Por Túlia Savela Em A Santa Missa Atualizada em 18 JUN 2020 - 12H57

O Pai-Nosso é um desafio

Frei Sebastião explica a oração do Pai-nosso passo a passo e explica por que desafiamos a Deus quando a rezamos




Na Santa Missa desta quinta-feira, Frei Sebastião Benito Quaglio, OFM Conv., explica a oração do Pai-nosso passo a passo e explica por que desafiamos a Deus quando a rezamos. Confira a seguir a homilia e as orações finais, proferidas no Santuário da MI, em São Bernardo do Campo - SP:

Homilia

Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 18 06 2020

E, assim, Jesus nos ensinou como começar a oração que todos nós já decoramos e que já rezamos muitas vezes. O que é que nós temos que falar sobre isso, a não ser nos abrir a esta oração, que mais que uma oração é A Oração. Isso quer dizer que todas as outras nossas maneiras de rezar tem que refletir o Pai-nosso, somente porque o Pai-Nosso merece realmente uma reflexão muito, muito grande. Só quero acentuar alguns pontos: primeiro como ela começa:

“Pai Nosso”. Então, Deus é nosso pai, portanto, estamos dirigindo o nosso coração a quem? Ao Pai. E ainda lembrar que Jesus não pronuncia a palavra Pai, mas Abá, que é uma palavra carinhosa para pai, é como nós chamamos papai, papa. É uma intimidade muito grande é uma revelação de quem é Deus para nós. Isso é básico.

Já no evangelho de São João, Deus é definido como Amor. Portanto, a primeira palavra é o alicerce da nossa oração. Estamos rezando, olhando, invocando o nosso papai, nosso pai. Isso tudo dá sentido à nossa oração, é um nome que abre o coração da gente.

“Que estais no céu”. O que significa isso? Significa que este papai é dono de tudo, é dono da vida, do universo. Acima dele não tem ninguém. Ele é o absoluto, é o Todo-poderoso. Então, você pode olhar para esse teu Pai, que é o dono de tudo, da vida, e você chama de papai.

“Santificado seja o teu nome.” O que é isso? Sabe o que é santificar o nome de Deus? É realmente honrar. A gente fala “respeito”, mas é o nome de Deus, não tanto o nome como o nosso alfabeto, é a essência de Deus. Santificado quer dizer que nós queremos colocá-lo acima de todos.

“Venha o teu Reino.” É disso que nós precisamos. O Reino de Deus é a vida de Deus que se manifestou em Jesus Cristo, ela é a nossa felicidade. Enfim, o Pai Nosso é a oração em que você mergulha, e você entra num universo maravilhoso.

A primeira parte também se conclui assim: “Seja feita a tua vontade.” Qual é a vontade de Deus? A nossa alegria, a nossa felicidade, é a nossa salvação. mundo.de Ibiara seu filho para quem crer nele por sua vida eterna Deus não veio para o seu não para julgar o mundo mas para que o mundo seja salvo por ele portanto a vontade de Deus é a nossa felicidade. É, por isso, que caminhar nos identificando com a Vontade de Deus, nós nos identificamos com a nossa felicidade.

“Assim na terra como no céu”. O que quer dizer? Totalmente, plenamente.

Ele possui a segunda parte: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje”. O pão é tudo, é o ar que eu respiro, a água que eu bebo, é o alimento, é o trabalho, o relacionamento, a amizade, é tudo. O pão é símbolo daquilo que mantém a vida, entenderam? É muito mais do que o pão de farinha, de trigo. Tem nações do Oriente que nem conheciam o pão... Isso quer dizer que o pão é símbolo da vida, que precisamos alimentá-la, a liberdade, o amor etc.

“Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos.” E Jesus, Ele estica isto, e Ele também explica isso. O que é perdoar? A coisa mais nobre é amar perdoando. Somente quem ama perdoa, sabia? Às vezes, alguém fala: “Olha, está perdoado, mas não apareça nunca mais na minha frente, viu?” Isso é perdão? Talvez, mas o perdão de Deus é diferente, porque nós estamos desafiando Deus. O Pai-Nosso é um desafio, viu? Perdoa como nós perdoamos. Aqui está em jogo a nossa responsabilidade. Sabemos que Deus vai me perdoar como eu sei perdoar. Isso é muito sério. Isso nos faz refletir. É. Por quê? É interessante. Você perdoa sempre? Você já perdoou todos? Ou você passou por cima como uma esponja e “não quero nem pensar”? Olha, isso é o desafio do Pai Nosso. O resto vem, mas este, do perdão, é a nossa resposta: perdoar como Deus perdoa.

E, finalmente, “Livrai-nos do mal”. Irmãos, o Pai-Nosso é a estrutura da oração. Procura entrar dentro, mergulhando nesta oração. Não tenha pressa de rezar. Às vezes, a gente reza depressa, né? É mais difícil rezar um Pai-Nosso bem pesado do que rezar dez de uma vez.

É como quando se anda de carro. Você vê um panorama e você está a 100 por hora, 80 por hora, você vê as coisas assim por cima. Quer ver as coisas melhor? Para o cara, desce, aí, então, você vê tudo, os particulares, o céu. (...) Temos que rezar o Pai-Nosso assim: na serenidade, quase como uma criança que dorme no colo do pai e da mãe. “Papai!”: Sentir-se amado. Com essa palavra, abre-se a confiança. Tudo bem, meus irmãos. Esta oração é demais. Portanto, fica com você agora. Vai lá. Amém.

Orações após a comunhão

Milícia da Imaculada · Orações após a comunhão 18 06 2020


Esses são os momentos que trazem um pouco de tristeza, porque você deveria estar aqui também, pessoalmente, fisicamente, para receber esta hóstia nas tuas mãos, mas ainda não chegou o momento. Portanto, temos que olhar para Jesus com aquele olhar do coração que dá um jeito, que Jesus sabe quebrar a distância e dar um jeito para chegar e marcar uma presença especial no teu coração.

Vamos, juntos, pedir a Jesus que possa acabar, o quanto antes, com esta epidemia que está machucando tanta gente e tirando a vida física de tantas pessoas.

Já falamos que Jesus é a nossa vacina. Sim! Ninguém pode nos atingir lá no coração. Nós podemos que, o quanto antes, essa epidemia possa desaparecer. E vamos pedir força, lembrando da oração do Pai-Nosso. Deus é Pai. “Dai-nos o pão de cada dia.” Portanto, hoje, este pão é a cura, a força; é a saúde e, para tanta gente, irmãos e irmãs, é o alimento físico que está faltando em muitas casas, em muitas famílias, esse alimento material...

Pedimos, Jesus, que você abençoe a todos. Dê, a todos nós, força e coragem para vencermos essa epidemia e ir em frente, e sermos apoio e estímulo a todos os outros que estão confusos, desanimados, para que possam olhar para a frente, com a certeza de que somos conduzidos por Ti.

Virgem Santa, Mãe de Jesus e nossa, tu és nossa mãe. Como em Caná da Galileia, dê um jeito para o milagre, fazei o mesmo agora conosco. Então, em tuas mãos imaculadas, colocamos a nossa confiança:

(Consagração a Nossa Senhora, Ave-Maria e bênção final)

Hoje à noite teremos a abertura oficial da novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde eu comecei meus trabalhos aqui no Brasil.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.