Perfume de Francisco

São Francisco sabia que a paciência vale mais do que a arrogância

"Se cada um de nós acreditássemos um pouco mais em todo o potencial que Deus nos deu, o mundo seria um lugar muito melhor, bem mais desenvolvido e, principalmente, justo" Anônimo.

Rodrigo

Escrito por Rodrigo Vasconcellos

27 MAI 2021 - 11H20 (Atualizada em 29 SET 2023 - 14H34)

Andraz Lazic

Ninguém se torna santo antes de nascer como humano. E quando somos humanos temos a chance de experimentar as coisas boas e coisas ruins, e assim, a colheita sempre será aprendizado.

São Francisco de Assis no começo de sua vida religiosa, permitiu que o medo dos julgamentos e a covardia invadissem seus pensamentos, então, se retirou para um local onde ninguém poderia lhe encontrar. Passou vários dias sozinho refletindo sobre suas ações.

 Entretanto, “pressuroso e alegre, levanta-se de golpe, arma-se com o escudo da fé e da coragem, indispensáveis nas batalhas do Senhor, e encaminha-se para a cidade... Os que o conheciam, ao vê-lo reaparecer e ao confrontar o seu estado presente com o anterior, deram de insultá-lo, de lhe chamar de doido, de lhe atirar com pedras e lama”.¹

Quantas vezes estamos confiantes em um projeto ou decisão e nos deixamos abater por opiniões alheias, insultos e críticas severas? Muitas vezes de pessoas que não conhecem a nossa história? Mas você acredita que está errado e que isto só acontece contigo? Claro que não!

Se até mesmo Francisco, que viria a ser santo, se isolou para refletir e depois se teve a sabedoria de recusar as opiniões alheias... Se Jesus, o Filho de Deus, passou por aprovações por diversos momentos, inclusive quando o Seu povo decidiu soltar Barrabás e não Ele.... Quem somos nós, então, para sermos amado e aceitos por todos?

Devemos parar de dar atenção para as críticas negativas e aprender a focar nas positivas, usando-as como degraus para evoluir espiritualmente.

Uma das coisas mais importantes que aprendi ao longo da vida foi que a inveja, as críticas, os insultos, as brigas, as discussões, os xingamentos, todos os sentimentos ruins, são como presentes. As pessoas esbravejam e te mandam energias negativas, mas se você não aceita, não revida e não luta contra esses sentimentos ruins, tudo isso continuará com a pessoa.

Isto me ajudou a encarar a vida de uma forma muito mais leve, como uma pena, e te aconselho tentar fazer isto da próxima vez que alguém te insultar. 

E assim foi: “a paciência vale mais do que a arrogância, Francisco não deixou se abater nem alterar pelos insultos, antes agradeceu ao Senhor tais provações”.

“Em vão é o homem reto perseguido pelo malvado, pois quanto mais combatido for, maior será a vitória da sua fortaleza. A humilhação, disse alguém, torna mais audaz o coração generoso”.

¹O livro utilizado como base: A Vida de São Francisco de Assis – São Tomás de Celano

Escrito por
Rodrigo
Rodrigo Vasconcellos

Formado em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Rodrigo Vasconcellos, de 31 anos, nasceu em Santo André e atualmente mora na cidade de Atibaia. Estudante do catolicismo, nascido e criado em paróquia Franciscana, hoje ele busca viver intensamente seus dias refletindo a espiritualidade e vida de São Francisco de Assis. Sua frase preferida é: "A simplicidade não está nas coisas, mas em você"

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Perfume de Francisco

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.