Por Espiritualidade Em Formação Atualizada em 21 OUT 2020 - 16H33

Amar-se a si mesmo e aos irmãos

Se não amamos a nós mesmos e aos irmãos que vemos, como amar a Deus que não vemos?


Amar-se a si mesmo e aos irmãos


Por Carlos Biancolini

Sexta-feira da Terceira Semana da Quaresma | Evangelho segundo Marcos 12,28b-34

Naquele tempo, 28b um escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29 Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30 Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31 O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. 32 O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33 Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34 Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

Reflexão: O Antigo Testamento nos fornece 10 mandamentos para que possamos viver e conviver bem em nossa passagem terrena. Jesus simplifica com apenas dois, mas que muitas vezes são muito difíceis de serem cumpridos: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Ora, dizer que amamos a Deus parece fácil, mas será isso verdadeiro? É impossível viver este mandamento isoladamente, pois se não amamos a nós mesmos e aos irmãos que vemos, como amar a Deus que não vemos?

Devemos ter os irmãos como o próprio Deus em nosso meio. Como gostaríamos de tratá-lo? Se todos assim pensassem, certamente teríamos um mundo melhor. Nesta reflexão, vale ressaltar que amar ao próximo como a ti mesmo nos remete à necessidade de nos amarmos, nos reconhecermos importantes, filhos e filhas de Deus e que, mesmo com problemas e limitações, somos únicos e essenciais. Em tempos em que a depressão, a baixa autoestima, e a solidão assolam muitas pessoas, é importante ressaltar isso. Ame-se, ame ao próximo e assim ficará mais simples e natural amar a Deus! “Ama! Isto é tudo!”, nos ensinou São Maximiliano Kolbe.

Oração: Senhor Jesus, ajudai-nos a seguir seu exemplo de amor em gestos e palavras. Que possamos agradecer diariamente ao dom da vida, ao que temos e somos e, assim, amando a nós mesmos e, entendendo nossas limitações, possamos compartilhar o amor com os irmãos e irmãs. Que o amor a Ti se faça presente não apenas em orações particulares, mas em gestos de serviço, compaixão e amor ao próximo. Maria, puro amor, ajudai-nos nesta caminhada!

Propósito: Fazer exame de consciência de pontos que você não gosta em si mesmo e que podem deixar você se sentindo mal. Lembre-se, independentemente dos problemas e das limitações, você é amado(a) por Deus! Além disso, procure ajudar alguma instituição ou pessoa que necessite, seja com atenção, carinho ou algo material (alimento, roupas, itens de higiene).

Seja Mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.