Por Túlia Savela Em Formação Atualizada em 21 OUT 2020 - 17H08

Confiança e ação

Na festa da Trindade Divina, os textos de São Paulo e São João nos ensinam como viver e cultivar a paz, em nós e nos ambientes em que vivemos

Diocese de Santo André/ABC Litúrgico
Diocese de Santo André/ABC Litúrgico


Trechos das leituras da Liturgia de hoje que me tocaram:

"... conforme o Senhor lhe havia mandado." Ex 34,4b

"Deus misericordioso e clemente, paciente, rico e fiel." Ex 34,6

"Peço-te: caminha conosco; embora este seja um povo cabeça dura, perdoa as nossas culpas e nossos pecados, e acolhe-nos como propriedade tua." Ex 34,8

"Sede bendito nome santo e glorioso." Dn 3

"Alegrai-vos. Trabalhai no vosso aperfeiçoamento e encorajai-vos, cultivai a concórdia e vivei em paz. E o Deus do amor e da paz estará convosco." 2Cor 13,11

"A graça de Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês." 2Cor 13,12

"Deus não enviou o seu filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele." Jo 3,17

"Quem não crê está condenado porque não acreditou no nome do filho unigênito." Jo 3,18

Reflexão

Qual é o nome do Filho Unigênito de Deus? Jesus quer dizer Deus salva; Emanuel é Deus conosco.

A festa de hoje, do mistério da Trindade Divina - Pai e Filho e Espírito Santo, Deus Uno e Trino - é a festa do Amor, amor genuíno. A fonte do amor - Pai -, o exercício do amor - Filho -, e a soberania do amor que tudo penetra - Espírito Santo - e está presente em tudo que o Pai criou e redimiu.

Quem está condenado, conforme o Evangelho de hoje? Aquele que não acreditou no nome de Jesus. Ou seja, aquele que não acreditou que Deus salva e que Ele está conosco, Ele é. Assim só se condena quem negou o amor de Deus revelado no Filho, na Sua morte e ressurreição.

Perde-se somente aquele que, por decisão sua, não quer acolher o Filho, revelado pelo Pai, pela ação do Santo Espírito. E que, por consequência, não deseja pertencer a Deus, não quer adentrar em tal mistério tão envolvente e eterno e, por isso, ignora ou nega a realidade do Deus-Salvador, Caminho, Verdade e Vida, fonte de toda paz.

São Paulo nos ensina como viver em paz: no amor do Pai, na graça do Cristo e na comunhão do Espírito Santo. A ordem é diferente na Escritura, porque sem o Filho não se conhece o Pai realmente. E o Pai e o Filho são consubstanciais, um não vem antes do outro porque Deus não se insere no tempo, Ele é eterno.

Viver em paz, na paz do Senhor, é possível a partir de algo tão, tão simples que muitos não creem talvez por ser justamente muito simples, e, assim, perdem a chance de serem felizes e viver em paz.

Basta invocar, e não precisa ser nem com a voz e nem com os lábios, é suficiente mover o pensamento e o desejo do coração aí dentro mesmo, pois o Senhor habita você, assim como todo filho e toda filha dele.

Já terá o efeito necessário, você se dirigir a Deus e dizer, como Moisés:

Oração

Caminha comigo, caminha conosco, Senhor. Eu tenho, nós temos, a cabeça-dura, mas perdoa as nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade Tua!

Virgem Imaculada, guarda-nos sob teu manto, Mãe, e leva-nos sempre com teu Jesus. Amém.

Propósito

Encontrar os obstáculos que me impedem de ser propriedade de Jesus e Maria e, humildemente, pedir a Deus a graça de mudar, ao mesmo tempo em que me empenho em mudar, sem pressão ou ameaça, com amor e misericórdia, com confiança e ação. 

Se você ainda não conhece os passos para fazer a leitura orante da Bíblia e mergulhar em você mesmo para encontrar-se com Jesus, fica aqui um roteiro para viver essa experiência de fé e amor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.