Por Núria Coelho Em A Santa Missa Atualizada em 13 OUT 2021 - 15H41

A lei do amor

As leis que buscam satisfazer interesses não servem para o homem

PixaBay
PixaBay


O missionário Louis Marie (MIPK) presidiu hoje a Santa Missa, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Rm 2,1-11) e o Evangelho de hoje (Lc 11,42-46).

Na sua homilia, comentou que os escribas e os fariseus eram as autoridades no tempo de Jesus. Eles faziam as leis, cobraram as taxas de quem não cumpria e também interpretavam a Palavra de Deus. Fazendo isso, automaticamente recebiam alguns privilégios, por isso não obedeciam às próprias leis.

Cobram dos outros o cumprimento da lei, mas não se importavam com a justiça e o amor. Jesus explicava que eles deveriam ser os primeiros a praticar e respeitar as suas próprias leis, porém deveriam agir com justiça e amor. Jesus mostrava aos fariseus que eles viviam com luxo esquecendo o mais importante a justiça e o amor.

A lei não deveria estar acima do homem; se a lei não serve para o bem do homem, não é uma lei digna de ser obedecida. Uma lei que não ajuda a amar o irmão e a viver em paz, deveria ficar de lado. As leis que buscam satisfazer interesses, não servem para o homem.

A Palavra de Deus não serve se eu a uso somente para a vida das outras pessoas, sendo que eu deveria ser o primeiro a praticar a Boa Nova na minha vida. Não posso pregar o Evangelho lá fora, se o que eu estou dizendo não se aplica na minha vida. É melhor ficar calado.

Por outro lado, deveríamos falar menos e dar mais exemplos práticos, a tal ponto que as pessoas observando as nossas atitudes, o nosso jeito, fiquem tão encantadas que passam a desejar fazer o mesmo. Quando temos uma vida exemplar, comportamentos adequados e sendo felizes, rapidamente as pessoas querem nos imitar.

O Papa Bento XVI, gostava de dizer que: “O encontro com Deus nos leva à missão e não a missão nos leva a um encontro com Deus”. Amém!

Transcrição Marta Romero

Milícia da Imaculada · Santa Missa
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.