Por Padre José Antonio Boareto Em Formação Atualizada em 22 JUL 2021 - 17H01

A injustiça

Quando pensamos na maldade do mundo e do ser humano chegamos a desanimar



Nosso Deus tem justiça e misericórdia em Seu coração


O mundo infelizmente é injusto, tem muita dor, muito sofrimento, mas é por causa do próprio ser humano
que, ao invés de ouvir a voz do Senhor, que ao invés de procurar viver dentro do desígnio do amor de Deus, se fecha e se escraviza. Como disse Santo Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas: “O pecado é a primeira prisão na qual todos nascemos”. Também o apóstolo São Paulo nos diz em Romanos (7, 15): “Não consigo entender nem mesmo o que eu faço, pois não faço aquilo que eu quero, mas aquilo que mais detesto”. Muitas vezes somos submetidos a certas situações que podem nos obrigar a fazer o contrário daquilo que o Senhor espera que façamos.

No plano de Deus é preciso sempre considerar, como vimos lá no livro do Êxodo (3,7): “Eu vi muito bem a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi o seu clamor contra os seus opressores, conheço o seu sofrimento, por isso desci para libertá-los dos egípcios”. O nosso Deus é um Deus que entra na história e tem no Seu coração justiça e misericórdia. O nosso Deus é um Pai que quer que entre nós haja fraternidade e é por isso que nós não podemos nunca ser coniventes com nenhuma forma de injustiça, ou exploração. Por isso devemos cada vez mais ir aprendendo que a nossa fé não é somente um convite a viver uma experiência individual, pessoal com Deus, mas deve nos levar a um comprometimento social, uma relação com o outro.

Deus enxerga mesmo a realidade. Ele vê a dor, vê o sofrimento, vê a opressão, vê a injustiça. Ele vê o que cada um de nós está fazendo e se compadece, tem misericórdia. Assim também seja a nossa realidade, a nossa maneira de sentir, porque podemos estar vendo tudo e não enxergar nada, porque só se vê bem com os olhos do coração.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Padre José Antonio Boareto, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.