As guerras e as mudanças climáticas sempre impactaram a produção dos alimentos, como é percebido até hoje. Na Idade Média, quem conseguia fazer três refeições poderia ser considerado rico, era uma época de escassez, e quem era gordo sinalizava pertencer a uma alta casta, ligada ao poder e à riqueza, e esse era o padrão de beleza. A gula é o primeiro dos pecados capitais e é a abertura para todos os outros. No campo religioso, a gula está diretamente relacionada com o egoísmo e seria classificada como o desejo de algo desnecessário, apenas pelo prazer. Mas a psicologia e a psiquiatria têm uma concepção diferente desse comportamento.
Não existe um transtorno psiquiátrico da gula. Mas é interessante perceber que a gula está associada ao prazer, ou seja, a pessoa que come pode se exceder porque sente muito prazer e tudo que é prazeroso tende à repetição. Mas o transtorno da compulsão alimentar é uma patologia psiquiátrica em que a pessoa come para aliviar um sofrimento e não para ter prazer. No entanto, após um episódio de compulsão alimentar, a pessoa acaba se sentindo muito pior, com sensação de culpa e vergonha.
Considera-se um transtorno de compulsão alimentar quando existem episódios recorrentes de consumo de grandes quantidades de alimentos num curto espaço de tempo, com sensação de perda de controle. Dessa forma, a pessoa tem uma sensação de que o impulso é mais forte do que ela; depois que começa não consegue mais parar, mesmo que esteja desconfortável fisicamente. Em geral, as pessoas fazem isso escondido e não deixam ninguém da família perceber. Logo, são pessoas que sofrem por muito tempo em silêncio, o que pode acarretar outros problemas Além do risco de obesidade e ganho de peso, também pode causar depressão ou ansiedade. O tratamento mais indicado é a psicoterapia. O acompanhamento psicoterapêutico é essencial para a pessoa entender melhor seus sentimentos, e perceber outras formas de lidar com as emoções, que não seja através de um episódio de comer compulsivo.
Fonte: O Mílite
Diga Sim à Evangelização!!
Festival teve início às 9h e foi repleto de atrações que animaram o público, que antes das 8h começou a chegar ao Santuário Senhor do Bonfim, em Santo André, que acolheu o evento.
Milícia da Imaculada celebra aniversário
As celebrações tiveram início à 0h com a Santa Missa, presidida pelo Guardião Internacional do Carisma da Milícia da Imaculada Frei Sebastião Benito Quaglio, OFM Conv., no Oratório na sede da MI em São Bernardo do Campo.
Mílites de Dourados têm encontro com Frei Sebastião
O encontro teve início com a oração do “Santo Terço pela paz”, em sintonia com o Papa Francisco, que proclamou para o dia 27 de outubro um dia de jejum, oração e penitência, para implorar a paz no mundo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.