Viagem

Os encantos da cidade de Socorro

Localizada no Circuito das Águas Paulistas, a cidade de Socorro - SP é uma mistura de aventura com sossego com opções de diversão para toda a família

Paulo Teixeira

Escrito por Paulo Teixeira

27 MAI 2022 - 00H00

Divulgação

Distante 135 quilômetros da capital paulista, Socorro está a apenas 46 quilômetros de Bragança Paulista. Seus mais de 40 mil habitantes vivem cercados pela exuberante Serra da Mantiqueira, que garante uma estrada encantadora para chegar na cidade.

Socorro é uma Estância Turística Hidromineral, diversas fontes de água pura estão espalhadas pela cidade e há uma grande indústria de bebidas que se estabeleceu na cidade devido a qualidade da água. O Rio do Peixe atravessa a cidade e é habitado por diversos animais silvestres e muitas capivaras que são vistas com tranquilidade sobre as pontes.

Divulgação
Divulgação

A cidade leva esse nome devido a padroeira que é Nossa Senhora do Socorro. As primeiras povoações na região ocorreram no final do século XVIII devido a ação dos Bandeirantes. Contudo a cidade foi fundada em 9 de agosto de 1829 e emancipada em 1883. Atualmente o mês de agosto mantém os festejos da cidade. No dia 9 é comemorada a fundação e no dia 15 a padroeira, de modo que há a grande Festa de Agosto com muitas barracas, shows e alegria.

Socorro recebeu imigrantes italianos no início do século XX. Uma estátua em um dos acessos da cidade imortaliza e homenageia as famílias migrantes que com o trabalho e empenho deram as características atuais da cidade.

Socorro se destaca pelo turismo de aventura e pelo turismo de acessibilidade. Após diversos anos de adaptações e conscientização, os estabelecimentos que recebem turistas, o comércio e as ruas centrais da cidade foram adaptadas para que as pessoas deficientes ou com dificuldades de locomoção possam acessar todos os benefícios do passeio nessa bonita cidade.

Divulgação
Divulgação

Por exemplo, há o Mirante do Cristo que garante uma visão panorâmica da cidade. Para as pessoas que usam cadeira de rodas há uma plataforma hidráulica que garante o acesso ao monumento sem enfrentar os seis metros de escada. Outro exemplo é uma das pontes que cruza o rio do Peixe no centro da cidade e tem as laterais de vidro. Os cadeirantes não precisam se levantar ou abaixar para apreciar o correr das águas. As calçadas são adaptadas, há piso tátil nas principais ruas e a consciência do comerciante ou operador turístico que recebe bem a todos igualmente.

No campo das aventuras a cidade proporciona passeios incríveis. A maior parte acessível também a deficientes. As cachoeiras são um charme incrível, empresas operam passeios incríveis com atividades como tirolesa, rafting, canoagem, rapel e escalada.

Passeios

No centro tem o Palácio das águias que é a antiga prefeitura; a Igreja matriz que é de um bom gosto fantástico; na Praça do Fórum tem um chafariz que refresca crianças e adultos nos dias de calor.

Tem as feiras permanentes de malhas localizadas nos dois portais da cidade. Expõem e vendem produtos de confecções da cidade feitos com muito bom gosto e atenção em cada detalhe. Tem desde roupas de frio, para crianças, animais, alta costura, até esporte. Tem lugares bons de comer nessas feiras, numa tem uma coxinha com massa de mandioca que é incrível, em outra um pastel fantástico. Há opções saborosas por toda a cidade.

Passando pela estrada tem as indicações dos corredores turísticos. Ali tem as empresas que operam os esportes de aventuras e o acesso às belezas naturais.

No corredor turístico do rio do Peixe tem a Gruta do Anjo que é uma antiga mina de quartzo que ficou inundada e garante uma aventura especial. Esse corredor também tem uma pisca para bike e uma calçada para pedestres que garante um ótimo exercício às margens do rio.

No corredor dos Pereiras tem o Pico da Cascavel. Ali muitas pessoas se reúnem para saltar de asa delta ou ver o sol se por. No bairro Santa Rosa fica o acesso ao Parque Pedra da Bela Vista. Um lugar incrível, com uma visão inspiradora e que garante boas horas de relax.

Socorro é uma cidade bem preparada para acolher os visitantes. Há grandes eventos como o carnaval que conta com desfile de blocos, matinês para crianças e shows na praça; o natal também apresenta luzes e diversão para todos. Há outros eventos musicais e festas juninas que garantem bons momentos. Uma característica da cidade é a realização de diversas festas beneficentes em favor de associações do município.

Quando a vida anda muito agitada e corrida e a gente pede socorro, de verdade, dá para ir à help city passar bons momentos.

Escrito por
Paulo Teixeira
Paulo Teixeira

Jornalista formado na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), atua como editor responsável das revistas O Mílite e Jovem Mílite há mais de quatro anos. É autor do livro "A comunicação na América Latina".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Viagem

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.