O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv.) presidiu hoje a Santa Missa, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Sb 6,1-11) e o Evangelho de hoje (Lc 17,11-19).
Frei Sebastião destaca que nesta quarta-feira iniciamos a jornada do Sim, por isso vamos meditar em primeiro lugar sobre o que foi dito por Maria. O sim de Deus, do amor, porque se não tiver amor o sim é um fracasso.
Vamos partir do sim de Deus que criou o universo. “Deus amou o mundo a ponto de enviar o seu filho”, foi o sim de Deus e Ele precisava de uma criatura que também estivesse disposta a dizer sim.
O anjo Gabriel trouxe a mensagem para Nossa Senhora, sobre esse projeto de Deus e ela se colocou inteiramente disponível. “Eis aqui a serva do Senhor!”. O sim de Maria levou uma vida toda da concepção até a cruz e a ressurreição. O sim envolve o projeto de Deus na nossa vida.
Nesta obra queremos que o sim de Maria se torne o sim da humanidade. O único que dá ao homem o que ele precisa. Jesus veio ao mundo com a missão de apresentar a salvação à humanidade. Depois escolheu os apóstolos para ir pelo mundo pregar o Evangelho.
O sim de Maria abriu o caminho para o de Jesus, dos apóstolos e de toda uma igreja, que se espalhou pelo mundo, até chegar no sim de São Maximiliano Kolbe que espalhou o seu projeto de “Conquistar o mundo a Cristo sob a proteção da Imaculada”.
Agora é o nosso sim, começo de mim: eu disse sim! Isso também envolveu muitos outros “sins”. O nosso sim nunca deve parar em nós, tem que seguir em frente e contagiar os outros. O objetivo é conquistar o mundo inteiro, por isso que temos que ser iluminados pela luz de Cristo.
Hoje com nosso sim, estamos temos a visibilidade de Maria, eternizando a missão de evangelizar o mundo. Nesses três dias vamos enfatizar que o sim, quando é dado com alegria e com amor, não tem medida, cada um dá o sim do seu jeito.
A pior coisa é desistir, quando alguém desiste, perde-se o equilíbrio e desmorona o mundo. Existem muitos meios para manifestar o sim, que brota do coração, dá amor, dá solidariedade e abre aos outros o caminho da vida eterna. Agora é o meu sim, é o nosso sim!
Transcrição Marta Romero
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.