“Maria é a Virgem em escuta que acolhe a Palavra de Deus com fé” (Marialis Cultus 37).
Por Padre Luigi Faccenda, franciscano menor conventual
“Maria é a Virgem em escuta que acolhe a Palavra de Deus com fé” (Marialis Cultus 37). São Maximiliano Kolbe, contemplando-a profundamente e seguindo-lhe o exemplo, foi o homem que se colocou em escuta no lugar que lhe era assegurado no plano divino da salvação, e apenas o conheceu não hesitou em segui-lo, tornando-se religioso, para trabalhar sem descanso em benefício dos irmãos: apóstolo, missionário, teólogo, e sempre à vanguarda no uso dos mass-media, especialmente da imprensa.
Foi o homem que escutou a voz e o exemplo da sua família; que se laureou em filosofia e em teologia; que escutou as inspirações que lhe vinham do íntimo, da primeira visão das duas coroas, a branca e a vermelha, ao impulso generoso que lhe disse: vai morrer no lugar daquele pai de família.
Assim encontramos escrito nas suas anotações de meditação ou dos Exercícios espirituais: “Leitura espiritual: a doutrina de Cristo se eleva acima da doutrina dos santos. Escuta em paz e não ponha dúvida em praticar o ensinamento apresentado na Sagrada Escritura (durante a leitura do Evangelho, no refeitório, durante o divino ofício, durante a leitura espiritual...)” (Escrito de São Maximiliano Kolbe 964).
“A palavra que desce do coração converte. Ela provem da reflexão espiritual, da oração meditativa. Não suspender nunca a meditação. Quando não podiam fazê-la de dia, os santos meditavam durante a noite e por isto converteram tantas pessoas. Faça preceder à meditação uma humilde oração. Desenvolve-a com serenidade, sem esforço intelectual”(EK 965).
A santidade de Mônica e Agostinho
Nos dias 27 e 28 de agosto celebramos a memória de Santa Mônica e Santo Agostinho. Ambos eram mãe e filho, Santa Marta foi capaz de transformar a vida vazia do filho no caminho da fé cristã; tanto que Santo Agostinho mais tarde ficou conhecido como o Doutor da Igreja. Venha conhecer essa linda história de mãe e filho!
O testemunho da fé de São Maximiliano Maria Kolbe
A Igreja celebra neste dia 14 a memória do santo fundador da Mi, São Maximiliano Maria Kolbe. Ele deu a própria vida para salvar a de um pai de família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, a atitude de padroeiro dos nossos difíceis tempos está além de seu amor pelo próximo. Acesse e venha meditar com a gente!
Maria: ideal de São Maximiliano Kolbe
Entender a Imaculada como acesso a Santíssima Trindade. Foi esse pensamento que São Maximiliano Kolbe colocou no centro de sua espiritualidade e na MI. Entender que Nossa Senhora é o sim que todos devemos dar para o projeto de Deus em nossas vidas. Acesse e medite com a gente sobre essa meta de vida de Kolbe e a herança que ele deixou para a MI!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.