A Santa Missa

Jejum como sinal de conversão

Na Santa Missa desta sexta-feira (04), Padre Maximiliano Mota (MIPK) medita sobre a necessidade de jejuar neste tempo de Quaresma

Escrito por Espiritualidade

04 MAR 2022 - 10H51

O Padre Maximiliano Mota (MIPK) presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Is 58,1-9a) e o Evangelho de hoje (Mt 9,14-15).

Em sua homília, Padre Maximiliano destaca que a liturgia da Palavra de hoje nos traz um dos principais temas de conversão que é a prática concreta da renúncia e da penitência que é o jejum.

Nos dias de hoje praticamos a renúncia do jejum de diversas formas. Pode ser por questão de estética ou de saúde. Renunciamos a tantas coisas em vista de conquistarmos outras coisas.

A liturgia de hoje nos fala do jejum como prática concreta da fé, uma renúncia, em vista do nosso encontro com Jesus. No Evangelho as pessoas perguntam sobre essa prática ao mestre e Ele explica que naquele momento eles devem estar alegres, pois Jesus estava ali com eles.

Nós jejuamos não porque o Senhor não está entre nós, mas é o nosso coração que não está repleto de Deus. Nós precisamos nos converter todos os dias e esse jejum se torna sinal concreto do desejo de conversão.

Também é para equilibrar a nossa vida, colocar cada coisa no seu devido lugar, renunciando aquilo que é supérfluo e ficando com aquilo que é essencial, que é viver com Jesus.

O tempo quaresmal, embora seja um tempo de penitência, é um tempo de alegria. No caminho da libertação, do qual o jejum é um sinal, aprendemos a dizer não às coisas que vão se apegando à nossa vida.

Não somos chamados a renunciar somente ao alimento, mas a tudo que nos leva ao pecado, que aos poucos vão se incorporando à nossa vida.

Devemos abraçar o caminho da vida com Jesus Cristo. Esse desapegar faz brotar uma alegria única da presença de Jesus em nosso coração. A liturgia nos faz aprofundar como deve ser o nosso jejum. Não um gesto só para cumprir preceitos e continuar a praticar injustiças, oprimir as pessoas. Jesus quer de nós uma conversão sincera de coração.

De fato, devemos mudar o nosso agir, pois é mais profundo uma mudança de vida para o bem do que renunciar um alimento.

O jejum deve corresponder a nossa vida e fazer de fato uma limpeza. Que esse tempo de conversão e de graça nos faça chegar mais próximos de Jesus, e nos ajude a viver a santidade, nos ajude a viver esse tempo santo.

Transcrição Marta Romero

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.