Por Diego Lima Em Formação Atualizada em 25 MAR 2021 - 14H24

Os dons de Maria na Anunciação

Um dos momentos mais marcantes da história da nossa fé é, liturgicamente, celebrado no mês de março




Em Nazaré, uma jovem simples de nome Maria, noiva de José, recebeu a visita de um anjo enviado por Deus. Este anjo teve a importante missão de anunciar que Ela fora a escolhida para dar à luz o Filho de Deus. Neste episódio Maria dá o "sim" ao projeto salvífico do Senhor. Palavra simples, de apenas três letras, mas que mudou toda a história para sempre.

Para começo de prosa, vamos voltar cerca de sete séculos antes de Cristo, para as palavras do Profeta Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará 'Deus Conosco'" (Is 7,14). Essa profecia é cheia de esperança! Ela anuncia a vinda de nosso Salvador.

E eis que a palavra se cumpre com a voz do mensageiro divino, que ressoa na cidade de Nazaré. Ao entrar onde se encontrava Maria, o anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo". O evangelista nos conta que a jovem se perturbou ao receber esta saudação do anjo, e, desde então, somos apresentados a um dom de Maria: o silêncio. Maria meditava em seu coração essas palavras e pensava no que significaria esta saudação (Cf. Lc 1).

Vejamos a continuação deste diálogo que permitiu que a porta de Cristo no mundo fosse aberta diante dos olhos da jovem Virgem Maria: "O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim" (Lc 1, 30-33).

Conseguimos ver a humildade e a grandeza da Virgem Maria. Além disso, somos apresentados a mais um dom de Nossa Senhora: a inteligência. Apesar do conhecimento das Sagradas Escrituras e das profecias referentes ao nascimento do Verbo de Deus, Maria questiona o anjo: "Como acontecerá isso, se não conheço homem algum?". E o anjo respondeu: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus" (Lc 1, 34s).

Maria dá a resposta ao anjo. Uma resposta de confiança no Senhor e em Seus planos: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua palavra" (Lc 1, 38). O escritor Aloísio Parreiras nos aprofunda no significado desta resposta: "Ela não se limitou a apenas dar permissão. Ela fez muito mais. Ela depositou toda a sua vida, toda a sua alma e todo o seu coração na plena adesão à vontade de Deus. O sim de Maria é o sim mais generoso e determinante da nova história, pois, com esse sim, começou para todos nós um futuro de luz, de reconciliação, de encontros e de paz. Com esse sim, Maria acolheu o próprio Deus em seu seio bendito, santo e imaculado".

Você notou alguma semelhança entre a saudação do Anjo Gabriel e alguma oração que estamos acostumados a rezar? Isso mesmo! A primeira parte da Ave-Maria, oração mariana mais conhecida no mundo, é literalmente tirada deste trecho do Evangelho de São Lucas, somada à saudação de Isabel quando Maria chega em sua casa: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!" (Lc 1,42). Mas, no começo, esta oração era usada somente na liturgia e só por volta do século XIII tornou-se oração popular.

A oração como conhecemos é resultado de muitos anos e um longo processo. Somente no século XV foi acrescentada a segunda parte da Ave-Maria: "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte. Amém”.

Convido você a meditar sobre a Anunciação a Nossa Senhora e como esse diálogo mudou a nossa vida e todo o mundo! Do mesmo modo, vamos pedir à Virgem Maria os dons necessários para compreendermos melhor e permitir que a vontade de Deus seja feita em nossas vidas. Que possamos dizer ao Senhor o nosso sim diário à missão que Ele nos apresenta. Um forte abraço, até a próxima!

Escrito por
Diego Lima
Diego Lima

Jornalista e consagrado a Nossa Senhora pelo método de São Maximiliano Kolbe, Diego escreve para a revista Jovem Mílite.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.