Por Espiritualidade Em Formação

Alegra-te! O Senhor é contigo

Mulher, você é vida! A exemplo da Mãe do Senhor, toda mulher cristã é chamada a anunciar a alegria de se saber mulher




Alegre-se! Você é mulher ou nasceu de uma mulher! Sua dignidade natural, conferida pelo Criador, de cuidadora e portadora de inúmeras virtudes que propiciam e alimentam a vida física e divina, só aumenta a sua responsabilidade no meio espiritual. Não temas! O Senhor é contigo!

Por isso, convido você a conhecer a Carta Apostólica de São João Paulo II sobre a dignidade e vocação da mulher.

Em 1988, o Papa São João Paulo II divulgou uma carta apostólica sobre a dignidade e a vocação da mulher. Era o encerramento do Ano Mariano e o texto Mulieris Dignitatem foi lido no mundo todo.

Trago aqui algumas considerações, feitas pelos bispos italianos, naquela ocasião, que continuam atuais:

1. A carta apostólica "Mulieris dignitatem" é datada da solenidade da Assunção de Maria Santíssima. É o fim do ano mariano, como a realização de um desejo e uma vontade expressos pelo Santo Padre na encíclica "Redemptoris Mater". Essa circunstância nos lembra a todos que em Maria, a Virgem Mãe de Deus, a dignidade e a vocação das mulheres foram plenamente manifestadas e implementadas. Maria é o arquétipo de todos os seres humanos, homens e mulheres, chamados à comunhão do amor com Deus, em particular ela é o arquétipo da mulher porque viveu a comunhão do amor com Deus de uma forma adequada e exclusiva para a mulher: a união entre mãe e filho.

2. Os problemas levantados pela nossa chamada "questão feminina" são múltiplos e sérios: problemas psicológicos, econômicos, sociais, legais, políticos; acima de tudo cultural, porque as profundas e rápidas transformações de nosso mundo tiveram um impacto particular sobre a "imagem" da mulher. Daí a difícil busca de uma redefinição dos papéis e tarefas da mulher, ou melhor, de sua própria identidade.

A carta do papa conhece essas mudanças e esses problemas e pretende oferecer uma contribuição de esclarecimento e solução. Para isso, desce às raízes e delineia os elementos permanentes, essenciais e indispensáveis ​​da dignidade e vocação das mulheres. Devemos começar com isso, se queremos dar uma resposta verdadeira e eficaz às dificuldades e expectativas das mulheres no mundo de hoje.

3.- Portanto, somos convidados a uma meditação, que nos introduz a contemplar o plano eterno de Deus sobre as mulheres, plenamente revelado em Jesus, o Filho de Deus "nascido da mulher".

É o desígnio do Criador, que "no princípio" cria o homem à imagem e semelhança de Deus, e o cria homem e mulher. Deus os quer como pessoas iguais e chama os dois à comunhão do amor através de doações mútuas. O que acontece no casamento torna-se, assim, a raiz e o paradigma das relações interpessoais entre homens e mulheres na coexistência social mais ampla.

Mas já "no começo" o pecado deforma o sentido da relação entre homem e mulher: igualdade, comunhão e doação são ameaçadas e arruinadas pela desigualdade, oposição, dominação e posse: "para o seu marido será seu instinto, mas ele te dominará "(Gênesis 3:16). As várias discriminações às quais a mulher foi e ainda está sujeita a encontrar sua fonte mais profunda de explicação no pecado de suas origens e nos pecados subseqüentes.

Essas são discriminações que precisam ser superadas. Isso é possível, isso se torna realidade através da salvação dada por Cristo. Já no começo esta salvação é prometida e a vitória sobre o mal e o maligno reserva um lugar específico para a "mulher" e sua raça. A mulher, embora vítima do mal, é chamada a incorporar a oposição mais radical a ela: "Eu porei inimizade entre você e a mulher" (Gênesis 3:15).

4. A meditação do Papa atinge o seu pico, considerando a palavra e o comportamento de Jesus em relação à mulher: em Cristo o plano de Deus para a mulher é definitivamente revelado e dele a humanidade redimida recebe a força para vivê-la em todas as suas precisa.

A atitude de Jesus em relação às mulheres é completamente livre dos condicionamentos típicos de seu tempo. Embora rejeite categoricamente a discriminação imposta às mulheres, manifesta a "novidade" do Evangelho em exaltar a verdadeira dignidade das mulheres e a vocação correspondente a essa dignidade. Ele a coloca de lado dos mistérios do Reino, a recebe de seguida, faz dela a primeira anunciadora da Ressurreição.

A atitude de Jesus constitui a norma e a fonte da atitude da comunidade cristã em todas as épocas.

5. A perspectiva teológica da carta do Santo Padre ajuda a compreender em profundidade também os aspectos humanos da dignidade e vocação das mulheres. Central e decisiva é a afirmação da dignidade pessoal da mulher e, ao mesmo tempo, o valor de sua feminilidade. Como pessoa e como mulher, ela é chamada a realizar-se em comunhão com o outro e no presente sincero de si mesma. Assim, podemos apreender o significado eminentemente personalista de duas dimensões fundamentais da vocação de vida da mulher, maternidade e virgindade, e entender sua complementaridade, mesmo dentro da mesma pessoa: à semelhança de Maria, a Virgem Mãe.

6. A verdade sobre as mulheres, sua dignidade e sua vocação recebe um aprofundamento particular na Carta aos Efésios, que apresenta o "grande mistério" do amor de Cristo: é o amor de Cristo, o Noivo, em relação à Igreja, sua Noiva.

Não apenas os cônjuges cristãos se amam como Cristo ama sua Igreja e, assim, produzem "submissão mútua com medo de Cristo" (cf. Ef 5,21). Todos os seres humanos são chamados a ser a "noiva" de Cristo: assim, a fêmea se torna um símbolo de todo o "humano".

7. A relação de amor entre Cristo e a Igreja se abre para a compreensão do "mistério" da Igreja, no qual a unidade da vida e da missão se expressa na variedade de funções. A Igreja é um povo sacerdotal em todos os seus membros, que participa do único sacerdócio de Cristo: o sacerdócio ministerial se coloca a serviço desse sacerdócio comum ou real.

Cristo, em absoluta liberdade e sem condicionamento histórico, escolheu apenas os homens como apóstolos, confiando-lhes o mandato de celebrar a Eucaristia e perdoar pecados. Ao longo de sua história, a Igreja está ciente de que ela também deve aderir à vontade de seu Senhor neste ponto. É uma vontade que se torna compreensível à luz do "grande mistério": a "verdade" da Eucaristia, como memorial e re-atualização do sacrifício redentor, isto é, do dom de amor de Cristo, o Noivo em relação à Igreja da Noiva, encontra sua expressão " transparente e unívoco "quando" o serviço sacramental da Eucaristia, no qual o sacerdote atua "in persona Christi", é realizado pelo homem ".

Mas a diversidade de funções não afeta a igual dignidade que pertence ao homem e à mulher por natureza e por graça; não compromete a unidade da vida e da missão da Igreja. Afinal, toda função da Igreja é ordenada à santidade, com a qual a Igreja Noiva responde ao amor de Cristo, e na hierarquia da santidade o Conselho recordou que precisamente a "mulher", Maria de Nazaré, ocupa o lugar mais alto e é uma "figura" da igreja.

8. Na sociedade, não menos que na Igreja, a mulher é chamada a viver sua dignidade e sua vocação, que são colocadas acima de tudo na ordem do amor. Alei, como pessoa e em sua feminilidade, Deus confia de maneira especial todo ser humano e tudo o que é essencialmente humano. O crescimento da consciência dessa missão feminina e sua atual importância decisiva é urgente: em uma sociedade e cultura em que o desenvolvimento técnico-científico é freqüentemente unilateral e distorcido, o risco que corremos é o desaparecimento gradual da sensibilidade para com os outros. pessoa humana. A esse respeito, o futuro da humanidade passa pelas mulheres.

9. Ao expressar profunda gratidão ao Santo Padre por este novo presente de seu Magistério, fazemos um convite triplo.

A primeira é para as mulheres, interlocutoras diretas da carta do Papa. Convidamos você a ler e meditar no documento: estamos confiantes de que será capaz de enriquecer bastante a experiência de sua dignidade e vocação, iluminando-a com as intenções da mulher tem Deus, o Criador e Redentor. Precisamente essas intenções, que estão na origem das aspirações mais ocultas do coração da mulher, tornar-se-ão motivo de confiança e apoio no cumprimento de sua missão na sociedade e na Igreja.

O segundo convite é para os homens, chamados desde o "começo" para encontrar outro "eu" nas mulheres, na humanidade comum. O alegre grito de Adam encontrando uma irmã e uma esposa na mulher deve continuar a ressoar na história. Mas isso é possível se o homem tomar consciência das responsabilidades que lhe pertencem, não apenas em rejeitar a discriminação inadmissível, mas também em aceitar e promover os dons e as tarefas próprias da mulher. O enriquecimento humano de ambos está em jogo.

O terceiro convite é dirigido a toda a comunidade cristã do nosso país. Ela recebe do Magistério da Igreja o primeiro documento que trata de maneira ampla e orgânica dos fundamentos teológicos e antropológicos da dignidade e vocação das mulheres. A comunidade cristã fica assim em dívida com toda a sociedade: se a "questão feminina" deve interessar a todos e, para sua solução, todos são chamados a dar sua contribuição, os crentes devem viver seu interesse e fazer sua própria contribuição, comprometendo-se a garantir que a "novidade do evangelho" seja uma resposta completa à espera homens e mulheres, encontra no mundo atual um espaço novo e mais amplo, para o bem de todos.

Roma, 30 de setembro de 1988.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.