Por Túlia Savela Em A Santa Missa Atualizada em 30 MAI 2020 - 17H56

A nossa vida é um treino permanente

Ao final da Santa Missa na manhã deste sábado, Frei Sebastião explica os últimos dos sete dons do Espírito Santo: Sabedoria e Fortaleza




Ao celebrar a Santa Missa, na manhã deste sábado, 30 de maio, no Santuário da MI, em São Bernardo do Campo - SP, Frei Sebastião recorda a importância de renovarmos a fé para passarmos pelo nevoeiro que baixou sobre nossas vidas, com a presença do novo coronavírus:

“Vamos celebrar a Eucaristia, esse encontro com Jesus, que não é repetitivo, é sempre novo. Ele dá sentido à nossa vida e com Ele nós podemos olhar através da serração e neblina desses momentos difíceis em que nós, no Brasil, em São Paulo, em todas as cidades do Brasil e no mundo, estamos vivendo. Esta doença chamou à atenção de todos sobre a nossa fragilidade e a necessidade de olhar um pouquinho mais para o céu, e recolocar em dia muitas coisas na nossa vida. sem nos espantar. Olhar para o outro como alguém que merece respeito e, assim, na oração, a gente respira um oxigênio novo, de energia, de força e coragem, para não nos perder e, tampouco, desanimar. Devemos mostrar a todos como caminhar, sobretudo, nesses momentos difíceis. Pedimos a Nossa Senhora que a Mãe da Igreja e nossa, a Esposa do Espírito Santo, a filha predileta do Pai, a Mãe do Verbo Eterno e nossa mãe. Celebremos colocando aqui um pedido muito especial por todos aqueles que foram atingidos pelo vírus, sobretudo, aqueles que estão em momentos dificílimos por causa desta infecção, desta pandemia”.

Acompanhe a explicação sobre os dons da Sabedoria e Fortaleza:

Orações após a comunhão:

Estamos na Vigília de Pentecostes. Eu procurei, durante essa semana, falar um pouquinho sobre o dons do Espírito Santo. Faltam dois. Vou falar um pouquinho rapidamente sobre esses últimos dois, que é a Sabedoria e a Fortaleza.

Nós somos sustentados, iluminados e guiados por eles. O Espírito Santo habita dentro de nós. Paulo fala: “Vocês são templo vivo do Espírito Santo”. Mas quem é o Espírito Santo? É a essência divina. Que é a essência divina? O amor mútuo do Pai para com o Filho e do Filho para com o Pai. São nomenclaturas humanas, que procuram de identificar alguma coisa do mistério: a presença da Santíssima Trindade em nós, onde o Espírito Santo é o amor, a luz, é aquele que atua. Quem que encarnou por obra do Espírito Santo? Isabel conheceu Nossa Senhora por obra do Espírito Santo; os apóstolos conheceram Jesus, finalmente, por obra do Espírito Santo, no cenáculo. Portanto, o Espírito Santo é a Essência Divina que se comunica, e os dons é uma maneira que nós temos para olhar melhor esta realidade.

E temos o dom da Sabedoria. Sabedoria vem de sabor. O que é sabor? As mulheres que cozinham sabem muito bem, os homens também. Para saber se a comida tem sal tem que experimentar. Então, o sabor é perceber, intuir, sabe, distinguir entre o bem e o mal, o que é que é bom. Tem pessoas simples que dão cada conselho... já viu isso?

Quantas vezes a esposa fala para o marido: “Por favor, não vai. Porque não sei”. Não vai, não vai! Melhor não ir. Tem alguma coisa que a gente sente e não sabe de onde. É o Espírito Santo.

Este sabor das coisas de Deus, quando você está ligado... Você já viu uma pessoa que é viciada em alguma coisa? Só sente sabor naquilo... Acaba se anestesiando. Toma cuidado. Deixa o Espírito Santo te mostrar o sabor daquilo que é vida para você, e você terá coragem de rejeitar aquilo que não é. O sabor para Deus, quando você tem esse sabor basta. Os outros sabores não vão nunca superar esse de Deus: do amor, da vontade, da atenção, da dedicação, da generosidade.

E o dom da Fortaleza? Fortaleza se vê de duas maneiras. Fortaleza é aquele dom que se que se pratica para exercer. O que é que o atleta faz? Ele pratica. E praticar parece que não é uma coisa muito gostosa... correr, deixar de comer isso, comer aquilo, levantar cedo e enfrentar dificuldade... ele está se preparando, está treinando. Portanto, a Fortaleza é a capacidade de treinar. E a nossa vida é um treino permanente.

O segundo é competir, para vencer. A partir do momento que você tem as forças, você vai conseguir concretizá-las na tua vida.

Um testemunho meu, pessoal: Não saio de casa antes de pedir o dom do Espírito Santo. Às vezes, você não sabe o que falar, mas parece que, na hora certa, Deus coloca na cabeça, na boca, as palavras certas. Desculpa, mas eu não confio muito naquilo que eu sei. Eu confio muito naquele que o Espírito Santo pode falar através da minha minha boca, do meu gesto, da minha vida, porque nós somos criaturas.

Quem é que pode substituir o sol? O sol faz tudo. Sem sol, não tem vida. Sol é luz, é calor, é alegria. O Espírito Santo te mostra o rosto de Jesus, o rosto do Pai, te revela o rosto do teu irmão, também daquele irmão antipático, também daquela pessoa que te prejudica. Ele te mostra os caminhos, e como ajudar.

Às vezes, uma boa mãe, um bom pai, diz ao filho: “Não. Você não vai lá. Eu não vou te dar isso”, porque ela sabe, ele sabe, o que é isso. É a sabedoria que se manifesta porque ama.

Eu lembro, uma vez, que vi um filme. Nunca esqueça disso. O rapaz estava louco para fumar. O pai não deixava. E, quando viu um amigo, perguntou: “Você tem um cigarro para mim?”. O amigo disse: “Não tenho, mas, se tivesse, eu te daria, porque não me interessa. Teu pai liga para você, eu não estou nem aí”. Entendeu? Isso quer dizer quem ama faz o que é certo para as pessoas. Esse é Espírito Santo!

(Frei pediu os sete dons do Espírito Santo: Santo Temor de Deus, Piedade, Inteligência, Ciência, Conselho, Sabedoria e Fortaleza, rezou a consagração a Nossa Senhora e a Ave-Maria)

O frade convidou os fiéis a acompanhar amanhã a Coroação de Nossa Senhora às 10h30 e 18h (horário de Brasília; 9h30 e 17, em Campo Grande - MS).


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.