Em Nazaré, uma jovem simples de nome Maria, noiva de José, recebeu a visita de um anjo enviado por Deus. Este anjo teve a importante missão de anunciar que Ela fora a escolhida para dar à luz o Filho de Deus. Neste episódio Maria dá o "sim" ao projeto salvífico do Senhor. Palavra simples, de apenas três letras, mas que mudou toda a história para sempre.
Para começo de prosa, vamos voltar cerca de sete séculos antes de Cristo, para as palavras do Profeta Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará 'Deus Conosco'" (Is 7,14). Essa profecia é cheia de esperança! Ela anuncia a vinda de nosso Salvador.
E eis que a palavra se cumpre com a voz do mensageiro divino, que ressoa na cidade de Nazaré. Ao entrar onde se encontrava Maria, o anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo". O evangelista nos conta que a jovem se perturbou ao receber esta saudação do anjo, e, desde então, somos apresentados a um dom de Maria: o silêncio. Maria meditava em seu coração essas palavras e pensava no que significaria esta saudação (Cf. Lc 1).
Vejamos a continuação deste diálogo que permitiu que a porta de Cristo no mundo fosse aberta diante dos olhos da jovem Virgem Maria: "O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim" (Lc 1, 30-33).
Conseguimos ver a humildade e a grandeza da Virgem Maria. Além disso, somos apresentados a mais um dom de Nossa Senhora: a inteligência. Apesar do conhecimento das Sagradas Escrituras e das profecias referentes ao nascimento do Verbo de Deus, Maria questiona o anjo: "Como acontecerá isso, se não conheço homem algum?". E o anjo respondeu: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus" (Lc 1, 34s).
Maria dá a resposta ao anjo. Uma resposta de confiança no Senhor e em Seus planos: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua palavra" (Lc 1, 38). O escritor Aloísio Parreiras nos aprofunda no significado desta resposta: "Ela não se limitou a apenas dar permissão. Ela fez muito mais. Ela depositou toda a sua vida, toda a sua alma e todo o seu coração na plena adesão à vontade de Deus. O sim de Maria é o sim mais generoso e determinante da nova história, pois, com esse sim, começou para todos nós um futuro de luz, de reconciliação, de encontros e de paz. Com esse sim, Maria acolheu o próprio Deus em seu seio bendito, santo e imaculado".
Você notou alguma semelhança entre a saudação do Anjo Gabriel e alguma oração que estamos acostumados a rezar? Isso mesmo! A primeira parte da Ave-Maria, oração mariana mais conhecida no mundo, é literalmente tirada deste trecho do Evangelho de São Lucas, somada à saudação de Isabel quando Maria chega em sua casa: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!" (Lc 1,42). Mas, no começo, esta oração era usada somente na liturgia e só por volta do século XIII tornou-se oração popular.
A oração como conhecemos é resultado de muitos anos e um longo processo. Somente no século XV foi acrescentada a segunda parte da Ave-Maria: "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte. Amém”.
Convido você a meditar sobre a Anunciação a Nossa Senhora e como esse diálogo mudou a nossa vida e todo o mundo! Do mesmo modo, vamos pedir à Virgem Maria os dons necessários para compreendermos melhor e permitir que a vontade de Deus seja feita em nossas vidas. Que possamos dizer ao Senhor o nosso sim diário à missão que Ele nos apresenta. Um forte abraço, até a próxima!
Devoção da Medalha Milagrosa: entrega e confiança
A Medalha Milagrosa é a principal identidade da Milícia da Imaculada, graças a São Maximiliano Kolbe. As histórias de graças e conversões alcançadas são inúmeras através dos anos. Porém, você sabe como tudo isso começou? Acesse e venha descobrir com a gente!
Santo Antônio: mais que casamenteiro
Neste mês celebramos os santos mais populares da Igreja: São João, São Pedro, São Paulo e Santo Antônio, sendo este último o mais conhecido. Por conta de sua fama de casamenteiro, os fiéis, se esquecem de ele, ainda em vida, praticou milagres e converteu muitas pessoas. Acesse e venha conhecer essa linda história com a gente!
Santo Antônio: santo da hora certa
Junho é o mês de um santo incrível que leva o título de “Casamenteiro” e nós sempre deixamos de lado sua história de vida, que virá bem a calhar nesse momento. Já sabem de quem estou falando, né? É isso mesmo! Nosso maravilhoso Santo Antônio!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.