Reportagem

A arte do Encontro - CF 2024 - Aplicativo da Pastoral da Criança

Aplicativo gratuito é um instrumento para as famílias. Confira!

Escrito por Cibele Battistini

13 MAR 2024 - 05H25 (Atualizada em 13 MAR 2024 - 09H27)

Arte do Encontro - uma série de entrevistas com agentes de pastorais, voluntários e comunicadores de associações abordando as diferentes categorias dentro do tema "Fraternidade e Amizade Social da Campanha da Fraternidade 2024 - "Vós sois todos irmãos".

Priscila do Rocio Costa - Pedagoga e Assessora da Pastoral da Criança na área de Desenvolvimento Infantil nos fala sobre o aplicativo da Pastoral da Criança.

1 - Em nossa ultima entrevista foram abertas  muitas janelas de informação sobre o trabalho realizado pela Pastoral da Criança. Existe um aplicativo da Pastoral da Criança?

Sim, há um aplicativo, que foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar as famílias no cuidado com seus filhos sobre temas de saúde, nutrição, desenvolvimento infantil e cidadania em seu ambiente familiar e comunitário.

E também para uso dos voluntários da Pastoral da Criança para acompanhar mensalmente famílias de suas comunidades, oferecendo orientações e informações importantes a respeito de cada fase da gestação e idade das crianças até completar seus 6 anos. O nome do aplicativo é Pastoral da Criança + gestante e está disponível gratuitamente na PlayStore.

Ao longo dos anos tem-se notado a crescente necessidade e o interesse da população ao acesso à informação, uma vez que a tecnologia faz parte do cotidiano de todos e é uma praticidade de se ter em mãos variados assuntos. Contudo, uma das preocupações é a qualidade e veracidade das informações disponíveis no mundo virtual. Por isso, tendo como aliado o nosso aplicativo, que desde sua criação preza pela informação segura, com fontes confiáveis, reforçou-se uma metodologia eficiente e eficaz para a disseminação de informações de interesse da família e toda a rede que envolve a primeira infância para a promoção do desenvolvimento integral das crianças desde o ventre materno até os 6 anos de idade, em consonância com a atuação dos líderes voluntários.

O aplicativo da Pastoral da Criança é totalmente gratuito e seu uso é offline, ou seja, uma vez instalado o aplicativo e instalados os seus e-materiais, seu uso é totalmente sem internet. O que também é um diferencial, uma vez que além de oferecer informações tão importantes, com fontes confiáveis, em uma linguagem acessível, não precisa estar conectado à internet para usá-lo. E todos podem baixar, de acordo com o perfil mais adequado: uso particular, profissional de saúde, educação infantil, assistência social, comunicadores, família acompanhada pela Pastoral da Criança, catequese, membros dos encontros de casais, outras pastorais e qualquer um que tenha interesse, pode ter acesso aos conteúdos das e-capacitações e usar o aplicativo na sua atuação do dia a dia.




2 - O que as famílias podem encontrar no aplicativo sobre nutrição?

O acompanhamento nutricional, que é uma ferramenta simples e confiável para verificar como está o crescimento das crianças e essa facilidade está disponível no Aplicativo. Nele é possível fazer a avaliação e acompanhar o estado nutricional de suas crianças, por meio das medidas do peso e da altura. Essa ferramenta foi elaborada com o apoio técnico de pesquisadores da área de nutrição da Universidade de São Paulo (USP), na qual quando se insere os dados de peso e altura da criança, realizada pelo profissional de saúde em uma consulta ou pela Pastoral da Criança por exemplo, o aplicativo de imediato com base nos dados coletados dá um resultado pelo índice de massa corporal (IMC), e na sequência o diagnóstico nutricional e o gráfico de crescimento, de uma forma completa. Então ele já informa se a criança está no padrão, baixo peso, desnutrição, baixa estatura, sobrepeso e obesidade. Dá as orientações necessárias para cada caso, em relação à alimentação adequada para a idade e o resultado apresentado, a necessidade de exercícios físicos, por meio do brincar, e a necessidade das consultas de rotina e quando em casos de alerta, orienta que a família já busque a unidade de saúde para consultar.

Também tem um conteúdo chamado e-Alimentação, que segue como base o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, com recomendações alimentares, baseadas em evidências, que devem ser seguidas pela população, aliada à prática regular de atividades físicas, que são fundamentais para a manutenção da saúde, melhoria da qualidade de vida e prevenção da desnutrição e da obesidade. Tem também orientações e dicas de hortas caseiras, orientações para cozinha e muitas receitas saborosas e nutritivas para se fazer em casa com aproveitamento integral dos alimentos, com os alimentos regionais, então são pães, tortas, sucos, bolos, risotos, saladas, enfim, muitas sugestões excelentes.

3 - Qual o foco e as informações do aplicativo na área de educação, pedagogia e didática?

A Pastoral da Criança busca sempre levar conteúdos e conhecimento que ajudem a salvar vidas para as famílias e comunidades contribuindo assim para que sejam agentes de sua própria transformação e para isso defende, trabalha e atua sempre com o respaldo da ciência, que completa e fortalece a ação evangelizadora, como o apoio e orientações às famílias por meio também de seus materiais educativos. Esses materiais que foram desenvolvidos ao longo destes 40 anos, estão disponíveis em formato eletrônico que chamamos de e-Capacitação.

O aplicativo dá acesso a esses conteúdos sobre: a gestação, pré-natal, parto e pós parto,saúde, aleitamento materno, alimentação, higiene e desenvolvimento infantil em cada faixa etária da criança. Sugestões de brinquedos e brincadeiras, como fazer uma horta caseira e muitas receitas saudáveis e gostosas.
e outros conteúdos importantes e necessários para o bem estar da criança.

Uma facilidade é que também de acordo com a atualização de informações do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, entre outros, de forma prática e rápida atualizamos estes e-materiais que de imediato são disponibilizados ao aplicativo.Sem necessidade de impressão de papéis, é tudo mais prático e sustentável.

Além dos materiais da Pastoral da Criança, tem também os materiais de parceiros, como o do e-Cuidados com o bebê prematuro, que tem como base conteúdo de autoria de professoras da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da USP, em parceria com a Ong Prematuridade.com e outros profissionais, e que recebeu também com a revisão da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras. Estamos para lançar em breve o e-Autismo que foi elaborado pelo Instituto PENSI, que é incorporado na missão da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e, por meio dos programas de ensino e pesquisa em saúde infantil, e que atuam em colaboração contínua com Sabará Hospital Infantil, disponibilizarão no aplicativo Pastoral da Criança + Gestante este importante material com o intuito de compartilhar o conhecimento sobre autismo por meio de conteúdos voltados para as famílias.
Esses e-materiais emitem certificado após a leitura e as avaliações das e-Capacitações, que também podem ser apresentados em faculdades, curriculum profissional entre outros.

4 - Sei que existe uma área dedicada também a educação ambiental relacionada ao lúdico.

O primeiro ponto é no desenvolvimento do aplicativo que foi pensando na praticidade e no meio ambiente. Atendendo também ao convite do Papa Francisco que na sua carta encíclica Laudato Si, para o cuidado com a criação, para uma conversão ecológica global, e a fim de darmos maior coerência ao nosso compromisso de respeito ao meio ambiente, no cuidado com a casa comum. Portanto focando no não uso de materiais impressos, além da economia de papel/árvores, transporte/combustível, além de gerar agilidade e exatidão na comunicação e no acesso à informação de qualidade.

Temos também nosso material de e-Brinquedos e Brincadeiras, que envolve as orientações sobre o desenvolvimento infantil em cada fase de vida, o papel da família e da comunidade para beneficiar o desenvolvimento saudável, e claro, reforça o direito e necessidade do brincar. Então ele tem uma série de sugestões de brincadeiras divertidas, com e sem materiais, brincadeiras tradicionais e de movimento, brincadeiras de corda, bolas, cirandas, enfim.. muitas sugestões legais e acessíveis, e as construções de brinquedos com materiais recicláveis. Isso abre um leque de possibilidades para o imaginário da criança, uma vez que ela aprende que a partir de uma sucata, é possível criar um brinquedo, que ela criou algo, criou o seu próprio brinquedo. Então, por meio disso, conscientizamos as famílias também, que ensinam pelo exemplo e são mediadores dessas brincadeiras que favorecem muito o desenvolvimento da criança. Mostra também que para criança tudo se torna brinquedo, e não necessariamente é preciso comprar um brinquedo, pois com uma caixa, uma garrafa plástica ela vai usar a imaginação, vai explorar, se divertir e aprender.

Além dele, há o e-Alimentação, que orienta sobre a alimentação saudável, e nesta área do lúdico e da sustentabilidade entra também além do preparo das receitas junto com a criança, tem as dicas das hortas caseiras, que podem ser feitas até mesmo em espaços reduzidos, seja no chão ou na parede, na janela, com o uso de materiais recicláveis, que é um incentivo também para a criança, que ajuda a plantar, vai por a mãozinha na terra, terá essa experiência tão importante, e ela vai aprender a cuidar da verdura, da hortaliça, vai regar, vai aprendendo que tem o tempo de esperar e claro, é um incentivo que ela coma estes alimentos saudáveis, uma vez que tem esse contato e essa oportunidade de vivenciar isso.

5 - Outras utilidades e funções do aplicativo

Além desses recursos mencionados, tem os indicadores de gestação de acordo com o período gestacional (saúde, cuidados com alimentação, importância do pré- natal de qualidade, frequência de consultas, exames, vacinas, pontos de atenção. E os indicadores de bebês e crianças até 6 anos de idade (Saúde, nutrição, desenvolvimento infantil, educação e prevenção de acidentes) e a cada indicador ele orienta sobre a importância desses cuidados. Eles surgem de acordo com a idade gestacional ou do bebê e criança.

Um detalhe é de que quando o perfil é de família acompanhada pela Pastoral da Criança ou passa a ser acompanhada, esses dados podem ser compartilhados simultaneamente entre família e voluntário, basta compartilhar o cadastro por meio de um QR code gerado pelo aplicativo. Um app gera e outro faz a leitura.

Se em algum momento na resposta desses indicadores teve uma violação de direitos, por exemplo; não teve atendimento médico na unidade de saúde por falta de profissional; não recebeu medicamento ou nem a primeira dose de antibiótico; não tem vaga nas creches, a Pastoral da Criança é notificada para podermos ajudar essa família a ter seus direitos respeitados e atendidos.

Tem o correio do aplicativo, um canal de comunicação entre os voluntários, as famílias e a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, então pode entrar em contato conosco que vamos responder, orientar de acordo com a necessidade.

Também enviamos por ele nossos temas semanais que tem sempre um especialista entrevistado, e além disso, por ele enviamos mensagens personalizadas, de saúde, nutrição, desenvolvimento infantil, cidadania de acordo com a necessidade, se para a fase gestacional ou idade do bebê e criança. Então ao cadastrar a gestação ou criança já começa a recebê-las.

Este é o compromisso da Pastoral da Criança que, sempre atenta às evidências científicas e amparadas por pesquisadores de referência nas áreas de saúde, nutrição e desenvolvimento infantil, procura levar às famílias as melhores informações e ferramentas para garantir que mais crianças tenham vida e a tenham em abundância, é um o exercício diário da solidariedade, da fraternidade e amizade social e do amor ao próximo, como nos inspira também a Campanha da Fraternidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Cibele Battistini, em Reportagem

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.