O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv.) presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (At 12,24-13,5a) e o Evangelho de hoje (Jo 12,44-50).
Em sua homília, Frei Sebastião destaca que hoje faz 27 anos que estamos trabalhando pela evangelização com a Rádio Imaculada. A primeira leitura nos mostra o dinamismo da evangelização na igreja primitiva. No Evangelho temos o conteúdo da evangelização, esse conteúdo chama-se Jesus Cristo, que nos revela o mistério trinitário de Deus, do qual nós viemos e fazemos parte.
Portanto Cristo revela a vocação da humanidade e o sentido da existência humana, sua origem e sua dinâmica de existência para chegar ao seu destino final, que é a participação da vida divina.
Jesus nos revela tudo isso. Nós conhecemos tudo isso pela encarnação, nós encontramos a criatura que Deus escolheu para isso, a porta que nos abre para a encarnação de Jesus Cristo, Nossa Senhora.
Em nossa obra queremos levar em frente tudo isso, portanto o conteúdo é essencial para nós. Esse conteúdo nos empolga. Por que os apóstolos estavam tão motivados e empolgados, para tornar Cristo conhecido por todos? Porque eles perceberam que existe uma única porta, um único caminho que leva a humanidade à sua realização que é Jesus Cristo!
Não pode demorar, a vida não para; o ontem não volta, estamos em uma dinâmica permanente, em um grande ativismo. A nossa obra surgiu com essa finalidade. Não temos outra preocupação a não ser essa: continuar o conteúdo da pregação apostólica inicial dos primeiros cristãos.
Antigamente Paulo, Pedro e os outros apóstolos tinham que percorrer grandes distâncias para levar a Palavra de Deus. Agora temos que ir mais depressa, temos que utilizar os meios de comunicação. Nós começamos com a Rádio, pois era um jeito de chegar mais rapidamente às pessoas. A evangelização pela rádio era uma coisa inédita.
Lembro das palavras de São João: “Por Ele com ele e para ele tudo foi feito.” O infinito se tornou criança nas mãos de uma mulher que Deus a tornou Sua mãe e a chamou de mãe. Atrás disso tem uma grande lição, a lição da ternura, a lição de um Deus que quer participar da nossa vida, quer chorar conosco, quer caminhar conosco e só quer estar perto de nós.
Um Deus que é o nosso Pai, o nosso sentido e o nosso amor. Quem não conhece o sentido da encarnação dificilmente vai entender Deus. Esse Deus que não está com o livro nas mãos para nos apontar os erros e nos cobrar.
Se alguém quiser saber qual é o nosso carisma é a Consagração à Nossa Senhora, que não é o começo, já é uma aceitação, um mergulho nesse carisma. Por isso meus irmãos e irmãs, vamos lembrar dessa dinâmica de evangelização e estamos com pressa. “Ide pelo mundo e pregai o evangelho a todas as criaturas”. Estamos a mais de 2000 anos e ainda falta muito para evangelizar o mundo inteiro.
A dinâmica da evangelização tem que ser percorrida rapidamente. Esse conteúdo, esse carisma deve ser um fogo que nunca se apaga, ao contrário incendia todos os corações que se aproximam dele. Esse é um caminho humano, um caminho para todos.
Se quiser perguntar para mim, qual é o carisma da Milícia, eu digo que é a ternura de Nossa Senhora, que não exclui ninguém e mantém tudo isso vivo no coração de todos que se aproximam e se consagram a ela.
Mílite, obrigado por estarmos juntos. A vitória não está completa, ainda estamos a caminho, então vamos juntos: temos essa rádio, temos mais rádios, internet, You Tube, Facebook, Instagram. Temos o celular nas mãos tudo isso nos aproxima muito. Sintam-se corresponsáveis nessa missão. Essa rádio viva e verdadeira é você! O mundo espera e precisa de nós! Amém.
Transcrição Marta Romero
Mãe de Deus, Maria!
A Bíblia (cf. Nm 6, 22-27) nos fala de bênção. Nós queremos pedir a bênção de Deus sobre nós neste momento difícil pelo qual passamos com a pandemia da Covid-19. Fazer descer a bênção de Deus sobre nós é fazer descer a salvação, alegria, saúde e a paz. É tudo o que nós queremos. E Deus nos dá a sua bênção: Jesus Seu Filho! Ele nos veio por Maria Sua mãe. Ela é a “porta” pela qual Ele entrou na humanidade.
3º Domingo do Tempo Comum
Mais uma vez nos encontramos para falar de paz e das lutas por liberdade, por justiça e contra todo tipo de opressão. O evangelho de hoje fala exatamente sobre essas coisas. Podemos dizer que Jesus iniciou sua vida pública neste evangelho.
2º Domingo do Tempo Comum
Hoje é domingo, dia de festa, dia do Senhor. Nossa vida poderia realmente ser uma contínua festa, só alegrias, só boas notícias, só melodia e dança. O segredo para que seja sempre assim, Maria já nos revelou naquela festa.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.