Por Túlia Savela Em Igreja Atualizada em 28 SET 2021 - 16H41

Foco na Amazônia

Igreja do mundo todo volta seu olhar à Amazônia

Arquivo MI
Arquivo MI
De olho na floresta


Por Karina Fonseca 

Você está sabendo que o Papa Francisco convocou um sínodo para tratar dos problemas que afetam a Amazônia? Preocupa a Igreja a situação em que vivem aqueles povos. Por isso, em outubro de 2019, bispos do mundo todo se mobilizarão sobre o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

O Sínodo apontará novos caminhos de evangelização que devem ser elaborados para e com o povo local: indígenas, ribeirinhos, migrantes, deslocados e habitantes das comunidades, zonas rurais e cidades.

Mas para que exatamente a Igreja promoverá este encontro? Para conhecer a riqueza do bioma, os saberes e a diversidade dos povos, suas lutas por uma ecologia integral, seus sonhos e esperanças; reconhecer suas lutas e resistências em mais de 500 anos de colonização e de projetos pautados em exploração desmedida e destruição da floresta e de recursos naturais; conviver com a Amazônia, a partir do modo de ser de seus povos, com recursos de uso coletivo compartilhados num modo de vida próprio deles; defender a Amazônia, seus povos e bioma ameaçados em seus territórios, injustiçados, expulsos de suas terras, torturados e assassinados em conflitos agrários e socioambientais.

Leia Mais sobre Igreja e AtualidadeOs jovens e o Projeto IDEAbusos, não!Juventude e Políticas públicas Silêncio, renúncias e ajuda

No ano de 2018, durante o encontro com povos indígenas de diversos países da Pan-Amazônia, no Peru, o Papa Francisco falou sobre a riqueza dos saberes e da diversidade indígenas; a necessidade de defender a floresta e seus povos; e as ameaças que enfrentam em função de interesses econômicos.

Nas palavras do Papa, o objetivo é, “identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta. Que os novos Santos intercedam por este evento eclesial para que, no respeito da beleza da Criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do universo, e por Ele iluminados, percorram caminhos de justiça e de paz”.

A floresta não está só no Brasil, mas no Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Além de seu grande território, outra característica impressionante é sua biodiversidade. Há na Amazônia perto de 2.500 espécies de árvores e 30 mil espécies de plantas, das 100 mil existentes na América do Sul.

Para receber mensalmente a revista Jovem Mílite, cadastre-se abaixo e torne-se um evangelizador com a Milícia da Imaculada!

Seja um jovem mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.