Por Túlia Savela Em Formação Atualizada em 21 OUT 2020 - 16H55

Sede perfeitos no amor

A Palavra de Deus é exigente mas é também nela que encontramos a motivação e as razões para não nos acomodarmos em nossas misérias. Nascemos para a abundância, felicidade e paz

www.rawpixel.com
www.rawpixel.com
A força criativa é o amor!


Trechos das leituras da Liturgia de hoje importantes

Quando Acab ouviu estas palavras, rasgou as vestes, pôs um cilício sobre a pele e jejuou. Dormia envolto num pano de penitência e andava abatido. Então a palavra do Senhor foi dirigida a Elias, o tesbita, nestes termos: “Viste como Acab se humilhou diante de mim? Já que ele assim procedeu, não o castigarei durante a sua vida, mas nos dias de seu filho enviarei a desgraça sobre a sua família”. 1Rs 21,27-29

Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, e pratiquei o que é mau aos vossos olhos! Salmo 50

Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. Mt 5,44-45

Reflexão

Treinar a mente e o coração para amar os que não nos amam ou que não facilitam aquilo que queremos exige dedicação e humildade para recomeçar sempre.

Ser agradável e verdadeiro com quem nos apraz é natural, mas somos chamados a nos abrir ao sobrenatural. E o domínio de si é algo que se aprende vendo os exemplos das pessoas, mas, na falta de exemplos, quando não conhecemos alguém que vive assim, ou que não transparece a sua luta interna, temos Jesus e Maria para nos ensinar com maestria.

Daí a necessidade de chamar o auxílio do Espírito de Deus, desde o primeiro minuto ao acordar, para que Ele dê em nós o fruto da continência. O que é isso? É aprender a se conter a si mesmo, ou seja, não ceder a desejos egoístas como o do rei Acab, ontem, quando, para ter a vinha que queria, mandou matar o seu proprietário e roubou tal local. Hoje Elias o adverte e ele acolhe a repreensão.

Outra vantagem da continência é aprender a receber um golpe, às vezes, de alguém que você não esperava, e saber assimilá-lo sem se contaminar com a ira.

Para ser misericordioso como o Pai conheço apenas a via da oração e do exercício do jejum. Uma boa reflexão diária antes de dormir também ajuda a rever as boas e más ações do dia, inevitáveis para nós que somos imperfeitos. Para se animar a mudar, contempla o grande amor de Deus por você e acolhe o pedido de Jesus: "Sede misericordiosos como Eu sou".

Oração

Mãe Imaculada, como a Jesus acolhestes a cada queda no chão, acolhe meu coração arrependido. "Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente". Foi contra o Pai que eu pequei, e pratiquei o que é mau a Seus olhos!

Propósito

Antes de me deitar avaliar as minhas ações e comportamentos deste dia com o desejo de criar maneiras de evitar ou superar mais rapidamente essas quedas.

Se você ainda não conhece os passos para fazer a leitura orante da Bíblia e mergulhar em você mesmo para encontrar-se com Jesus, fica aqui um roteiro para viver essa experiência de fé e amor.

Leia MaisCaminha dois com eleSomos um povo sacerdotalPermanece fielViver por causa de JesusReceba em sua casa a Revista Jovem Mílite: veja como é fácil aqui! Para conhecer a edição de junho, clique aqui.

Clique a seguir para uma doação on-line.

Comente abaixo: qual a frase da liturgia que mais tocou seu coração hoje?  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.