A Santa Missa

A lógica humana é diferente da lógica de Deus

O Frei Alexandre em sua homilia de hoje, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, comentou a Primeira Leitura (Jr 18m18-20) e o Evangelho (Mt 20,17-28).

Escrito por Espiritualidade

08 MAR 2023 - 11H49 (Atualizada em 08 MAR 2023 - 11H54)

A liturgia de hoje nos fala sobre o caminhar. Na nossa vida vamos ter dificuldades e tribulações. Os obstáculos existem para que sejamos fortes na fé. Exatamente na primeira leitura vemos que o profeta reclama que estão tramando contra ele. Mas ele não perde a sua esperança, ele confia em Deus. Para caminhar nos caminhos de Deus o próprio Jesus nos ensina que é necessário ter coragem para dar passos na nossa vida, entregando tudo a Deus. Nós não podemos ir ao encontro de Deus só por interesse. Devemos nos deixar ser tocados pela vida nova que Deus nos oferece e nos dá oportunidade de sermos cada dia melhores.

Jesus, no Evangelho de hoje convida os discípulos e diz: “Está chegando a hora que o Filho do Homem, será perseguido, será entregue; está chegando a hora que o Filho Homem será maltratado, flagelado, judiado...e por fim crucificado.” Ouvindo isso alguns discípulos, ou melhor a mãe de dois discípulos, Tiago e João, pediu que Jesus, que quando Jesus chegasse na sua Glória, separasse para eles um lugar à esquerda e outro à sua direita, ou seja dois lugares de destaque. Essa mãe quis um lugar bom para seus filhos, como toda mãe, mas o próprio Jesus dá uma invertida no seu pedido. Não dá para pensar assim, parece que ela não estava entendendo nada. Deus Pai nos ensina uma lógica diferente da lógica humana. “Este lugar está reservado para aquele que o meu Pai preparou”, diz Jesus. Somos convidados a sermos pessoas humildes e a caminhar na esperança de um mundo melhor. Devemos deixar que o Espírito Santo penetre em nós para nos transformar em pessoas melhores.

Se caminharmos na lógica do mundo, vamos começar brigar por causa de cargo, função ou prestígio e não é essa a lógica de Deus. Somos convidados a ser sal da terra e luz do mundo que depende do nosso esforço e do nosso caminhar, que se pauta na nossa oração e na nossa misericórdia. Vamos caminhar confiantes na Palavra de Deus.

Amém.

Transcrição Marta Romero

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.