Prof. Dr. Fernando Altemeyer Junior, PUC-SP
Natal é o parto de uma criança. É esperança, mistério repleto de símbolos. O centro é o nascimento de Deus como ser humano. O mistério da fé se revela aos nossos corações como um segredo natalino escondido pelo presépio. É preciso ver o rosto do menino na manjedoura. As “vestes” e “luzes” do Natal não podem nos ofuscar e distanciar da visita divina.
Após três anos de Covid-1 que não acaba nunca, desejamos um Natal diferente dos anteriores. Natal vacinado e pleno de esperanças. Faltam nove dias para um ano que almejamos distinto e justo.
Uma parábola do dinamarquês Soren Kierkegaard ajuda-nos a decifrar o enigma. Diz a parábola: “Um rei era bom e extremamente generoso. Ninguém jamais esteve com ele sem receber algo vital e alegrar-se profundamente. Era amado e admirado por sua riqueza, seu amor e sua compaixão. Certo dia quis casar-se. Seus conselheiros quiserem revesti-lo das vestes mais luxuosas que possuía e percorrer com seu séquito as vilas de seu império para encontrar sua alma gêmea e desposá-la. O rei contestou: ‘Se eu sair com toda a pompa e riqueza, nunca hei de saber se uma mulher me amará por mim ou pelas riquezas e vestes que possuo’. Para encontrar um coração livre e puro, irei vestido como o mais pobre entre os pobres. Ao percorrer as vilas e cidades, enfim ele encontrou a mulher que por ele se apaixonou tal qual ele andava e vestia, e soube que essa o amou pelo que ele era e não pelas roupas, status, poderes ou riquezas”.
Esse o segredo natalino. Estar com as pessoas que nos amam por aquilo que somos. Com nossas belezas e feiuras. Jesus age desse modo quando visita a humanidade. Vem em andrajos para conhecer quem o ama de verdade. Feliz Natal no segredo do presépio: simples e despojado. Grato pela amizade nesse 2022. Sonhos rebeldes em 2023. Muito a lutar e mudar no Brasil, no mundo e em nós mesmos.
Coletiva com a presidência encerra 62ª Assembleia Geral da CNBB
Maior encontro do episcopado brasileiro aconteceu entre os dias 15 e 24 de abril e aprovou a atualização do texto das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
Após emendas, texto das DGAE será apresentado hoje na 62ª Assembleia Geral da CNBB
Atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil é o tema central do encontro do episcopado Brasileiro.
CNBB inicia hoje processo de apreciação das novas Diretrizes Gerais
Bispos reunidos na 62ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida (SP) discutem também nesta sexta-feira Análises de Conjuntura Eclesial e Sociocultural.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.