Na América Latina, a devoção a Maria foi muito bem acolhida. Apesar do caráter de conquista que acompanhou a evangelização, a presença mariana encontrou um terreno fértil entre os índios. As religiões indígenas pré-colombianas adoravam a deusa-mãe Pacha Mama, a terra virgem que nunca é manchada. Seja a Pacha Mama na América do Sul que a Tonantzin dos Astecas, apresentam o aspecto materno.
Padre João Haroldo, numa acurada pesquisa sobre a presença de Maria na América Latina antes e depois do Concílio Vaticano II, revela como a figura de Maria marcou a vida e a devoção de todos os povos do novo mundo conquistado por espanhóis e portugueses. “No ano 1515, o grande monarca da cristandade, Carlos V, ordenou que se colocasse em todos os templos da América, cruzeiros e imagens de Nossa Senhora... e onde os índios trabalhavam, se ainda não houvesse uma capela, fosse criado um espaço sagrado, em que se ouvisse de manhã e de noite o louvor da Virgem Senhora pelo canto e a oração”.
A devoção mariana que chegou até nós entrou na vida dos nossos povos. Depois de uma resistência inicial à conquista, quando os índios estraçalhavam os estandartes dos missionários com a “conquistadora”, Nossa Senhora assumiu um lugar especial. Pela sua solicitude materna, Ela faz parte da nossa vida e o mês de maio foi consagrado a Ela. É um espetáculo belíssimo de fé e de amor oferecido a Nossa Senhora, são homenagens carregadas de amor filial, que sobem do coração dos fiéis nas formas mais simples. As orações, os louvores e as festas de coroação da Virgem Maria ao longo do mês de maio, em altares coloridos com flores e luzes, crianças vestidas de anjos homenageando Nossa Senhora, colocando a palma, o rosário e uma coroa de rosas em sua imagem são características tradicionais.
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