Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa

A morte como libertação

Confira na íntegra a homilia do Frei Sebastião desta segunda-feira




Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 10 08 2020

Sempre a Palavra de Deus nos dá luz, motivação e revelação. No Evangelho de hoje, o que Jesus quis dizer com ter que morrer para viver? Sabemos que nem todos os santos tiveram uma morte assim, com um martírio, como o santo de hoje, São Lourenço.

São Francisco, Santo Antônio, São Domingos, esses santos e muitos outros não foram martirizados na morte, mas viveram esse martírio em vida. O que é morrer? A morte da semente é a libertação dela. A vida que ela tem dentro dela, se ela não passar por essa transformação, que poderíamos dizer, dolorosa, ela nunca vai manifestar o que ela é de verdade. Portanto, a morte é sempre nesse sentido: libertar a vida que está dentro de nós.

Qual é o caminho da morte de Jesus Cristo? É o caminho do amor! Aquele que olha para o outro com vontade de fazê-lo viver. Vejam na vida de uma família. Um pai e uma mãe fazem tudo pelos filhos e, de certa forma, enfrentam uma espécie de morte diária, a morte do seu próprio ego para olhar para o outro. Portanto, este morrer significa amar e doar para que o outro tenha a vida. Temos que sempre pensar no tipo de vida que queremos ter e, para isso, temos a necessidade da luz que vem na oração. O Espírito Santo dá o conteúdo desse amor e ele mostra os caminhos. Mostra que neste caminho o mais importante não é procurar nesse amor as realizações pessoais, como se ele fosse um bumerangue, mas, como uma expressão de doação que vai e não espera retorno.

Eu quero realmente amar como Jesus me ensinou, e o Evangelho de hoje, não deve nos espantar. Morrer significa abrir todo o nosso potencial de amor, deixando de lado tudo o que nos impede para a realização desse amor. Repito, rezem! Peçamos ao Espírito Santo que ilumine sempre os nossos pensamentos.

São Maximiliano Kolbe foi um homem capaz de mostrar a todos como fazer isso, ele mesmo que queria descobrir o poder da Imaculada, dizia: “Para entender o mistério da Imaculada, peça de joelhos ao Espírito Santo”. Ele nos mostra o mistério de Maria que foi a primeira a doar a vida e a vida em Jesus Cristo. Maria não morreu na cruz, mas ela morreu com seu Filho na cruz. Ela está sempre ao nosso lado em sintonia perfeita com a nossa vida, se nós quisermos vivê-la como Jesus exige de cada um de nós.

6º Dia da Novena de São Maximiliano Kolbe

“Olha a tua mãe! Mantenha os olhos fixos nela para se tornar como ela, aliás, para se tornar ela hoje, Ela que fala, acolhe, ama.” (SMK 962)... Ela te ensinará a corresponder a Jesus com um amor sem medida pelo amor que Ele demonstrou na Cruz e no Santíssimo Sacramento do Altar.” (SMK 715)

Todos nós da Milícia da Imaculada e todos os batizados somos chamados a formar e a manifestar esse coração missionário.

Missionário significa que devemos responder ao que Jesus disse: “Ide pelo mundo e fazei meus discípulos todos os homens da Terra.” Os apóstolos foram; e São Maximiliano Kolbe assumiu o projeto de Cristo sob a proteção do manto de Nossa Senhora, a Imaculada. Essa obra existe para isso!

Vivamos hoje este dia, com Maximiliano Kolbe, meditando como o nosso coração pode e deve ser cada dia mais missionário. Amém

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.