A cela do amor sempre aberta
Nossa Senhora

A beleza do amor

Reflexão sobre São Maximiliano Kolbe

Paulo Teixeira

Escrito por Paulo Teixeira

13 JUN 2019 - 14H22 (Atualizada em 13 JAN 2021 - 16H55)




Por Missionárias da Imaculada-Padre Kolbe
Comunidade de Harmeze, na Polônia

“Toda manhã, quando renovo minha consagração à Imaculada, fico sempre impressionada com a expressão ‘Para que resplandeça em mim a beleza de Cristo’. Eu não acho que sou uma bela pessoa, mas me consola a certeza de que com a mão na mão de Maria, a toda bela, em mim também pode haver um reflexo de sua beleza” (Daniela).  

Deus nos criou lindos, maravilhosos porque Ele nos fez à Sua imagem e semelhança, que é Beleza infinita. O amor de Deus desenha a beleza em nós. O salmo 45 elogia a beleza do rei: “És o mais belo dos filhos dos homens, a graça escorre dos teus lábios”. Jesus é o mais belo dos filhos dos homens. O amor de Cristo pelas pessoas o coroava com uma beleza resplandecente como vemos na Transfiguração; os discípulos ficam extasiados ao ver o rosto de Jesus tão lindo, a ponto de exclamar: “Que bom estar aqui”. No entanto, o mais belo dos filhos dos homens se deixa desfigurar na Cruz: “Não tinha beleza nem esplendor que pudesse atrair o nosso olhar, nem formosura capaz de nos deleitar” (Is 53,2). 

Exatamente assim nos mostra a verdadeira beleza, aquela do Amor que é disponibilidade a sofrer por amor, que chega ao dom de si pela salvação da humanidade. Esta é a beleza que nos faz belos e que todos nós podemos ter. Reflexo do amor de Cristo é a Virgem Maria, a “toda bela”, como a Igreja canta e a invoca no dia da Imaculada. No Angelus do dia 8 de dezembro de 2013, o Papa Francisco convidou os fiéis a fixar o olhar na beleza de Nossa Senhora, a toda a bela, que, durante toda a sua vida, correspondeu ao olhar de amor de Deus. “O mistério desta jovem de Nazaré, que está no coração de Deus, não nos é alheio. Ela não está lá e nós estamos aqui. Não, estamos unidos. De fato, Deus pousa o seu olhar de amor sobre cada homem e mulher! Com nome e sobrenome. Seu olhar de amor está sobre cada um dos nós”.

Toda criatura, portanto, exatamente porque é amada, pode mostrar a face de Deus. Mesmo o ancião, o enfermo e o sofredor tem sua beleza. Uma beleza espiritual que emana da presença e do amor de Deus em nós. É significativo o testemunho do prisioneiro Borgowiec sobre a descoberta do corpo de Kolbe, depois que o ácido fênico lhe tinha sido injetado na cela: “Os outros corpos, nus e sujos, estavam deitados no chão com rostos mostrando sinais de sofrimento. Padre Kolbe estava sentado, ereto, encostado na parede. Seu corpo não estava sujo como os outros, mas limpo e luminoso. A cabeça estava levemente inclinada para um lado. Seus olhos estavam abertos. Seu rosto estava puro e sereno, radiante” (PATRICIA TREECE. Maximiliano Kolbe, pg. 223). São Maximiliano Kolbe nos assegura que, consagrando-nos a Maria, a vitória do amor é possível , ou melhor, que é certa.

A Cela do Amor está sempre aberta 

Entregue a São Maximiliano Kolbe os seus desejos, sonhos e esperanças. As missionárias recordarão todos os dias o seu pedido de oração e no dia 14 de cada mês, memória do martírio dele, a levarão à cela no campo de Auschwitz, onde ele deu a vida no lugar de outro homem, pedindo para você a luminosa intercessão dele. Escreva para: celakolbe@kolbemission.org

Escrito por
Paulo Teixeira
Paulo Teixeira

Jornalista formado na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), atua como editor responsável das revistas O Mílite e Jovem Mílite há mais de quatro anos. É autor do livro "A comunicação na América Latina".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Nossa Senhora

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.