Culinária

Como assim, o dia do chocolate não é na Páscoa?

"Tudo que você precisa é de amor, longas gargalhadas, e um bom chocolate", Clarice Lispector.

Escrito por Túlia Savela

31 AGO 2019 - 10H23 (Atualizada em 07 JUL 2021 - 09H43)

freepik.com

Amigo da juventude

O chocolate não é só uma delícia, ele oferece muitos benefícios (consumido moderadamente, claro!), e é considerado um amigo da longevidade. E quanto maior é a porcentagem de cacau em sua composição, melhor. O amargo, com 60 a 85% de cacau, com menos açúcar e menos gordura, é considerado o melhor, pois é rico em flavonóides, um antioxidante natural que ajuda a neutralizar os radicais livres do corpo, retardando o envelhecimento. É rico em cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12, vitamina C e cafeína. Além disso, contém dois aminoácidos: fenilalanina e tirosina (substâncias responsáveis pela felicidade natural). Com toda essa riqueza, os benefícios são maravilhosos: combate câncer de intestino, auxilia na saúde cardiovascular e diminui níveis de colesterol LDL, traz bem-estar (endorfina e dopamina, relacionadas ao relaxamento e, com isso, alivia dores), reduz danos cerebrais. Por conter antioxidantes, o chocolate (o cacau) é um aliado da beleza e contra o desgaste físico.

Dia Mundial do Chocolate 

O Dia Mundial do Chocolate é em 7 de julho e o Dia Nacional do Chocolate é comemorado em 28 de outubro. Para nós brasileiros, a data caiu bem no inverno, o que combina muito com um chocolate quente. Por isso, a nutricionista Karol Fernandes deixa uma receita de dar água na boca: chocolate quente cremoso aromatizado.

Aposto que você ficou com água na boca, não é? Está bem! Vou detalhar aqui a receita que a Nutricoach Karol Fernandes enviou para a redação da revista Jovem Mílite. Segura aí:

Chocolate quente cremoso aromatizado

INGREDIENTESLeia MaisDelícias para o ArraiáDia do hambúrguerHoje não quero carneSanduba e chips de batata-doce

100 g de calda de caramelo pronta ou feita em casa

200 g de chocolate em barra meio amargo

300 ml de leite integral

50 ml de café coado

1 colher (sobremesa) de amido de milho

1 colher (café) de essência de baunilha

MODO DE PREPARO

Derreta o chocolate em banho-maria. Bata no liquidificador o leite com o amido. Despeje na panela, acrescente a baunilha e leve ao fogo médio, mexendo bem até engrossar. Desligue o fogo e misture este leite ao chocolate derretido, lentamente para incorporá-lo bem à mistura. Acrescente o café quente também. Se necessário, volte a aquecer, porém sem fervura. Reserve em uma garrafa térmica até o momento de servir. Montagem: Decore uma caneca ou taça com a calda de caramelo e acrescente a bebida bem quente. Sirva imediatamente. Rende 4 porções.

Clique abaixo e receba a Jovem Mílite para aprender outras receitas 

Seja um Jovem Mílite


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Culinária

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.