Temos as cartas de Paulo, são 13 escritos que carregam a sua assinatura.
Formação

NOVO TESTAMENTO | Cartas

Temos as cartas de Paulo, são 13 escritos que carregam a sua assinatura.

Paulo Teixeira

Escrito por Paulo Teixeira

03 AGO 2018 - 13H38 (Atualizada em 18 JAN 2021 - 15H44)

Divulgação

Os Evangelhos abrem o Novo Testamento, mas  outra área  importante para o estudo e aprofundamento é a das Cartas. Temos as cartas de Paulo, são 13 escritos que carregam a sua assinatura. Destas, 7 cartas foram compostas por ele: Romanos, 1ª e 2ª Coríntios, Gálatas, 1ª Tessalonicences, Filipenses e Filêmon. As outras são de tradição paulina e podemos creditá-las a seus discípulos que fielmente desenvolveram o pensamento de Paulo. Todas as cartas são inspiradas, ou seja, têm origem divina. 

Divulgação
Divulgação

Paulo teve seu primeiro encontro pessoal com Jesus na estrada para Damasco: “Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” (At 9,4). A partir desse acontecimento misterioso, tudo mudaria. Mas aquilo que liga mais profudamente Paulo a Jesus é a comunidade dos primeiros cristãos, comunidade que já tinha iniciado verbalmente a difusão do Evangelho. Por isso, Paulo transmite nas cartas às suas comunidades aquilo que ele já tinha recebido da Igreja: “Transmiti-vos em primeiro lugar aquilo que eu mesmo recebi” (1Cor 15,3). Por outro lado, ele não se limita a uma transmissão mecânica, mas sob a ação do Espírito Santo ele repensa, reinterpreta de modo criativo o Evangelho nas situações concretas de cada comunidade. Fundamentalmente, Paulo desenvolve a visão cristã da história, uma história do encontro entre Deus e o homem. Tudo acontece na manifestação da Graça Divina em Jesus Cristo, que invade a humanidade pecadora para salvá-la. Os que aderem a essa proposta se tornam filhos adotivos de Deus no Filho Jesus.

As outras cartas são uma série de sete escritos atribuídos a vários apóstolos: Tiago, Pedro (duas cartas), João (três cartas) e Judas. Tradicionalmente essas cartas são chamadas de cartas católicas, ou seja, universais, pois carregam uma mensagem destinada a toda Igreja e não apenas a uma comuidade. A expressão “Deus é amor”, em 1 João 4,7ss, foi o que tornou famosa esta primeira carta do discípulo amado. Mas não faltam pontos importantes e interessantes nas outras cartas.

Os outros escritos são o livro dos Atos dos Apóstolos, que trata da vida missionária da Igreja nos seus primeiros passos; é um escrito que carrega a assinatura do evangelista Lucas. Fala do Evangelho anunciado por Pedro; reserva uma atenção especial às viagens missionárias de Paulo, e com isso busca evidenciar as palavras de Jesus e a ação do Espírito Santo que sustenta a história da Igreja e sua ação missionária. Temos por último o livro do Apocalipse, que conclui a Bíblia. É uma obra atribuída ao evangelista João; carregada de muitos símbolos gloriosos e terríveis, que ele transmite com linguagem apocalíptica, mas é uma mensagem de confiança dirigida especialmente à Igreja que sofria perseguições. Apresenta a dominação do maus sobre os bons, mas a meta da comunidade é a libertação e a glória.

Escrito por
Paulo Teixeira
Paulo Teixeira

Jornalista formado na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), atua como editor responsável das revistas O Mílite e Jovem Mílite há mais de quatro anos. É autor do livro "A comunicação na América Latina".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Paulo Teixeira, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.