O baião de dois é um prato tipicamente nordestino que conquistou o coração de todos os brasileiros. Com um mix de sabores e a junção do clássico arroz com feijão, ele tem tudo o que você precisa para acertar na cozinha ou até mesmo reaproveitar ingredientes que sobraram do almoço ou jantar.
E o mais gostoso é que você pode tanto preparar receitas tradicionais, como o baião de dois com feijão-fradinho ou feijão-de-corda, quanto fazer substituições inteligentes e inovar, como é o caso do baião de dois com arroz integral ou com linguiça calabresa.
Resumindo: esse prato é uma verdadeira junção de sabores capazes de abraçar toda a família e promover reuniões ainda mais alegres e divertidas ao redor da mesa.
Quer conferir dicas de preparo e sugestões para incrementar a receita de baião de dois? Acompanhe a seguir e surpreenda-se com as possibilidades desse prato!
INGREDIENTES
1 e meia xícara (chá) de feijão-de-corda cru
4 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
1 gomo pequeno de paio, cortado em cubos médios
1 xícara (chá) de carne-seca demolhada, cozida e desfiada (100 g)
1 cebola média picada
2 xícaras (chá) de arroz cru (300 g)
2 xícaras (chá) de água fervente (400 ml)
meia colher (chá) de sal
4 espetos de queijo de coalho cortados em cubos pequenos (200 g)
MODO DE PREPARO
Em uma panela de pressão, coloque o feijão e 1 litro de água, e leve ao fogo médio para aquecer. Tampe a panela e deixe cozinhar, por 25 minutos após o início da fervura. Desligue o fogo, espere a pressão ceder e escorra o feijão, reservando 2 xícaras (chá) do caldo do cozimento (400 ml).
Em uma panela grande, coloque 2 colheres (sopa) da manteiga de garrafa e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o paio e frite por 3 minutos, ou até dourar. Acrescente a carne-seca e a cebola, e refogue por 2 minutos, ou até que a cebola fique transparente.
Adicione o arroz, a água fervente, o caldo do cozimento do feijão reservado, e o sal, misture e deixe cozinhar em fogo médio, por 15 minutos, com a panela semitampada, ou até que o arroz fique macio. Junte o feijão cozido, a manteiga de garrafa restante e o queijo de coalho. Misture, retire do fogo e sirva em seguida.
DICA
Se preferir, substitua o feijão-de-corda pela mesma quantidade de feijão-fradinho, demolhado por 3 horas.
Para fazer o pré-preparo da carne-seca, coloque 400 g de carne-seca em água fria por 48 horas, na geladeira, trocando a água pelo menos 6 vezes. Afervente em água abundante e desfie.
O Conclave pede orações
"Os cardeais, conscientes da responsabilidade a que são chamados, reconhecem a necessidade de serem sustentados pela oração de todos os fiéis", ressalta o comunicado da Santa Sé.
Rádio Imaculada celebra aniversário com jantar dançante
Emissora completa 30 anos de evangelização a partir da Grande São Paulo e planeja reunir ouvintes, colaboradores e pessoas que fizeram parte desta trajetória.
Conclave, memória e profecia
O caminho rumo ao Sucessor de Pedro de número 267 passa por esta instituição criada para evitar o prolongamento da Sé vacante. É necessária uma maioria qualificada de dois terços dos votos para eleger o Pontífice.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.