Formação

Mistérios Luminosos - A Instituição da Eucaristia

Reze e contemple com a devoção mariana

Escrito por Espiritualidade

04 JUL 2018 - 15H51 (Atualizada em 27 AGO 2021 - 10H28)

Leitor 1. Queridos irmãos e irmãs, nos reunimos para meditar e refletir o mistério da luz, “a instituição da Eucaristia, na qual Cristo se faz alimento com o Seu Corpo e o Seu Sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando “até ao extremo” o Seu amor pela humanidade (Jo 13,1), por cuja salvação se oferecerá em sacrifício” (RVM 21).


Todos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

L2. Proclamação do Evangelho segundo Mateus 14,22-25

L3. Jesus se fez nosso pão para ficar entre nós. O pão que é fruto da terra e do trabalho humano; um alimento simples, que não nos cansa ainda que o comamos todos os dias, que sacia nossa vida e nutre nosso ser. O pão é o resultado de muitas mãos que o fazem chegar à nossa mesa: os que preparam a terra, os que semeiam o trigo, os que o colhem, os que trabalham nos moinhos para transformá-lo em farinha, os que com suas mãos amassam e cozinham; pão nascido do esforço de muitos e com destino de comunidade, porque o mesmo pão que se partilha e se reparte é aquele que se multiplica.

L4. Jesus, nosso Senhor, escolheu fazer-se pão para ser alimento da humanidade; quis permanecer conosco. É um Deus próximo que, com Seu corpo e Seu sangue, sob as espécies do pão e do vinho, permanece acompanhando-nos na forma sacramental. Um Deus próximo que se fez Verbo e, com a Sua Palavra na Bíblia, também está ao nosso lado. Um Deus próximo que prometeu que, quando dois ou mais estivéssemos reunidos em Seu nome, Ele ia se tornar presente deixando, assim, Sua luz entre nós para sempre.

L1. Maria, construída sobre a graça, mestra na arte de contemplar Jesus, assomou-se ao mistério do amor abrindo de par em par o seu coração à Palavra, nos convidando a fazer o que Ele nos disser. No seu seio virginal, aberto para acolher a encarnação de Deus, se faz altar de oferta, mesa para todos. Seu Fiat abriu as portas para o Mistério, e seu Magnificat é sua Eucaristia, é resposta agradecida a tanta graça, pois quando entoou este canto a Deus levava o Filho no seu ventre. Sua pobreza é fonte de alegria, o pão e o vinho: simples sinais de amor que germinam a vida nova para todos. Um mundo do avesso que anuncia toda Eucaristia: os poderosos derrubados junto com seus tronos e os humildes convocados a participar e partilhar da grande festa.

L2. Que Maria nos ajude a ter a suas atitudes eucarísticas de pobreza e docilidade, diante de tantas tentações que o mundo de hoje nos oferece e que muitas vezes corremos o risco de viver. Que Ela prepare a mesa onde nos alimentamos e nutrimos do verdadeiro pão da vida, ajudando-nos a ser solidários com todos e partilhando o que temos e possuímos com imensa alegria.

T. 1 Pai-Nosso e 10 Ave-Marias.

L3. Maria, mulher eucarística!

T. Rogai por nós

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.