Por MI Em Viagem Atualizada em 14 OUT 2020 - 16H28

Santuário Nacional de Aparecida

Neste mês em que celebramos a padroeira do Brasil, vamos conhecer detalhes do Santuário para enriquecer as peregrinações com momentos de partilha, conhecimento e lazer




Aparecida, cidade do Vale do Paraíba no interior de São Paulo, tem como principal cartão-postal a Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, inaugurada em 1955. Construída em forma de cruz, toda em tijolo à vista. Foi consagrada pelo Papa João Paulo II em 1980, e foi visitada pelos Papas Bento XVI, em 2007, e Francisco, em 2013.

Para além de seu valor como romaria tradicional que é muito significativa, tem um grande valor de fé pessoal. A peregrinação também é uma nova caminhada de fé com muito conteúdo e conhecimento, no interior da Basílica.

Visita monitorada noturna

Toda a riqueza de informações nos é revelada pelos monitores especializados na visita monitorada noturna, que acontece de segunda a sexta-feira por volta das 19h. Ela tem duração de uma hora e meia, em média. Percorre todo o interior do Santuário, com explicações dos detalhes da arquitetura, de toda a arte sacra, e sua simbologia.

Caminhando pelo Santuário vazio, vemos painéis, vitrais, azulejos e revestimentos que apresentam e explicam o mistério do cristianismo aos visitantes e fiéis. O responsável pela concepção das ideias e da maioria destes trabalhos artísticos foi Claudio Pastro, considerado pelos especialistas um dos mais importantes artistas sacros, falecido em 2016.

Uma coroa para Nossa Senhora

O Santuário Nacional de Aparecida, por ocasião das comemorações dos 300 anos da aparição da imagem no rio Paraíba do Sul, inaugurou uma nova e imponente cúpula. Conhecida como a árvore da vida, a obra está localizada sobre o altar central, a 72 metros do chão. Na visita ao espaço, os devotos podem conhecer de perto todos os seus detalhes e compreender todo o processo de construção e finalização dessa grande coroa do Santuário de Aparecida.

O baldaquino é formado por um conjunto de quatro colunas, que sustenta a cúpula sobre o altar do Santuário Nacional de Aparecida e contém a representação da nossa flora, da nossa fauna e também das etapas da vida humana. No espaço da cúpula também podemos conhecer a exposição dos 300 anos, sobre os principais acontecimentos dessa grande celebração, com cerca de 100 objetos expostos, como por exemplo, os mantos usados durante as visitas jubilares de Nossa Senhora Aparecida aos estados brasileiros; os frascos com terra de todas as capitais; os frascos com a água dos principais rios do Brasil; o selo, as medalhas e o carimbo comemorativos dos 300 anos do encontro da imagem.

A cúpula do Santuário Nacional de Aparecida é uma inspiração maravilhosa que nos leva a refletir sobre a grande diversidade da natureza, da vida humana e do grande valor de toda obra da criação.

Imagem da padroeira do Brasil

Ocorre também nesta visita monitorada noturna uma parada muito significativa em frente à imagem de Nossa Senhora Aparecida, encontrada no rio Paraíba do Sul. Momento de muita paz e meditação em que os peregrinos, num colóquio íntimo e único com nossa Mãe querida, a Mãe Aparecida, entregam a vida a Ela.

Caminho do rosário

Desde 2018, os romeiros, peregrinos e turistas que visitam o Santuário de Aparecida contam com mais uma atração para rezar e passear.

É o Caminho do Rosário, um percurso de cerca de 1.300 metros, que liga a Basílica ao Porto de Itaguaçu, onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada em 1717.

Todo o trajeto margeia o rio Paraíba do Sul e proporciona uma paisagem lindíssima, seja pela natureza da mata ciliar, seja pelos 20 cenários montados ao longo percurso, que retratam os mistérios do Rosário. Tudo é um convite para que o romeiro percorra o trajeto rezando o Rosário ou refletindo sobre a vida de Jesus.

Em cada cena, esculturas em tamanho real feitas pelo escultor paraguaio Blas Servin levam à reflexão. Durante todo o Caminho do Rosário são mais de 100 delas.

Além das esculturas, o caminho conta também com 90 espécies de plantas que são significativas na Bíblia e na flora brasileira como Acácias, Ipês, Jacarandás, Manacás, Tamareiras, Romãs, entre outras. Rezar no Caminho do Rosário é uma experiência inesquecível. O contato direto com a natureza nos ajuda a meditar e nos eleva junto ao Pai da Criação.

São muitos os lugares devocionais em Aparecida, que merecem ser conhecidos. Sempre que vamos temos motivos para voltar. Mas o importante é o que fica nos nossos corações nas nossas visitas e cada vez que retornarmos para os nossos lares podemos testemunhar que estamos renovados e felizes, pois realmente encontramos o amor de Deus na casa de Nossa Senhora Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Viagem

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.