles: 'Eu vou pescar'. Eles disseram: 'Também vamos contigo'. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. Então Jesus disse: 'Moços, tendes alguma coisa para comer?' Responderam: 'Não'. Jesus disse-lhes: 'Lançai a rede à direita da barca, e achareis'. Lançaram, pois, a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: 'É o Senhor!'. Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu uma roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar" (Jo 20,1-7).

Leitor 2: "A sua ressurreição não é algo do passado; contém uma força de vida que penetrou o mundo. Onde parecia que tudo morreu, voltam a aparecer por todo o lado os rebentos da ressurreição. É uma força sem igual. É verdade que muitas vezes parece que Deus não existe: vemos injustiças, maldades, indiferenças e crueldades que não cedem. Mas também é certo que no meio da obscuridade, sempre começa a desabrochar algo de novo que, mais cedo ou mais tarde, produz fruto" (Papa Francisco, Evangelii gaudium 276).

Todos: "A ressurreição de Cristo produz por toda a parte rebentos deste mundo novo, e ainda que os cortem, voltam a despontar, porque a ressurreição do Senhor já penetrou a trama oculta desta história; porque Jesus não ressuscitou em vão" (Papa Francisco, Evangeli gaudium 278).

 Pai-nosso... Ave-Maria... Glória-ao-Pai

Canto:

Ao celebrar nossa Páscoa

e ao vos trazer nossa oferta,

fazei de nós, ó Deus de amor,

imitadores do redentor. (2x)


Décima estação: Jesus confia o pastoreio a Simão Pedro

Animador: Nós vos adoramos, ó Jesus ressuscitado.

Todos: Porque nos destes uma Vida Nova.

Leitor 1: "Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?'. Pedro respondeu: 'Sim Senhor, tu sabes que eu te amo'. Jesus disse: 'Apascenta os meus cordeiros'. E disse de novo a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas?'. Pedro disse: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas'. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas?'. Pedro ficou triste porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: 'Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo'. Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir'. Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. Acrescentou: 'Segue-me'." (Jo 21,15-19).

Leitor 2: "Pedro experimentou que a fidelidade de Deus é maior do que as nossas infidelidades, e mais forte do que as nossas negações. Dá-se conta de que a fidelidade do Senhor afasta os nossos medos e ultrapassa toda a imaginação humana. Hoje, Jesus faz a mesma pergunta também a nós: 'Tu amas-Me?'. Fá-lo precisamente porque conhece os nossos medos e as nossas fadigas, E Pedro indica-nos o caminho: fiarmo-nos d'Ele que 'sabe tudo' de nós, confiando, não na nossa capacidade de Lhe ser fiel, mas na Sua inabalável fidelidade. Jesus nunca nos abandona, porque não pode negar-Se a Si mesmo (cf. 2Tm 2,13). É fiel" (Papa Francisco, 29 de junho de 2014).

Todos: "Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo" "Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. "Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo."

 Pai-nosso... Ave-Maria... Glória-ao-Pai

Canto:

Eu vim para que todos tenham vida

que todos tenham vida plenamente.

Eu vim para que todos tenham vida

que todos tenham vida plenamente.


Décima primeira estação: Jesus envia os discípulos em missão

Animador: Nos vos adoramos, ó Jesus ressuscitado.

Todos: Porque nos destes uma Vida Nova.

Leitor 1: "Naquele tempo, os onze discípulos foram para a Galileia, no monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. Então Jesus aproximou-se e falou: 'Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias até o fim do mundo" (Mt 28,16-20).

Leitor 2: "Naquele 'ide' de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova 'saída' missionária. Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor Ihe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho" (Papa Francisco, Evangelii gaudium 20).

Todos: É preciso pôr "a Igreja em movimento de saída de si mesma, de missão centrada em Jesus Cristo, de entrega aos pobres. Deus nos livre de uma Igreja mundana sob vestes espirituais ou pastorais! Este mundanismo asfixiante cura-se saboreando o ar puro do Espírito Santo, que nos liberta de estarmos centrados em nós mesmos, escondidos numa aparência religiosa vazia de Deus. Não deixemos que nos roubem o Evangelho!"  (Papa Francisco, Evangelii gaudium 97).

 Pai-nosso... Ave-Maria... Glória-ao-Pai

Canto:

Cristo está vivo, ressuscitou para nós! Essa verdade vai anunciar,

a toda terra com alegria a cantar.

E quando amanhecer o dia eterno, a plena visão

ressurgiremos por crer / nesta vida escondida no pão.


Décima segunda estação: Jesus ascende aos céus

Animador: Nós vos adoramos, ó Jesus ressuscitado.

Todos: Porque nos destes uma Vida Nova.

Leitor 1: Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: "Assim está escrito: 'O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso. Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade até que sejais revestidos da força do alto' Entendo Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria" (Lc 24,46-52).

Leitor 2: "Peçamos ao Senhor a graça de não hesitar quando o Espírito nos exige que demos um passo em frente. Peçamos a coragem apostólica de comunicar o Evangelho aos outros e de renunciar a fazer nossa vida um museu de recordações. Em qualquer situação, deixemos que o Espírito Santo nos faça contemplar a história na perspectiva de Jesus ressuscitado. Assim a Igreja, em vez de cair cansada, pode continuar em frente acolhendo as surpresas do Senhor" (Papa Francisco, Gaudete et exsultate 139).

Todos: São Paulo diz querer estar unido a Cristo, para poder assim 'conhecê-Lo a Ele, na força da sua ressurreição' (Fl 3,10). Tal é a força que se manifestará sempre de novo na tua existência, porque Ele veio para dar-te a vida, e 'vida em abundância' (cf. Jo 10,10).

 Pai-nosso... Ave-Maria... Glória-ao-Pai

Canto:

O Deus de amor, jamais se descuidou.

Em seu vigor, Jesus ressuscitou.


Décima terceira estação: Maria e os discípulos em oração

Animador: Nós vos adoramos, ó Jesus ressuscitado.

Todos: Porque nos destes uma Vida Nova.

Leitor 1: "Então, do monte chamado das Oliveiras, voltaram a Jerusalém. A distância é pequena: a de uma caminhada de sábado. Tendo entrado na cidade, subiram à sala superior, onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, e Simão, o Zelota; e Judas, filho de Tiago. Todos estes, unânimes, perseveravam na oração com algumas mulheres, entre as quais Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele" (At 1,12-14).

Leitor 2: "Juntamente com o Espírito Santo, sempre está Maria no meio do povo. Ela reunia os discípulos para O invocarem (At 1,14), e assim tornou possível a explosão missionária que se deu no Pentecostes. Ela é a Mãe da Igreja evangelizadora e, sem Ela, não podemos compreender cabalmente o espírito da nova evangelização" (Papa Francisco, Evangelii gaudium 284).

Todos: "Maria, Mãe da Igreja e Mãe da nossa fé, nos dirigimos, rezando-lhe: 'Ajudai, ó Mãe, a nossa fé. Abri o nosso ouvido à Palavra, para reconhecermos a voz de Deus e a sua chamada. Despertai em nós o desejo de seguir os seus passos, saindo da nossa terra e acolhendo a sua promessa. Ajudai-nos a deixar-nos tocar pelo seu amor para podermos tocá-Lo com a fé. Ajudai-nos a confiar-nos plenamente a Ele, a crer no seu amor, sobretudo nos momentos de tribulação e cruz, quando a nossa fé é chamada amadurecer. Semeai, na nossa fé, a alegria do Ressuscitado. Recordai-nos que quem crê nunca está sozinho, Ensinai-nos a ver com os olhos de Jesus, para que Ele seja luz no nosso caminho. E que esta luz da fé cresça sempre em nós até chegar aquele dia sem ocaso que é o próprio Cristo, vosso Filho, nosso Senhor" (Papa Francisco, Lumen fidei 60).

 Pai-nosso... Ave-Maria... Glória-ao-Pai

Canto:

Ó vem conosco, vem caminhar,

Santa Maria, vem. (2x)


Décima quarta estação: Pentecostes, a vinda do Espírito Santo

Animador: Nós vos adoramos, ó Jesus ressuscitado

Todos: Porque nos destes uma Vida Nova.

Leitor 1: "Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidas no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania que encheu a casa onde eles se encontraram. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava (At 2,1-4).

Leitor 2: "O mundo tem necessidade de homens e mulheres que não estejam fechados, mas repletos do Espírito Santo. Para além de falta de liberdade, o fechamento ao Espírito Santo é também pecado. Há muitas maneiras de fechar-se ao Espírito Santo: no egoísmo da própria benefício, no legalismo rígido - como a atitude dos doutores da lei que Jesus chama de hipócritas -, na falta de memória daquilo que Jesus ensinou, no viver a existência cristã não como serviço, mas como interesse pessoal, e assim por diante. Ao contrário, o mundo necessita da coragem, da esperança, da fé e da perseverança dos discípulos de Cristo. O mundo precisa dos frutos, dos dons do Espírito Santo, como elenca São Paulo: 'amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, autodomínio' (Gal 5,22)" (Papa Francisco, Pentecostes 2015).

Todos: Vinde, Espírito Santo. Enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.

 Pai-nosso... Ave-Maria... Glória-ao-Pai

Canto:

Luz do Senhor,

que vem sobre a terra,

inunda meu ser

permanece em nós. (2x)


Conclusão

Leitor 1: Rezemos a oração final (adaptada da Arquidiocese de Montes Claros)

Todos: Senhor Jesus Cristo,/ prometeste estar em nosso meio/ quando reunidos em teu nome./ Junto com teu Pai, manda teu Santo Espírito sobre tua Igreja da qual a Milícia da Imaculada é parte/ Pedimos por todos os mílites e colaboradores que mantêm essa Obra evangelizadora./ Ilumina com a luz de tua palavra/ os nossos caminhos neste tempo pascal./ Dá-nos a graça de viver em comunidades eclesiais missionárias/ a serviço do Evangelho da vida e do Reino de teu Pai./ Concede-nos um coração reconciliado para sentar-nos à tua mesa,/ partilhar o Pão da Vida/ e testemunhar uma Igreja misericordiosa./ Torna ágeis nossos pés para a missão/ e abre nossas mãos para a caridade./ Com tua Mãe Maria, Mãe da Igreja,/ inspira-nos palavras proféticas que ajudem a construir, em nossas casas, bairros e cidades,/ a cultura do encontro, da paz e da fraternidade. Amém.

Pai-nosso... Ave-Maria... Glória-ao-Pai

Bênção final:

Animador: Que a vossa bênção, ó Deus, desça copiosa sobre nós que acabamos de rememorar pela Via-Lucis o mistério da paixão, morte e ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Campanha

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.