Formas de doação

5 motivos para doar

Doar faz bem para quem recebe... E principalmente para quem oferece!

Escrito por Nathalia Silva

05 JAN 2024 - 08H00 (Atualizada em 05 JAN 2024 - 08H10)


Graças à tecnologia fMRI, os pesquisadores são capazes de ver a atividade cerebral quando certos atos são realizados e, em um estudo sobre doações de caridade, quando as pessoas doadas a uma causa nobre, a região do mesencéfalo do cérebro se iluminou . Esta é a área do cérebro que é responsável por nossos desejos e recompensas, mostrando a ligação entre doações de caridade e alegria.

Esta recompensa ou resposta de prazer ao dar é a razão fisiológica por trás do 'brilho caloroso' ou aquela sensação boa que você tem quando dá e por que você pode escolher gastar dinheiro com outras pessoas ou caridade em comparação com você mesmo.

Mas doar realmente deixa você mais feliz? De acordo com uma pesquisa e estudo dos pesquisadores Dunn, Akin, Aknin e Norton, sim.

Depois de descobrir que as pessoas que gastaram uma proporção maior de sua renda em gastos pró-sociais (presentes para outras pessoas e doações para caridade, como a Milícia da Imaculada) em comparação com os gastos pessoais (contas / despesas e presentes para si mesmas) ficaram "mais felizes" em uma pesquisa autorrelatada, os pesquisadores definiram um experimento do mundo real.

Pessoas distribuídas aleatoriamente foram colocadas em quatro grupos que deveriam gastar $ 5 consigo mesmas, $ 20 consigo mesmas, $ 5 com outras pessoas ou $ 20 com outras. Aqueles que gastaram US $ 5 ou US $ 20 com outras pessoas relataram ser muito mais felizes, enquanto aqueles que gastaram dinheiro consigo mesmos não mostraram nenhuma mudança na felicidade. Também digno de nota, o grupo que deu $ 5 estava tão feliz quanto o grupo que tinha $ 20 para doar, mostrando que a felicidade em doar pode ser mais sobre como e não quanto.

Portanto, doar e pode tornar você mais feliz, afinal:

1. Faz a gente olhar para o mundo ao redor

2. Produz sensação de felicidade e bem-estar

3. Aumenta consciência sobre o consumo

4. Ajuda na prática do desapego material

5. Alarga os horizontes missionários da sua vida

Que tal fazer esta experiência hoje mesmo com a Milícia da Imaculada?

Como doar Doar agora

Fontes de pesquisa: https://www.huffpost.com/entry/want-to-be-happier-give-m_b_6175358 e https://www.ecycle.com.br/doar-faz-bem-para-quem-doa-e-quem-recebe/
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Nathalia Silva, em Formas de doação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.