Por Espiritualidade Em Perfume de Francisco

O Testamento de São Francisco

Sem dúvida, estamos diante do documento mais significativo da Vida de Francisco e de toda a Vida Franciscana. Nele, Francisco recorda, reescreve e reafirma para si e para todos os demais irmãos, a vertente originária de sua vocação e missão.

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Na vida espiritual de nossa gente a presença de são Francisco de Assis é sempre muito viva e significativa. Para alimento desta espiritualidade bebemos da fonte de sua herança deixada a nós, através de seus dois Testamentos.

Dois são, propriamente, os Testamento de São Francisco: O Testamento feito em Sena e o denominado simplesmente de Testamento. O Testamento feito em Sena, também chamado de Pequeno Testamento, foi escrito entre abril e maio de 1226. Segundo a Legenda Perusina, os companheiros de Francisco, julgando que ele estivesse para morrer, exclamavam: pai, o que será de nós? Abençoa-nos, assim como a todos os outros Irmãos. Além disso, deixa-nos as tuas últimas vontades (Lp 17). Em resposta a este pedido, Francisco dita às pressas a frei Bento o resumo de toda a sua vida e da vida de todos os irmãos, presentes e futuros.

O outro Testamento, bem mais longo que o primeiro, foi escrito poucas semanas antes da morte de São Francisco, nele, o santo pai enumera os passos mais marcantes da graça de sua conversão.

Os Testamentos de São Francisco são, portando, a herança espiritual que ele deixou a nós, seus filhos. É a essência que perfaz a vida de todos os franciscanos, o resumo ao qual todos somos tidos, tomados e possuídos. É a raiz da qual nos vem a seiva da experiência evangélica de Francisco, a fonte originária de onde, sempre de novo, verte a Vida franciscana de cada um de nós e de toda a Ordem em todos os tempos.

Os Testamentos de São Francisco, tornam-se assim, a concreção mais apurada e mais consumada da Regra e da Vida franciscana.

No Testamento de Sena essa concreção vem resumida em três frases: que os Irmãos se amem mutuamente; sejam fiéis à Igreja; e observem fidelidade à Senhora santa pobreza.

A respeito do grande Testamento, Francisco mesmo assim se expressa: E não digam os Irmãos: Esta é outra regra! Pois, esta é a recordação, a admoestação, a exortação e o meu testamento, que eu, frei Francisco pequenino, faço a vós, meus Irmãos benditos para que mais catolicamente observemos a rega que prometemos ao Senhor (Test 34).


1 O Senhor assim deu a mim, Frei Francisco, começar a fazer penitência: porque, como estava em pecados, parecia-me por demais amargo ver os leprosos. 2 E o próprio Senhor me levou para o meio deles, e fiz misericórdia com eles. 3 E afastando-me deles, aquilo que me parecia amargo converteu-se para mim em doçura da alma e do corpo; e depois parei um pouco e saí do século. 4 E o Senhor me deu tal fé nas igrejas, que assim simplesmente orava e dizia: 5 Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, também em todas as tuas igrejas, que estão em todo o mundo, e te bendizemos, porque por tua santa cruz remiste o mundo. 6 Depois o Senhor me deu e dá tanta fé nos sacerdotes, que vivem segundo a forma da santa Igreja Romana, por causa de sua ordem, que, se me fizerem perseguição, quero recorrer a eles mesmos. 7 E se tivesse tanta sabedoria, quanta teve Salomão, e encontrasse sacerdotes pobrezinhos deste século, nas paróquias onde moram não quero pregar além da sua vontade. 8 E a eles e todos os outros quero temer, amar e honrar como a meus senhores. 9 E não quero considerar pecado neles, porque enxergo neles o Filho de Deus, e são meus senhores.

10 E o faço por isto: porque nada vejo corporalmente neste século do mesmo Filho de Deus, senão o santíssimo Corpo e o seu santíssimo Sangue, que eles recebem e só eles administram aos outros. 11 E esses santíssimos mistérios sobre todas as coisas quero que sejam honrados, venerados e colocados em lugares preciosos. 12 Os santíssimos nomes e suas palavras escritas, onde quer que os encontre em lugares ilícitos, quero recolher e rogo que sejam recolhidos e colocados em lugar honroso.

13 Também a todos os teólogos e aos que nos administram as santíssimas palavras divinas devemos honrar e venerar como a quem nos administra espírito e vida. 14 E depois que o Senhor me deu frades, ninguém me ensinava o que deveria fazer, mas o próprio Altíssimo me revelou que deveria viver segundo a forma do santo Evangelho. 15 E eu o fiz escrever em poucas palavras e simplesmente, e o senhor papa confirmou para mim. 16 E os que vinham tomar a vida davam aos pobres tudo que podiam ter, e estavam contentes com uma única túnica, remendada por dentro e por fora, com o cíngulo e as bragas. 17 E não queríamos ter mais. 18 Os clérigos dizíamos o Ofício segundo os outros clérigos, os leigos diziam: Pai-nosso; e ficávamos nas igrejas muito de boa vontade. 19 E éramos iletrados e súditos de todos. 20 E eu trabalhava com minhas mãos, e quero firmemente que todos os outros frades trabalhem em trabalho que convém à decência. 21 Os que não sabem, aprendam, não pela cobiça de receber o preço do trabalho mas pelo exemplo e para repelir a ociosidade. 22 E quando não nos derem o preço do trabalho, recorramos à mesa do Senhor, pedindo esmola de porta em porta. 23 Uma saudação me revelou o Senhor, que disséssemos: O Senhor te dê a paz 24 Cuidem os frades que de nenhum modo recebam as igrejas, habitações pobrezinhas e tudo que para eles se constrói, se não forem como convém à santa pobreza, que na Regra prometemos, sempre aí se hospedando como forasteiros e peregrinos 25 Mando firmemente por obediência a todos os frades que, onde quer que estejam, não se atrevam a pedir letra alguma na Cúria Romana, por si ou por pessoa intermediária, nem para alguma igreja ou algum outro lugar, nem por aparência de pregação nem por perseguição de seus corpos; 26 mas onde quer que não forem recebidos, fujam para outra terra, para fazer penitência com a bênção de Deus.

27 E firmemente quero obedecer ao ministro geral desta fraternidade e ao outro guardião que lhe aprouver dar-me. 28 E de tal modo quero estar preso em suas mãos que não possa ir ou fazer mais do que a obediência e a sua vontade, porque é meu senhor. 29 E embora seja simples e enfermo, contudo sempre quero ter um clérigo que me faça o ofício como está contido na Regra. 30 E todos os outros frades tenham que obedecer assim aos seus guardiães e a fazer o ofício segundo a Regra. 31 E os que se descobrisse que não fazem o ofício segundo a Regra, e quisessem variar de outro modo, ou não fossem católicos, todos os frades, onde quer que estejam, sejam por obediência obrigados a, onde quer que encontrem algum desses, apresentá-lo ao custódio mais próximo desse lugar onde o tiverem encontrado. 32 E o custódio seja firmemente obrigado por obediência a guardá-lo fortemente, como um homem em prisão de dia e de noite, de modo que não possa ser arrancado de suas mãos, até que em sua própria pessoa o apresente nas mãos de seu ministro. 33 E o ministro firmemente esteja obrigado, por obediência a enviá-lo por meio de tais frades, que o guardem de dia e de noite como homem em prisão, até que o apresentem diante do senhor de Óstia, que é o senhor, protetor e corretor de toda a fraternidade.

34 E não digam os frades: "Esta é outra Regra", porque esta é uma recordação, admoestação, exortação e meu testamento, que eu, Frei Francisco, pequenino, faço a vós, meus irmãos benditos, para isto: para que mais catolicamente observemos a Regra que prometemos ao Senhor. 35 E o ministro geral e todos os outros ministros sejam obrigados por obediência a não acrescentar ou diminuir nestas palavras. 36 E tenham sempre este escrito consigo junto da Regra 37 E em todos os capítulos que fazem, quando leem a regra, leiam também estas palavras. 38 E a todos os meus frades, clérigos e leigos, mando firmemente por obediência que não ponham glosas na regra em nestas palavras, dizendo: "Assim devem entender-se". 39 Mas assim como o Senhor me deu de dizer e escrever simples e puramente a regra e estas palavras, assim simplesmente e sem glosa as entendais e com santas obras as guardeis até o fim.

40 E todo aquele que observar estas coisas, no céu seja repleto da bênção do altíssimo Pai e na terra seja repleto da bênção do seu dileto Filho com o santíssimo Espírito Paráclito e todas as virtudes do céu e todos os santos. 41 E eu, Frei Francisco, pequenino servo vosso, tanto quanto posso vos confirmo por dentro e por fora esta santíssima bênção.

Fonte: irfranciscanas.org.br

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