Formação

O que significa "Caridade"?

"Fé, esperança e caridade", este é o trio teologal que devemos ter e levar ao próximo. O que significa caridade para você?

clara-marques

Escrito por Clara Marques

21 OUT 2022 - 00H00 (Atualizada em 30 MAI 2023 - 10H05)

Milícia da Imaculada

Ao procurarmos o significado da palavra “caridade” no Google, nos deparamos com o resultado: “virtude teologal que conduz ao amor a Deus e ao nosso semelhante.”

É um significado forte, não? Pois podemos deduzir que o ato em si é bem mais forte do que as palavras.

Além da caridade, temos mais duas virtudes teologais: esperança e fé. Ao praticar o ato da caridade, estamos oferecendo as outras duas para quem está recebendo a fraternidade.

Mas como saber se estou sendo uma pessoa caridosa?

No dia a dia, quando nos relacionamos com Deus, com Cristo, com Nossa Senhora e com nossa espiritualidade, temos que ampliar a visão que existem pessoas menos afortunadas que nós, que estão abandonados, doentes. Dedicar parte do seu tempo para auxiliar estas pessoas edifica o amor com Deus, e o amor que Nosso Pai tem conosco.

Pequenos gestos podem ser feitos, desde que feitos com muito amor. É o que nos ensina Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira Universal das Missões Católicas. O ideal do ato caridoso é você abrir mão de um bem (seja financeiro, material ou alimentício) sem esperar nada em troca.

E é importante ressaltar a importância das pequenas atitudes que podem ser realizadas na rotina, pois qualificam como missões cristãs (não devemos nos esquecer do trio teologal!). Sendo assim, pode-se dizer que ao aplicar a caridade na rotina, pessoas ao seu redor — conhecidas ou não — podem se inspirar com suas atitudes e repeti-las. Já parou para pensar em quantas pessoas se converteram a Deus ao presenciarem ou serem agraciadas com um ato de caridade?

É uma pergunta interessante, pois a sociedade tende a repetir padrões de comportamento, para em seguida terem curiosidade quanto a origem do mesmo. Sendo assim, as pessoas podem acabar conhecendo sobre o cristianismo através do ato de caridade, mesmo que não tenha sido ela a beneficiada.

A Caridade de São Maximiliano

São Maximiliano Kolbe foi um homem devoto à Nossa Senhora, e que em vida deixou um grande legado de fé: a Milícia da Imaculada. A Obra tem como missão conquistar corações através da Imaculada e acalentar aqueles que mais precisam.

O padroeiro da Obra subiu ao Reino dos Céus ao praticar um ato de caridade, poupando a vida de um pai de família da câmara de gás do Campo de Concentração.

É possível ler e saber mais sobre santos que inspiram a caridade, mas o principal está na Palavra de Deus:

“Ora, o fim do mandamento é a caridade de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.” 1 Timóteo 1:5


Escrito por
clara-marques
Clara Marques

Leitora voraz, formada em Marketing Digital pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) e estudante de Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP), Clara faz parte do time de Marketing Digital MI e é responsável por escrever diversos textos que vão para o site e redes sociais da Obra.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.