Lendo o Evangelho

Esperar pela vinda do Senhor

“Vigiai, porque não sabeis em que dia vem o Senhor” (Mt 24,32)

Frei Aloísio, Ministro Provincial

Escrito por Frei Aloísio Oliveira

27 NOV 2022 - 00H00

O dia e a hora do fim do mundo nem o Filho sabe, mas somente o Pai (cf. Mt 24,36). Como participante da história humana, Jesus compartilha a sua condição limitada e provisória como todos os que vieram antes d’Ele (cf. Mt 21,37-39). Somente como Filho do Homem glorioso será Senhor da história e protagonista do Juízo Final.

“O dia e a hora” ninguém sabe e nada adiantaria sabê-lo. O importante mesmo é a sensibilidade espiritual, expressa, aqui, em termos de vigilância. Com efeito, Noé advertia seus contemporâneos sobre a proximidade do fim, mas ninguém lhe dava crédito (cf. Mt 24,37-39). A geração do dilúvio foi condenada, portanto, não por sua imoralidade, da qual se pode converter, mas pela sua superficialidade espiritual que impede a conversão. A sensibilidade espiritual, cultivada na atitude de vigilância, permite perceber o juízo de Deus, que se manifesta de improviso na simplicidade do cotidiano, como é ilustrado pelos dois homens e as duas mulheres imersos nos afazeres diários (cf. Mt 24,40).

O grande perigo para o ser humano de todos os tempos é tornar-se de tal forma alienado e insensível a ponto de não mais perceber a dimensão profunda de sua existência que se perfaz na rotina de seus afazeres diários. É somente na vida cotidiana que desabrocha e cresce a plena comunhão com Jesus Cristo, Filho de Deus que, encarnando-se, partilhou da nossa condição humana. Portanto, nosso encontro definitivo com Ele, como Senhor e juiz da história, não pode ser esperado com data e hora marcados em base a cálculos humanos, em geral, muito estranhos. Essa atitude não condiz com a fé do discípulo.

A fé do cristão o leva a adotar uma postura de vigilante espera de modo que, inserido na rotina cotidiana, procura viver em tudo a comunhão com Cristo à semelhança do Apóstolo que diz: “Já não sou eu que vivo. É Cristo que está vivendo em mim” (Gl 2,20). Com esse engajamento, o cristão vive inserido no cotidiano à espera do encontro definitivo com Cristo sem preocupar-se com “o dia e a hora”. Ele entende que o mais importante e decisivo é ocupar-se de viver, em cada momento, o “Amor de Cristo no meio de nós”. Assim, quando o Senhor vier em hora incerta, prevalecerá a certeza do feliz encontro com Ele (cf. Mt 25,10).

Fonte: O Mílite

Escrito por
Frei Aloísio, Ministro Provincial
Frei Aloísio Oliveira

É Ministro Provincial da Província São Francisco de Assis dos Frades Menores Conventuais e especialista em Sagrada Escritura.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Lendo o Evangelho

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.